segunda-feira, 4 de abril de 2011

Pão de Cerveja e Ovo

Nesta semana que passou, o sol já fez um ar de sua graça, presenteando-nos com temperaturas bastante agradáveis e levando-nos a desejar estar numa esplanada junto ao mar, com a bela da cerveja a acompanhar.
E foi a pensar nesses dias, que hoje fiz um pão de cerveja, enriquecido com ovo, usando uma farinha preparada (já tem o sal e o fermento de padeiro incluído).

ReceitasMFP.com: pão de cerveja com ovo


Outras sugestões de confecção do pão de cerveja, com uso da farinha tradicional com fermento de padeiro já foram deixadas neste blog, nomeadamente Pão de Cerveja e Queijo, Pão de Cerveja, Pão de Cerveja e Mostarda...

Sobre a cerveja, não pensem que é somente uma bebida alcoólica (no entanto, nos dias que correm já existe a cerveja sem álcool). A cerveja tem os seus benefícios e vou aqui realçá-los.
De acordo com um estudo do King's College of London, é mostrado que o consumo moderado de cerveja é benéfico para os ossos: o silício, é um mineral em abundância na cerveja, favorece o processo de formação dos ossos e pode prevenir a osteoporose.

De acordo com Dr. Jonathan Powell, que liderou a equipa de investigadores, “beber um copo de cerveja por dia fornece aproximadamente 6 miligramas de silício, que é cerca de 20% da dose diária recomendada”. Sendo assim, o “benefício máximo seria atingido com dois ou três copos de cerveja por dia”, concluiu o Dr. Powell, sem deixar de advertir que o consumo abusivo de uma bebida alcoólica é absolutamente desaconselhado.

A equipa do Dr. Martin Bobak descobriu que a cerveja produz benefícios de protecção contra os enfartes de miocárdio, e que os consumidores regulares de cerveja, mesmo aqueles com antecedentes de doença cardíaca, têm menos probabilidades de serem vítimas de enfarte do que os abstémios.

Quanto à receita...

Ingredientes:
1 "mini" de cerveja (200ml)
1 ovo batido
água q.b.
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional

Confecção:
Colocar dentro de um copo medidor 1 ovo batido e adicionar água morna até completar 120ml (água + ovo = 120ml).
Amornar os 200ml de cerveja (não usar cerveja fresca porque dificultará a acção do fermento e o pão não crescerá tanto). Por exemplo eu despejei a cerveja para uma caneca e aqueci no microondas durante 30s.
Deitar estes ingredientes líquidos (ovo + água + cerveja) na cuba da máquina de fazer pão.
Juntar a farinha.
Programar a MFP para o peso de 750g, cor média e programa "Básico".

Bom apetite!

ReceitasMFP.com: pão de cerveja com ovo
Fonte:
Texto sobre cerveja adaptado de um artigo publicado em PortalMulher.net

6 comentários:

  1. HUmmm, mas que delicia amiga.

    Beijokinhas doces:))

    ResponderEliminar
  2. Pratos de Ouro, é sempre bom conhecermos os blogs de quem nos visita!
    Bem vindo!

    ResponderEliminar
  3. A receita que este senhor http://pratosdeouro.blogspot.com/ foi copiada na integra do site http://sabores.sapo.pt/receita/donuts-caseiros e a qual é diz que é dele. Este senhor é uma farsa, só deve estar aqui para o engate

    ResponderEliminar
  4. Gostei da receita. Vou adicionar aos favoritos para poder testar quando tiver tempo. Grato pela publicaçao da mesma.

    ResponderEliminar
  5. olha que pao diferente por levra cerbveja mas deve ficar bem fofo
    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ola comprei hoje a minha MFP no lidl e ja fiz um pão com uma farinha do lidl e um bolo de laranja. ate agora tou a gostar, mas gostava de saber como fazer o tipo de pão mais tradicional como se vende nas padarias (bolas principalmente) não quero estar a utilizar o forno so mesmo a maquina mas queria que a o pão ficasse com o mesmo sabor das vulgares bolinhas, ja andei por aqui a procura mas ainda não encontrei!
    Se alguem puder dar uma ajuda agradecia!
    Obrigado

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin