quarta-feira, 4 de março de 2009

Farinhas da Nacional

Também existem farinhas-pré preparadas da Nacional, encontram-se junto das outras farinhas nos hipermercados, que na minha opinião fazem um pão mais saboroso que as farinhas do LIDL e para além disso o Kg destas farinhas é mais barato que as do LIDL.
Existem várias farinhas pré-preparadas da Nacional para a máquina de fazer pão, das quais destaco:
  • farinha Pão Vitale que inclui 7 cereais (muito bom mesmo)
  • farinha Pão Rústico de trigo e centeio
  • farinha Pão Caseiro, que é o tradicional pão branco

Para estas farinhas a receita é sempre a mesma: 350ml de água para 500g de farinha, para fazer um pão de 750g, feito no programa normal.
Também se podem traçar, usando-se desta forma 250g de farinha pré-preparada e 250g de farinha normal.

17 comentários:

  1. estou a fazer uma tradução de um livro que contem receitas (inglês-portugue), sendo mencionada farinha não branqueada (unbleached), mas não faço a minima ideia a que farinha corresponde em termos comerciais aqui em Portugal, e parece-me uma lacuna simplesmente traduzir um ingrediente que não existe aqui, sem referir alternativa... Enfim, agradeço sugestão possivel.

    ResponderEliminar
  2. Olá Isabelle. Também não sei qual é a tradução correcta desse tipo de farinha e como tal pesquisei no google. No site http://inforum.insite.com.br/51402/8038099.html
    explicam a diferença entre bleached e unbleached: bleached é a farinha branqueada quimicamente e a unbleached é uma farinha que não usa processos químicos de branqueamento e tem uma cor creme-claro. Por isso eu diria que a farinha bleached é a farinha comum e a unbleached é a farinha integral (tipo 1, no Brasil).

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela ajuda, acho que vou optar por farinha de trigo normal porque a receita inclui como ingredientes a farinha integral (wholemeal flour) e a tal farinha 'unbleached plain flour'. Então assumo que não podem ser ambas farinhas integrais.

    ResponderEliminar
  4. Pois, não podem ser ambas integrais... acho que a tradução como vai fazer vai ficar bem :)

    ResponderEliminar
  5. As farinhas marcas Continente são ainda mais baratas. Será que são boas?

    ResponderEliminar
  6. Olá
    Eu também ainda não experimentei as do Continente, também com o receio de não serem boas.
    cumps

    ResponderEliminar
  7. hummm há farinhas para máquina de pão marca continente?? tenho k ver isso!
    Comecei com as do LIDL e já experimentei essa "Pão Caseiro" da Nacional. As do LIDL estavam mais baratas mas a da Nacional é muuuuuito melhor - pão lindo que me saiu da cuba!
    Também experimentei uma de pão branco da branca de neve - deu massa tipo carcaça, também tinha bom aspecto mas não achei grande piada!

    salut e bon appétit!
    maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem sim as farinhas do continente e são muito no boas! Já experimentei quase todas, e garanto que são boas quanto as outras, da também para fazer com 250grs da farinha pré.preparada e 250grs de farinha normal fica muito saboroso e no outro dia ainda está muito fofinho.

      Eliminar
  8. sim, também existe da marca do continente, mas ainda não experimentei! Comparando as do Lidl com as da Nacional, também gosto mais do resultado do pão feito com as farinhas da Nacional. Gosto mais do sabor e do aspecto do pão! :)

    ResponderEliminar
  9. existem também farinhas no jumbo, marca jumbo mesmo. vem com duas porções de 500 grs e o pão saiu delicioso. gostei.
    PCR

    ResponderEliminar
  10. PCR, obrigada pela informação!
    Eu não sabia que o Jumbo também já tinha farinhas deles para fazer pão :D

    ResponderEliminar
  11. Já esperimentei por 2 vezes a farinha para 'Pão Caseiro' da Nacional, mas o pão saiu-me sempre muito baixo e pesado, quase como se fosse massa de broa...será problema da minha máquina ou o resultado final com este preparado sai mesmo assim??? Confesso que já tenho receio de experimentar mais misturas para pãp branco e acontecer a mesma coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deite mais um pouco de água, de certo é que a massa estava dura...

      Eliminar
  12. Olá Little,

    o pão não é para sair baixo nem pesado. Há qualquer coisa de errado com a farinha.
    Se tem a certeza de ter utilizado as medidas correctas de água e de farinha, então resta deixar-lhe aqui alguns conselhos que se aplicam a todas as farinhas deste tipo:
    - quando compra a embalagem de farinha, deve usar logo, para que o fermento contido na farinha não ganhe humidade e perca assim a sua acção
    - ao utilizar as primeiras 500g de farinha de um pacote de 1Kg, não deve guardar o pacote aberto durante muito tempo, senão o fermento perde a acção. No pacote da Nacional recomendam no máximo 15 dias para acabar de gastar a farinha depois de 1 pacote estar aberto.
    Se seguiu tudo certinho, se o pacote de farinha foi acabado de comprar, então resta-lhe entrar em contacto com a Nacional, que eles costumam ter um bom atendimento e se apresentar o pacote de farinha, eles verificam o lote e podem até entregar-lhe em casa farinha grátis como já aconteceu com algumas pessoas que conheço.

    boa sorte e não desista destas farinhas, sejam da marca que forem, porque simplificam bastante a nossa vida :)

    ResponderEliminar
  13. ola... comprei uma makina de fazer pao e tou a experimenta-la e gostava d ter receitas.... sera k me podem ajudar???

    bigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja aqui no blog, são só receitas para a MFP ;)

      Eliminar
  14. ola, tenho uma tauros e uso as farinhas do continente. sao otimas e deixam o pao espetacular ca em casa todo mundo adora. mas quando essas farinhas acabam e sem ipotse se ir comprar logo, nao sei se posso usar farinha de trigo normal tipo 65 com fermento. tenho receio de ficar um pao maçudo e sem geito. obrigada

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin