segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pão Rústico

Esta receita de pão rústico fácil é para ser feita na máquina de fazer pão com a farinha pré-preparada da Nacional: Farinha Nacional Pão Rústico.



Ingredientes:
500g de farinha Nacional Pão Rústico
350ml de água

Preparação:
Retire a cuba (recipiente) da máquina de fazer pão.
Insira a água na cuba da máquina de fazer pão e de seguida junte a farinha.
Programar a máquina para utilizar o programa normal, cor média e tamanho de 750g.
Quando a máquina acabar de cozer o pão, retire a pá de mistura do interior do pão e deixe arrefecer durante meia hora, ao fim da qual o pão estará pronto a ser cortado.

9 comentários:

  1. tenho um MFP Tefal XXL e ja por duas vezes tentei fazer o pao rustico da nacional, e das duas vezes não cresceu! abateu e ficou com massa super pesada e contrada... há algum truque? eu usei a água tépida (morna) e o programa para pao basico (programa 1). Fiz algo errado?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá
    se o pão chega a crescer e depois abate, experimente diminuir a quantidade de água. Nos primeiros pacotes eles recomendavam 350ml de água e nos pacotes seguintes diminuiram para cerca de 320ml de água.
    Se o pão nem chega a crescer, e se o pacote de farinha é novo, deve reclamar com a Nacional.
    Eles recomendam que quando se abre um pacote de farinha, se deve utilizar a farinha no prazo de 15 dias, porque senão o fermento perde a acção.
    Espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  3. já por duas vezes me aconteceu o mesmo.
    Faço o pão no programa um da máquina da tefal, com a tostagem ao máximo e ele inclusivé fica cru por dentro

    ResponderEliminar
  4. Sobre o pão ficar cru, estou a pensar em várias hipóteses: se isto acontece sempre independentemente da receita que faça, então pode ser que seja a máquina que já tenha vindo avariada e não esteja a cozer bem - falar com o vendedor.
    Senão, pode ser que esteja a seleccionar mal o peso do pão. Se estiver a fazer com ingredientes para fazer um pão de 750g (tipicamente leva 500g de farinha), deve seleccionar peso 750g. É que a máquina coze mais tempo ou menos tempo consoante o peso que se selecciona na máquina. Um pão de 500g leva menos tempo a cozer que um pão maior.
    Se o pão apenas fica húmido, pode ser que seja de não o retirar logo quando a máquina acaba de cozer: quando não se retira o pão da máquina depois de cozido, forma-se humidade e o pão fica húmido.

    Espero ter podido ajudar!

    ResponderEliminar
  5. Gostava de saber se esta receita da para fazer sem gluten e como faço numa máquina tefal xxl. Comprei agora uma e nunca fiz!

    ResponderEliminar
  6. Olá Anónimo!
    Nunca fiz pão sem gluten, não lhe sei dizer qual é o resultado, embora já tenha publicado algumas receitas sem gluten retiradas da internet, de sites confiáveis:

    http://receitasmfp.blogspot.com/search/label/P%C3%A3o%20sem%20Gl%C3%BAten

    Recomendo que experimente essas...

    boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. Eu também tenho amaquina recentemente e já experimentei o pão escuro do lidl e o broche da nacioal e sairam os 2 bem.
    Ontem experiemntei oopão de mistura da auchan e o pão simplesmente não levedou e depois da bola da massa cozida ainda estav cru por dentro. programei o programa 1 no pão de 750gr na cor média.
    será que fiz alguma coisa mal? Qual a razão para o pão não levedar?

    ResponderEliminar
  8. errata: Brioche da nacional (peço desculpa pelo erro ortográfico)

    ResponderEliminar
  9. Aconteceu-me o seguinte com esta farinha: durante a fermentação o pão cresceu tanto que tocou na tampa. Assim que a máquina mudou o programa para cozedura, o pão abateu o centro, ficou uma espécie de cratera. No início da cozedura, a massa por cima estava muito molhada. Depois de cozido, por fora ficou estaladiço e por dentro fofinho. Este pacote recomendava 320 ml de água para 500gr de farinha. Segui tal e qual.

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin