quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pão de Castanhas


ChestnutsImage via Wikipedia


A castanha é a semente do fruto do castanheiro, que é o ouriço.
Presume-se que seja originária da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, acompanhando a história da civilização ocidental desde há mais de 100 mil anos. Tendo sido utilizada em festins por gregos e romanos, chegou a Portugal por meio das invasões francesas.
Embora seja uma semente, como as nozes, tem muito menos gordura e muito mais amido (hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e B6 e uma boa fonte de potássio. No passado foram um nutritivo complemento alimentar, substituindo o pão na ausência deste, quando os rigores e escassez do Inverno se instalavam. Cozidas, assadas ou transformadas em farinha, as castanhas sempre foram um alimento muito popular, cujo aproveitamento remonta à Pré-História.

Continuando assim com o tema das Castanhas, porque o São Martinho foi ontem dia 11 de Novembro, hoje venho apresentar uma receita de pão com castanhas.
Estava a ler o livro "Atelier do Pão", de Cécile e Guillaume Decaux, e dei de caras com uma receita de pão que leva farinha de castanhas (passam-se as castanhas pela picadora e ficamos com a farinha) e este pão faz-se assim:

Ingredientes:
300ml de água
1,5 colher de café de sal
400g de farinha de trigo (T65)
100g de farinha de castanhas
5 colheres de café de fermento de padeiro em pó

Confecção:
Colocar os ingredientes por ordem na cuba da máquina de fazer pão, programa de pão normal e cor escura.
Quando o programa terminar, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha para não reter humidade.

Nota introdutória baseada em informações provenientes da wikipedia.

Reblog this post [with Zemanta]

2 comentários:

  1. Olá,
    é possível fazer este pão 'trocando' a farinha de castanhas por castanhas moídas ou em 'pasta', reduzindo por exemplo a água que leva a receita?

    ResponderEliminar
  2. sim, é uma hipótese para fazer a receita :)
    Porque não experimentar? ;)

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin