sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bolachas de Gengibre

No site da Nani, existe uma receita de bolachas de canela e gengibre. Peguei na receita e adaptei a forma de fazer à máquina de fazer pão, mantendo os ingredientes e respectivas quantidades.
A receita fica assim:



Ingredientes:
400 g de farinha
150 g de açúcar amarelo
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
200 g de margarina
1 ovo

Preparação:
Inserir todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, programando para utilizar o programa "Massa".
Quando terminar de amassar, retire a massa da cuba da máquina de fazer pão e faça rolos com cerca de 5 cm de diâmetro. Corte em rodelas e coloque em tabuleiros.
Com um garfo faça riscos por cima de cada bolachinha e leve ao forno quente durante 15 minutos.

7 comentários:

  1. Amiga, adorei a receita de bolachas de gengibre, mas diga-me o que vem a ser açucar amarelo???? seria o açucar mascavo??????

    ResponderEliminar
  2. Olá Ivone,

    com a sua pergunta acabei por perceber que é do Brasil, certo?
    Porque aí não conhecem o açúcar amarelo, não é?
    O açúcar amarelo é parecido com o açúcar mascavado, mas mais fininho.
    Tanto faz usar um ou outro, adoça na mesma da mesma maneira.

    Aqui achei a diferença entre os açúcares:
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091005090907AA4F9b2
    (transcrevendo de lá:)
    * Açúcar mascavo (açúcar bruto): açúcar petrificado, de coloração variável entre caramelo e marrom, resultado da cristalização do mel-de-engenho, e ainda com grande teor de melaço.
    * Açúcar demerara: açúcar granulado de coloração amarela, resultante da purgação do açúcar mascavo, e com teor de melaço em sua composião, mais utilizado para exportação.
    * Açúcar refinado granulado: puro, sem corantes, sem umidade ou empedramento e com cristais bem definidos e granulometria homogênea. O açúcar refinado granulado é muito utilizado na indústria farmacêutica, em confeitos, xaropes de excepcional transparência e mistura seca em que são importantes pelo aspecto, escoamento e solubilidade.
    * Açúcar refinado amorfo: com baixa cor, dissolução rápida, granulometria fina e brancura excelente, o refinado amorfo é utilizado no consumo doméstico, em misturas sólidas de dissolução instantânea, bolos e confeitos, caldas transparentes e incolores.
    * Glaçúcar: o conhecido "açúcar de confeiteiro", com grânulos bem finos, cristalinos, produzido diretamente na usina, sem refino e destinado à indústria alimentícia, que o utiliza em massas, biscoitos, confeitos e bebidas.
    * Xarope invertido: Com 1/3 de glicose, 1/3 de frutose e 1/3 de sacarose, solução aquosa com alto grau de resistência à contaminação microbiológica, que age contra a cristalização e a umidade. É utilizado em frutas em calda, sorvetes, balas e caramelos, licores, geléias, biscoitos e bebidas carbonatadas.
    * Xarope simples ou açúcar líquido: transparente e límpido, é também uma solução aquosa, usada quando é fundamental a ausência de cor, caso de bebidas claras, balas, doces e produtos farmacêuticos.
    * Açúcar orgânico: produto de granulação uniforme, produzido sem nenhum aditivo químico, tanto na fase agrícola como na industrial. Pode ser encontrado nas versões clara e dourada. Seu processamento segue princípios internacionais da agricultura orgânica e é anualmente certificado pelos órgãos competentes. Na produção do açúcar orgânico, todos os fertilizantes químicos são substituídos por um sistema integrado de nutrição orgânica para proteger o solo e melhorar suas características físicas e químicas. Evita-se doenças com o uso de variedades mais resistentes e combatem-se pragas ( como a broca-da-cana) com seus predadores naturais – vespas, por exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada amiga pelo esclarecimento, vou fazer as bolachas c/ açucar organico q é o q uso normalmente.Depois digo se ficaram boas! bjs

    ResponderEliminar
  4. Ok, fico à espera do seu feed-back! :)

    bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  5. achei essa receita muito boa, e vem em tempo, pois o natal esta ai, apesar de estamos em um local quente, não como em Portugal que esta frio, estive ai na semana passada para buscar meu cachorro que ficou no hotel, eu vou fazer para o natal, o marido que pe noruegues costuma comer bolachas parecidas com essas no natal! =). Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela visita Carol!
    Espero que goste deste meu cantinho!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  7. Já fiz esta receita várias vezes ficam sempre divinais! Acrescento uma colher de cardamomo e duas de mel, ficam mesmo com gostinho a Natal! Obrigada :)

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin