quarta-feira, 8 de abril de 2009

Folar de frango

Esta é uma receita de Folar de Frango retirada da revista Teleculinária, adaptada por mim para a máquina de fazer pão, para se poder fazer a massa na máquina e depois cozer no forno. É uma receita para 7 pessoas.

Ingredientes:
1,5 dl de água
5 ovos
50 g de azeite
50g de banha derretida
600g farinha
25 g de fermento fresco
sal grosso q.b


PARA O RECHEIO:
1 frango
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 lata pequena de tomate aos cubos
0,5 dl de azeite
1 colher de pimentão doce
1 folha de louro
salsa q.b
sal e pimenta q.b


Preparação:

Dissolva o fermento na água morna e colocar os ingredientes acima indicados (excepto os do recheio) na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada: primeiro os líquidos e depois os ingredientes sólidos.
Programar a máquina para utilizar o programa "Massa".

O recheio: Arranje o frango,corte-o em pedaços e tempere-os com o pimentão doce,sal e pimenta.Descasque a cebola e os alhos e pique-os finamente.Leve um tacho ao lume com o azeite deixe aquecer,junte o frango e deixe corar de ambos os lados.Adicione a cebola,os alhos,o louro e um ramos de salsa e deixe refogar até a cebola ficar dourada.
Junte o tomate com o molho,deixe cozinhar 2 minutos,acrescente 3 dl de água e deixe cozinhar, em lume brando,cerca de 35 minutos ou até o frango ficar macio:rectifique os temperos,retire do lume.deixe arrefecer retire as peles e os ossos ao frango e desfie-o.

Unte um tabuleiro com óleo .Divida a massa em três partes,estenda-as,forre o tabuleiro com uma das partes e apare o excesso.Espalhe metade do frango por cima , cubra com outra parte de massa espalhe o resto do frango e disponha a última parte de massa.Decore com as aparas de massa deixe levedar mais 10 minutos,pincele com o restante ovo batido e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin