sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Tefal Home Bread XXL


Esta é uma máquina de fazer pão de grande capacidade.
Enquanto que a maioria das máquinas de fazer pão têm uma capacidade regulável de 500 g, 750 g e 900 g, esta máquina Tefal Home Bread XXL tem uma capacidade de fazer pães de 1,5 Kg!
Um pão de 750 g é suficiente alimentar uma família de 2 pessoas durante 2 dias, mas com 1,5Kg de pão é o ideal para uma família mais numerosa.

Possui um livro de receitas, os níveis de tostagem também são reguláveis e tem um temporizador para que o ciclo da tostagem tenha início até 15h depois de programar.

Outras características :
  • Potência: 860 W
  • Painel de comandos electrónico
  • 14 programas: pão, bolos, massas, doces e compotas
  • Programa de arranque diferido: 15 horas
  • 3 níveis de peso: 750g, 1000g e 1500g
  • 3 níveis de tostagem
  • Corpo termo-plástico
  • Janela de observação
  • Taça de preparação com revestimento anti-aderente
  • Cuba em alumínio
  • Livro com 26 receitas
  • Copo doseador e doseador duplo
  • Dimensões: 470 x 380 x 320 mm (LxAxP)
  • Garantia: 2 anos
  • Ref. OW500130
Na página da Tefal poderá encontrar esta máquina, assim como a informação acima apresentada.

Todas as máquinas de fazer pão têm programas equivalentes, logo se procura uma receita específica para esta marca de máquina, tenha a confiança que todas as receitas indicadas poderão ser confeccionadas nesta e noutras máquinas.

Manual e Livro de Receitas Tefal Home Bread XXL:
Faça download do Livro de Receitas ou do Livro de Instruções, se já não tiver estes livros consigo.

Pão de Cerveja e Queijo


Super BockImage by Милен Димов (Milen Dimov) via Flickr


O Pão de Cerveja é muito simples de fazer na máquina de fazer pão, e até dá para fazer variações como o Pão de Cerveja e Queijo, em que basta adicionar umas 150 g queijo ralado (de preferência de mistura de queijos).
Se preferir pode usar uma farinha já preparada com fermento das do LIDL ou da Nacional, evitando-se assim juntar a colher de fermento em pó indicada nos ingredientes.
Aqui vos deixo então a receita do Pão de Cerveja e Queijo.

Ingredientes:
1 cerveja média de 0,33 cl (poderá ser cerveja preta se preferir)
500 g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó (ex. Vahiné) ou 15 g de fermento de padeiro
150g de mistura de queijos, ralados.

Preparação:
Colocar a cerveja em 1º lugar dentro da cuba, juntando-se de seguida os restantes ingredientes.
Programar a máquina para o programa normal, cor média.

Reblog this post [with Zemanta]

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Broa de Milho

Maize for popcorn, cultivated in Hungary, prod...Image via Wikipedia


Adoro comer broa de milho.
E agora achei a receita para a poder fazer na máquina de fazer pão.
Aqui a deixo compartilhada com vocês:

Ingredientes:
250g de farinha de trigo tipo 65
250g de farinha de milho
180g de leite
2 Ovos
30g de manteiga (pode ser margarina, mas eu prefiro manteiga)
1 Pacote de fermento biológico Vahiné
1 Colher de chá de sal

Preparação:
Colocar na cuba por esta ordem: primeiro o leite e o sal, depois a manteiga derretida, depois as farinhas e os ovos e por fim o fermento.
Programa normal, cor média.

Receita retirada de Manias e Receitas

Reblog this post [with Zemanta]

Receita de Arroz Branco na MFP

Ingredientes:
1 Cebola
1/2 dente de alho
Sal
1 pouco de azeite
Arroz
Água

Confecção:
Picar a cebola e o dente de alho e colocar na cuba da máquina de fazer pão.
Juntar sal e por fim o azeite.
Adicionar o arroz e colocar água até cobrir o mesmo.
Utilizar o programa "Cozer" e verificar ao fim de 20m se o arroz já se encontra cozido.

Bolo Rei na MFP


Ingredientes:
700g de Farinha Espiga Tipo 65
10g de fermento seco (ou 3 + ½ colheres de chá) para pão
1dl de água fria
150g de açúcar
100g de margarina
50g de manteiga
3 ovos
100g de frutos secos (pinhões, nozes, amêndoas) partidos
50g de passas
1 laranja, raspa do vidrado
0,5dl de vinho do Porto (ou 4 colheres de sopa)
½ colher de chá de sal
Frutas cristalizadas, amêndoas peladas inteiras e nozes para decorar.
Geleia para pincelar.

Preparação:
Junte a farinha, o fermento, a água, o açúcar, a margarina e a manteiga (amolecidas), os ovos, a raspa de laranja e o sal. Seleccione o programa “massa de pizza” (com duração cerca de 1h30m).Ao fim da primeira amassadura, acrescente frutas secas, passas, vinho do Porto e seleccione novamente o programa “massa de pizza”. No final retire a massa da forma da máquina e forme o bolo rei (o buraco deve ser largo). Coloque num tabuleiro, previamente untado de óleo. Tape com um pano e deixe levedar por 2h em lugar “quentinho”.Pincele o bolo com geleia, decore com frutos secos e cristalizados e enfeite com açúcar em pó em montinhos.Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por 30 a 35 minutos. Retire e volte a pincelar com geleia.

Nota:
Se preferir fermento fresco de padeiro, use cerca de 12g, em substituição do fermento fresco.

Receita das Farinhas Lusitana

Outras receitas de Natal:
- Bolo Rei, da Nacional
- Bolo Rainha

Batatas Assadas na MFP

Já apresentei aqui receitas de carne que se podem fazer utilizando apenas a função cozer da máquina de fazer pão, mas desta vez venho aqui colocar uma receita de como se pode fazer um acompanhamento bastante simples (quando por ex. o peixe está a grelhar no fogareiro), chamado batatas assadas.

Ingredientes:
Batatas cortadas aos cubos
1 pouco de azeite
1 pitada de sal
Colorau
Salsa picada

Confecção:
Colocar os ingredientes acima indicados (excepto a salsa) pela ordem apresentada, na máquina de fazer pão. Utilizar o programa "Cozer". Ao fim de 40m verificar se as batatas já estão cozidas.
Ao molho composto pelo azeite, sal e colorau, juntar a salsa picada.
Regar as batatas com este molho.
Bom apetite!

10 Dicas Preciosas Para Fazer Pão na MFP


Quando se compra uma máquina nova para fazer pão, ficamos a olhar e a pensar: "E agora? Como é que se faz o pão?" Bem, é simples se cumprirmos umas regras que parecem bastante simples, mas para quem faz pão pela primeira vez não dá por elas:

1-Não esquecer de encaixar a pá no fundo na cuba
A cuba é o recipiente onde o pão é feito e cozido. Com a máquina, vêm umas (ou somente uma) pá, que é encaixada na cuba, e que vai fazer a mistura dos ingredientes, mexer a massa... é essencial não esquecer, senão o pão vai directamente para o lixo, depois de feito.

2-Ordem dos ingredientes
Colocar sempre os ingredientes líquidos em primeiro lugar dentro da cuba, e só depois se adicionam os sólidos. O fermento deve ser o último a ser adicionado, para não ficar em contacto com a água nem com o sal, evitando-se que entre em actividade antes do tempo pretendido. Por exemplo quando se programa a máquina à noite para ter o pão pronto de manhã, é essencial não esquecer esta regra de colocar o fermento por último, em cima da farinha.

3-Juntar passas ou sementes só quando a máquina indicar
As máquinas de fazer apitam durante o ciclo de mistura para que se possam adicionar passas ou sementes se for desejado. Apenas nesta altura é permitido abrir a tampa da máquina.

4-Não abrir a tampa da máquina durante o tempo de amasso/repouso da massa
A máquina de fazer pão cria um ambiente de temperatura constante e ideal para que o pão possa crescer. Se abrirmos a tampa da máquina enquanto o pão está a ser feito, vamos fazer variar a temperatura dentro da cuba, afectando o crescimento do pão. Por isso apenas é permitido abrir a tampa da máquina para juntar sementes ou passas, quando a máquina apita durante o ciclo de amasso/repouso.

5-Fermento biológico vs fermento seco em pó
Ambos se podem utilizar, no entanto é preciso ter sempre em atenção que se for utilizado o fermento biológico (fermento de padeiro), este deve ser fresco e mantido fresco. Se comprar em maior quantidade, congele o que não utilizar, já cortado em porções certas.
O fermento seco encontra-se facilmente no hipermercado, da marca Fermipan ou Vahiné por ex., junto da secção dos pudins, doces, fermentos.
É de notar que o fermento químico não deve ser utilizado para fazer pão, por ex o fermento Royal, visto que este apenas faz crescer a massa durante o processo de cozedura.
A equivalência do fermento biológico, ou de padeiro, para o fermento seco é a seguinte:
15g de fermento de padeiro correspondem a 1 colher de sopa de fermento seco em pó.
Desta forma quando se deparar com uma receita onde diz para se utilizar fermento seco em pó, se quiser pode trocar por fermento de padeiro, e vice-versa. Tenha em atenção que se quiser utilizar uma farinha pré-preparada, como as da Nacional ou do LiDL, não será preciso adicionar qualquer fermento, visto que estas farinhas já têm fermento para fazer o pão.

6-Açúcar no pão?
Muitas receitas incluem a adição de uma colherzinha de açúcar e outra de sal. É estranho? Ao princípio sim, mas garanto que o pão não fica doce. Sempre apenas para ajudar o fermento a fermentar durante o processo de fermentação.

7-Farinhas pré-preparadas vs farinhas sem fermento
Existe à venda no LIDL, corredor das bolachas, um conjunto de farinhas pré-preparadas para a máquina de fazer pão, que já incluem fermento e sal. Basta juntar a água e a farinha na cuba e meter o pão a fazer. As instruções sobre as quantidades e qual o programa a utilizar está escrito na parte de trás do pacote destas farinhas. São facilmente identificáveis pela cor dos pacotes: existe o pacote amarelo (pão como sementes de girassol), pacote vermelho escuro (pão integral), pacote azul claro (pão ciabatta), pacote azul escuro, pacote vermelho (pão rústico de trigo e centeio) e pacote verde (pão vital multi-cereais). Como estas farinhas são alemãs, algumas delas fazem pão ao qual não estamos habituados de sabor. Para diminuir o sabor mais intenso destes pães, pode-se traçar a farinha utilizando, em vez de 500g, usar 250g da farinha do LIDL e 250g de farinha tipo 65 (é a normal).
Também existem farinhas-pré preparadas da Nacional, encontram-se junto das outras farinhas nos hipermercados, que na minha opinião fazem um pão mais saboroso que as farinhas do LIDL e para além disso o Kg destas farinhas é mais barato que as do LIDL. Existe a farinha Pão Vitale que inclui 7 cereais (muito bom mesmo), farinha Pão Rústico de trigo e centeio e a farinha Pão Caseiro, que é o tradicional pão branco. Para estas farinhas a receita é sempre a mesma: 350ml de água para 500g de farinha, para fazer um pão de 750g, feito no programa normal.
As farinhas ditas normais, sem fermento, podem ser usadas se depois também for adicionado o fermento de padeiro ou o fermento seco. Quando mais grossa for a moagem, melhor ficará o pão (uma farinha T65 é mais indicada para fazer pão, que uma farinha T55).
Mas a farinha do tipo 65 (T65) corresponde a qual farinha mesmo? Aqui fica a correspondência entre o tipo de moagem e o nome que se dá à farinha de trigo:
T55 - super-fina
T65 - fina
T80/T110 - semi-integral
T150 - integral

8-O pão coze com a pá na máquina ou sem a pá?
Já ouvi esta pergunta e a resposta é: como nunca se deve abrir a tampa da máquina durante o processo, excepto para juntar passas ou sementes na devida altura, isto quer dizer que não vamos andar a furar o pão depois de a massa estar feita só para tirar a pá. Iríamos alterar a temperatura dentro da cuba, o pão seria mexido, iria baixar e o mais certo era o pão não sair bem. Por isso, a máquina trata de tudo, não temos de nos preocupar com a pá, visto que o pão é cozido na máquina com a pá encaixada. Depois de o pão ter saído, já cozido, da máquina, é que retiramos a pá. Há máquinas que trazem um arame para puxar a pá de dentro do pão enquanto que outras não trazem este utensílio, mas consegue-se sempre tirar a pá depois de o pão estar feito.

9-Arrefecimento do pão
Depois de a máquina apitar, sinalizando assim o fim do cozimento do pão, deve-se retirar imediatamente o pão da cuba (não esquecer de tirar a pá se esta tiver ficado dentro do pão) para que este não ganhe humidade dentro da máquina. Depois de tirar o pão, este deve ser colocado em cima de uma rede para que este possa arrefecer e deixar sair o vapor da parte de baixo do pão.

10-Quando cortar o pão?
Deve-se deixar sempre arrefecer durante uma meia hora até que se possa cortar uma boa fatia e comer quentinho com manteiga a derreter em cima do pão.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bolinhas tipo caseiras

Ingredientes:
375ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
600g de farinha tipo 55
7g de fermento de padeiro

Preparação:
Coloque os ingredientes na cuba e seleccione o programa massa.
Quando terminar o programa , divida a massa em bolinhas ao comprimento, dispondo-as num tabuleiro de ir ao forno, deixe repousar um pouco e quando o forno estiver bem quente ponha as bolas a cozer durante +ou-15 minutos

Retirado do Fórum Receitas Pão Caseiro

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Pão de Deus

Ingredientes:
100 ml leite
150 ml água
1/2 colher de café de sal
100 g açúcar
100 g manteiga derretida
550 g farinha
1 colher de sopa de farinha Custard
25 g de fermento de padeiro

Recheio:
50 g de côco ralado
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de açúcar

1 ovo batido para pincelar

Preparação:
Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
Programar a máquina para usar o programa Pão Doce, interrompendo o programa (por ex. desligando a ficha para simular uma falta de energia) depois de apitar para juntar os ingredientes.
Está na hora de preparar o recheio: misture o côco ralado com o leite e o açúcar e reserve.
Retirar a massa da cuba e de seguida divide-se a massa em duas partes.
Estende-se uma parte da massa, recheia-se com o preparado de côco e enrola-se.
Proceder de igual forma com a outra parte da massa e de seguida entrançam-se as 2. Colocar o entrançado na cuba da máquina ( já sem a pá de mistura), pincelar com o ovo batido e deixa-se que o ciclo continue, levedando e cozendo.

Se preferir poderá fazer bolinhas individuais no forno. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
Em vez de utilizar o programa Pão Doce, utilize o programa Massa. Quando o programa terminar,
deve-se retirar massa da cuba e formar pequenas bolas de massa.
Fazer um corte ao meio de cada bola, com a ajuda de uma faca, colocando de seguida neste corte central o recheio de côco.
Deixar levedar durante uma hora.
Pincelar cada bola com o ovo batido e colocar em forno a 200ºC com pré aquecimento, durante 20 minutos.

Pão de Passas

Ingredientes:
150ml água
150ml leite
3 colheres de azeite
1colher sobremesa de sal
4 colheres sopa de mel de cana
canela à discrição
500 g farinha
1 falangeta de fermento de padeiro
passas

Preparação:
Juntar todos os ingredientes pela ordem indicada, excepto as passas.
Programar a máquina no programa sandes.
Quando a máquina apitar para pedir para juntar ingredientes, juntar passas a gosto.

Retirado de Companhia dos Animais

Scones

simple scones and an equally simple strawberry...Image by chotda via Flickr

Ingredientes:
250 g de farinha
100 g de leite
30 g de manteiga
50 g de açúcar
1 ovo
2 colheres de chá de fermento
1 pitada de sal

Preparação:
Mistura-se isto tudo e depois colocam-se colheradas da massa num tabuleiro de ir ao forno polvilhado com farinha. Vai ao forno a 200ºC durante 10 minutos.
Com a MFP, colocam-se os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão e programa-se para utilizar o programa Massa Doce.

Retirada de Companhia dos Animais

Reblog this post [with Zemanta]

Pão Brioche IV

Ingredientes:
100ml de água
150g de margarina (derretida)
4 ovos (batidos)
5g de sal
100g de açúcar
600g de farinha Tipo55
1 saqueta de fermento 4.6g (Vanhiné)

Preparação:
Derreta a manteiga e certifique-se que todos os ingredientes estão à temperatura ambiente antes de começar.
Peneire a farinha e vá colocando os ingredientes na cuba pela ordem acima apresentada.
Programe o menu para 5: pão doce; veja também a cor desejada (mais ou menos tostado) e a quantidade (neste caso 1kg).
Depois veja a que horas quer acordar e programar de forma a que fique pronto meia hora antes para ter tempo de repousar e não se queimar.

Retirado de Companhia dos Animais

Pão Brioche III

Ingredientes:
3 gemas
150g de leite
75g de açúcar
400 g de farinha
1 c. chá de sal (usei grosso)
50 g de manteiga
1 saqueta de fermipan

Preparação:
Coloque no copo o leite, o sal o açúcar e a manteiga Junte as gemas a farinha e no fim o fermento. Programa “Massa”. Quando acabar de amassar deixe descansar a massa durante 30 minutos. (antes do fim do programa)Findo o tempo, forme bolas de aproximadamente 80g, pincele-as com gema de ovo e leve ao forno a 200º, até estarem cozidas.

Retirado de Companhia dos Animais

Pão Brioche II

Ingredientes:
300ml de água
50ml de leite
4 ovos
1 c. chá de rum ou Vinho do Porto
100g de açúcar
100g de margarina
raspa de limão ou laranja q.b.
1 pitada de canela
500 g de farinha Nacional Pão Caseiro

Preparação:
Juntar os ingredientes na MFP pela ordem indicada.
Cozer no programa normal.

Esta receita foi retirada da embalagem de farinha Nacional Pão Caseiro especial MFP, que já contém o fermento para a preparação do pão.

Pão Brioche

Ingredientes:
1 chávena de leite
1 ovo
3 c. sopa de margarina - substituí por azeite
1 c. chá de sal
3 ½ c. sopa de açúcar
3 ½ chávenas de farinha de trigo T65
1 ½ c. chá de fermento de padeiro

Preparação:
Colocar os ingredientes na cuba da máquina na ordem apresentada e programar Ciclo pão doce, tamanho I, cor pretendida.

Receita gentilmente cedida por "soliveirap"

Entrecosto Assado

Ingredientes:
entrecosto
pimentão vermelho
sal
pimenta
azeite

Preparação:
Temperar o entrecosto, deitar para dentro da mfp e carregar o programa de cozer.
De vez em quando mexer com uma colher de pau.

Retirado de Petit Chef.

Carne Assada com Alecrim

Ingredientes:
1/2 kg de lombo de porco
Alecrim
1/4 de polpa de tomate
2 colheres de sopa de massa de pimentão
Sal, pimenta, azeite
Vinho branco
1 cebola
5 dentes de alho

Preparação:
Tempere a carne com algumas horas de antecedência. Salpique a base da cuba com azeite, coloque por cima todos os ingredientes e ligue a máquina no ciclo "extra bake" (cozedura) e escolha o tempo (1h). Quando a máquina terminar deixe mais 30 minutos em manutenção de calor e depois mais 30 minutos no ciclo "extra bake". Não é necessário virar a carne nem abrir a máquina durante o tempo de cozedura.

Retirado de Petit Chef.

Pão Doce

Ingredientes:
200ml de leite morno
50ml de água morna
2 colheres (chá) de fermento seco ou equivalente
100g de açúcar
3 colheres (sopa) de leite em pó
2 colheres (sopa) de farinha custard
2 colheres (sopa) de margarina
500g de farinha

Preparação:
Na MFP:
Pela ordem indicada, colocar na forma da MFP.
Seleccionar o programa "sandes", tamanho I.
No final do 2.º amassar polvilhar o topo com açúcar.
Desligar a MFP 10-15min. antes de terminar o ciclo.
Pode-se optar por amassar na MFP e depois tender à mão o pão, como de indica a seguir.

À mão:
Numa tigela grande colocar os líquidos mornos e dissolver o fermento.
Juntar de seguida todos os restantes ingredientes e amassar bem durante uns 15min formando uma bola homogénea.
Deixar levedar 1.3h tapado com um pano em lugar aquecido.
Pesar a massa, dividir o peso por 10 e separar bolinhas de massa com o peso respectivo.
Tender bolas fechando-as em baixo com os dedos e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Pincelar as bolinhas com água (pode ser gema ou leite) e salpicar com açúcar.
Cobrir com papel vegetal e um pano e deixar levedar 30min.
Levar ao forno a 200ºC durante 20min., sensivelmente, ou até ficarem douradas por cima.

Retirado de Pão, Bolos e Cia.

Pão de Nozes e Passas

Ingredientes:
300ml água
2 colheres sopa de mel
1,5 colher de chá de canela
1 colher de chá de sal
100g nozes picadas100g passas
350g farinha T65
150g farinha integral
5g fermipan

Preparação:
Colocar os ingredientes na MFP pela ordem indicada.
Usar o programa de pão integral.

Receita gentilmente cedida por "soliveirap"

Bôla Enrolada de Chourição

A massa da bôla pode ser feita na máquina de fazer pão ou à mão.

Ingredientes:
Para a massa:
300g de farinha de trigo
200g de farinha de centeio ou de trigo (consoante o gosto)
125ml de leite
1dl de óleo
30g de fermento padeiro fresco ou 1 saqueta de fermento biológico seco
1 pitada de sal

Para o recheio:
300g fiambre
300g chourição
200g queijo fatiado
1 cebola pequena cortada em rodelas finas
2 tomates médios cortados em rodelas finas, sem sementes
Azeite q.b.
2 colheres de sopa de orégãos secos

Para pincelar:
1 gema
1 colher de sopa de água

Preparação:
Passo 1:
Fazer a massa na MFP: Colocar os ingredientes da massa (fermento dissolvido no leite morno) e seleccionar o programa "Amassar".

Fazer a massa à mão: colocar as farinhas numa tigela grande, abrir um buraco no meio onde se colocar o fermento dissolvido no leite morno e os restantes ingredientes.
Amassar até a massa ficar homogénea.
Deixar levedar entre 1h30m a 2h, sempre tapado com um pano para evitar correntes de ar.

Passo 2:
Depois de levedar, retirar a massa para a bancada de cozinha enfarinhada, e dividir em 2 porções.
Trabalhe cada uma das porções isoladamente.
Esticar cada porção em rectângulo e coloque por cima o tomate escorrido e a cebola.
Tempere com um pouco de azeite e os orégãos.
Colocar uma camada de fatias de queijo, depois uma camada de fiambre e por fim uma camada de chourição.
E por fim enrole com cuidado.
Repetir o procedimento com a outra massa.
Coloque cada bôla num tabuleiro que possa ir ao forno, forrado com papel vegetal, e pincelar com a gema batida com um pouco de água.
Levar ao forno a 180ºC durante 40-45min.

Receita adaptada de Pão, Bolos e Cia.

Pão Rápido de Chouriço

Ingredientes:
340ml de água morna
15-20g de fermento padeiro fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de gordura
2 colheres (chá) de sal
600g de farinha de trigo
3 chouriços tipo corrente em rodelas oblíquas

Preparação:
Colocar na forma da MFP os ingredientes pela ordem mencionada.
Se a MFP tiver memória em caso de falha de corrente eléctrica:Seleccionar o programa "Ultra-rápido II" cor de côdea "Média" e no final de amassar retirar a massa e puxar a tomada de corrente (como se faltasse a luz).
Colocar a massa na pedra enfarinhada, dividi-la em duas porções e esticar cada uma delas com o rolo.
Distribuir metade do chouriço em rodelas por cada porção e enrolar a massa.
Entrançar os dois rolos e colocar na MFP novamente, agora sem a pá.
Ligar a tomada e deixar continuar.
Se a MFP não tiver memória em caso de falha de corrente eléctrica:Seleccionar o "Normal".
Assim que terminar de amassar desligar (no botão START e não na ficha) a MFP, retirar a massa.
Colocar a massa na pedra enfarinhada, dividi-la em duas porções e esticar cada uma delas com o rolo.
Distribuir metade do chouriço em rodelas por cada porção e enrolar a massa.
Entrançar os dois rolos e colocar na MFP novamente, agora sem a pá.
Seleccionar o programa "Cozer" e deixar prosseguir.
Desenformar e deixar arrefecer numa grelha.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Em vez de chouriço pode ser colocado outro ingrediente doce ou salgado;
- No caso da MFP ter memória em caso de falha de corrente, esta é geralmente de 8min., é o tempo de retirar a massa, esticá-la, recheá-la, entrançá-la e voltar a colocar na MFP. Se demorar mais tempo terá que cozer o pão no ciclo "Cozer", como no 2.º método.

Retirado de Pão, Bolos e Cia.

Pãezinhos de Carne

Ingredientes:
Para a massa:
500ml de leite morno
1 colher (chá) de fermento biológico seco / 20-25g de fermento biológico fresco (padeiro)
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de óleo
750g de farinha de trigo T65
1 1/2 colher (chá) de sal

Para o recheio:
carne de vaca moída
orégãos

gema para pincelar (opcional)

Preparação:
Colocar na MFP, os ingredientes, pela ordem descrita.
Seleccionar o programa "Massa" e deixar levedar.
À mão, colocar num tigela grande a farinha, abrir uma cova no meio, juntar o leite com o fermento dissolvido e os restantes ingredientes.
Amassar juntando a farinha das bordas, a pouco e pouco.
Formar uma bola dentro da tigela e tapar com um pano deixando levedar 1,3-2h em local sem corrente de ar (no inverno colocar uma manta por cima).
Retirar a massa, sová-la um pouco para fazer uma bola e retirar um pouco de massa.
Na pedra enfarinhada estica-se a massa até ficar com 3-4mm de espessura.
Rechear e dobrar a massa para fechar, usando por ex. um molde de massa para pastéis, com 10cm de diâmetro.
Colocar num tabuleiro untado, ou forrado com papel vegetal ou tapete de silicone e levar ao forno a 180.ºC até ficarem dourados.
Não é necessário deixar muito espaço entre eles, uma vez que crescem mais em altura.
Retirar e deixar arrefecer.
Rende mais de 30 pãezinhos com 10cm de comprimento (um pouco maiores que os rissóis).

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES:
- Na altura de rechear colocar no meio um cubo de queijo mozzarela, irá derreter;
- Podem ser feitos com massa folhada já pronta.

Retirado de Pão, Bolos e Cia

Massa de Pizza 10m

Ingredientes:
Para a massa:
450g de farinha de trigo
200ml de água
15g de fermento em pó químico (tipo Royal)
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite

Para pincelar:
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite

Preparação:
À mão, no robot ou MFP, juntar todos os ingredientes até obter uma bola homogénea (na MFP, seleccionar o programa "massa" e desligar assim que a bola estiver feita).
Dividir a massa em duas partes.
Esticar cada uma delas na pedra enfarinhada.
Colocar na forma ou rede e levar ao forno 5min. na temperatura máxima.
Retirar, rechear e levar novamente ao forno mais 10min. a 180-200ºC.
Retirar do forno e pincelar com o azeite aromatizado com alho, incluindo as bordas da massa.
Para o azeite aromatizado com alho, descascar o dente de alho, cortar em quatro e levar ao microondas com o azeite, numa pequena taça, apenas 20-30segundos.
Rende 2 discos de 30cm com espessura média.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Quando o tempo urge, pode-se rechear a massa ainda em cru e levar apenas depois ao forno;
- Outras variações podem ser feitas, substituindo a água por leite, ou ainda colocando um ovo, retirando a quantidade equivalente de leite. Um dente de alho esmagado no almofariz e alguns orégãos misturados à massa também lhe dá um sabor especial.

Retirado de Pão, Bolos e Cia.

Cinnamon Roll

Ingredientes:
200ml de leite morno
1 colher (chá) de sal
140gr de açúcar2 ovos à temperatura ambiente70gr de manteiga, derretida
600gr de farinha de trigo tipo 652+1/2 colher (chá) de fermento padeiro em pó
Para o Recheio:
1 chávena (chá) de açúcar mascavo3 colheres (sopa) de canela em pó
70ml de manteiga, derretida

Preparação:
Colocar os ingredientes na cuba pela ordem indicada.
Programar para a função "massa".
No final do ciclo, colocar a massa numa superfície levemente untada com óleo.
Tapar com um pano e deixar descansar por 10 minutos.
Misturar o açúcar e a canela.
Abrir a massa num rectângulo de, aproximadamente, 40x30, espalhar a manteiga derretida e, por cima, a mistura de açúcar e canela.
Enrolar a massa a partir do lado maior.
Cortar a massa em 16 rolinhos de cerca de 2,5cm.
Dispor os rolinhos numa forma untada, tapar e deixar crescer num local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos. Convém afastar os rolinhos, para deixar a massa crescer.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 20/25 minutos, até dourar.
Deixar arrefecer na forma.

Para quem não tem máquina:
Num recipiente juntar metade da farinha com o fermento.
Num outro recipiente juntar o leite, a manteiga, o açúcar e o sal, e levar ao microondas para aquecer.
Juntar à farinha e acrescentar os ovos.
Bater com a batedeira eléctrica durante 3 minutos.
Com a restante farinha polvilhar a bancada de trabalho, juntar o restante à massa e amassar bem sobre bancada, pelo menos 5 minutos, até a massa ficar elástica.
Formar uma bola, colocar num recipiente e tapar. A massa deve dobrar de tamanho (mais ou menos 1 hora).
A partir daqui o processo é igual ao de cima... fazer o rectângulo, etc,...

Retirado de O Cantinho dos Sabores

Pão de Alho

Ingredientes:
350ml de água fria
150g de manteiga de alho
2 dentes de alho picados
500 g de farinha Nacional Pão Caseiro

Preparação:
Colocar os ingredientes pela ordem indicada, na máquina de fazer pão.
Fazer com o programa normal (Pão básico), cor média e tamanho de 750g.

Receita retirada do pacote de farinha Nacional Pão Caseiro, especial para a MFP, já com o fermento incluído.

Pão de Mistura

Ingredientes:
500 ml água morna
1 colher sopa açúcar
1 colher sobremesa de sal
500g farinha trigo 55 (eu faço com a 65 e fica bem bom)
50g farelo de trigo
1 colher de sopa de levedura de cerveja
200 g sémola de trigo ou milho branco
150 g de mistura de sementes (eu utilizei a mistura de muesli com passas,rodelas de banana e sei lá mais o quê) e ficou divinal
2.5 colheres chá fermento biológico

Preparação:
Programa Sandes, tamanho 2.

Receita gentilmente cedida por "Foca".

Pão de Leite II

Ingredientes (para pães de 900 gramas):
1 1/3 Copo de leite com 1 ovo (320 ml)(coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com leite)
2 Colheres de sopa de creme de leite
1 ½ Colher de chá de sal
2 Colheres de sopa de açúcar
4 Copos de farinha de trigo especial (960 ml)
2 Colheres de chá de fermento biológico seco

Ingredientes (para pães de 600 gramas):
1 Copo de leite com 1 ovo (240 ml)(coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com leite)
1 ½ Colher de sopa de creme de leite ---- Ou substituir por 2 colheres de iogurte natural
1 ½ Colher de chá de sal
2 Colheres de sopa de açúcar
3 Copos de farinha de trigo especial (720 ml)
2 Colheres de chá de fermento biológico seco

Preparação:
Retirar a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicionar todos os ingredientes na ordem acima. Recolocar a forma de assar na Máquina de Pão. Seleccionar o tamanho do pão, a cor da casca e o ciclo recomendado. Fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar/Parar. Fazer no programa Sanduíche.

Receita gentilmente cedida por "soliveirap"

Pão Chapata

Ingredientes:
300ml de Água
1 Colher de café de sal grosso
2 Colheres de sopa de azeite
400g de Farinha do Lidl para pão Ciabatta
100g de Farinha de trigo

Preparação:
Coloque a água, o sal e o azeite. Cubra com as farinhas e escolha o programa de massa (o que faz a massa e a deixa levedar, mas não cozinha o pão em seguida).No fim do programa, estique a massa, com as mãos enfarinhadas para não pegar, até ter um rectângulo com um dedo e meio de altura. Corte a massa com uma faca de maneira a dividi-la em pequenos rectângulos.Leve ao forno a 200º durante cerca de 15m, vigiando sempre para que não cozinhem demasiado.

Receita gentilmente cedida por "Cuba"

Pão Branco Ultra-Rápido (<1h)

Ingredientes:
340ml de água morna (pode ser leite)
15-20g de fermento padeiro
2 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de gordura (manteiga, oléo...)
2 colheres (chá) de sal fino
600g de farinha

Preparação:
Dissolve-se o fermento no líquido morno (não quente) e coloca-se na forma da MFP juntamente com os restantes ingredientes.Escolhe-se o ciclo ultra-rápido I e a cor desejada (neste foi clara).Desenforma-se e deixa-se arrefecer numa rede.

NOTAS, MAS NÃO MENOS IMPORTANTES
- Pode ser convertido num pão maior, usando o ciclo ultra-rápido II;- À massa pode-se acrescentar 2 colheres (sopa) de leite em pó para o tornar mais macio (costumo usar de vez em quando).

Receita retirada de Pão, Bolos e Cia

Pão de Leite

Ingredientes:
500 g farinha trigo sem fermento
3 gemas
2,5 dl leite à temperatura ambiente
80 g manteiga ou margarina, derretida mas fria
1 colher sobremesa de açúcar
1 colher café
sal
raspa de limão
meia saqueta de fermipan ou seja 6 g de levedura seca

Preparação:
deitar o leite, a margarina, o sal, a raspa de limão, as gemas, o açucar e a farinha, por cima colocar o fermento.Na minha máquina uso a posição 6 sweet (pão doce) 2h55m ou então uso a função de amassar (1h30m) e depois a função de cozer 60 m. Quando o pão está quase cozido, pincelo com manteiga e polvilho com açúcar, mas isso sou eu que sou formiga.

Receita gentilmente cedida por "jeka"

Pão de Sêmola de Trigo

Ingredientes:
300ml de água (é igual)
1.5 colher de chá de sal
400g de farinha
100g de sêmola de trigo
2 colheres de chá de fermento

Preparação:
Seguem a ordem. Cozedura em pão branco, cor branco ...e depois é divinal!

Receita gentilmente cedida pela "Foca".

Pão de Manteiga

Ingredientes (para pães de 900 gramas):
1 1/3 copo de leite com 1 ovo (320 ml) (coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com leite)
2 colheres de sopa de manteiga
1 ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 copos de farinha de trigo especial (960 ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Preparação:
Retire a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicione todos os ingredientes na ordem acima. Recoloque a forma de assar na Máquina de Pão. Seleccione a cor da côdea (casca) em cor escura e o ciclo Normal. Feche a tampa e pressione o botão Iniciar/Parar no Ciclo Normal.

Retirado de Paparoka

Bolo de Chocolate

Ingredientes:
3 ovos inteiros
1 copo de óleo ou manteiga (ou margarina) derretida
1 copo de água a ferver
1 copo de açúcar (a receita original indica 2 copos mas eu achei muito doce e cortei 1)
2 copos de achocolatado ou 1 copo de cacau em pó
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico

Preparação:
Colocar os ingredientes na ordem acima e assar no Ciclo Rápido.

Receita gentilmente cedida por "soliveirap"

Pão de Milho

Ingredientes:
1 1/3 de água
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 copo de farinha de milho
3 copos de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Preparação:
900g - Programa 1, cor Média, tipo II (Clatronic)
Colocar os ingredientes pela ordem indicada.

Receita gentilmente cedida por "soliveirap"

Pão de Queijo

Ingredientes:
1 1/3 de água ou leite
2 colheres de sopa de margarina
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de queijo ralado
4 copos de farinha de trigo
1 colher de sopa de orégãos
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Preparação:
900g - Programa 1, cor Média, tipo II (Clatronic)
Colocar os ingredientes pela ordem indicada.

Receita gentilmente cedida por "soliveirap"

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A minha Máquina de Fazer Pão: Ariete Pane Express 121

Comprei há uns meses uma máquina de fazer pão, uma Ariete Pane Express (Modelo 121), e curiosamente estou sempre a descobrir receitas para fazer vários tipos de pão, tirando o melhor partido da máquina.
Esta máquina tem as seguintes especificações:
  • Potência de 450 Watt
  • 12 programas (faz vários tipos de pão, massas, bolos e doces)
  • 3 tamanhos de pão (500 g; 750 g; 900 g)
  • 3 tipos de cor da crosta
  • Painel digital
  • Programável até 13h (para ter o seu pão pronto ao acordar)
  • Janela incorporada na tampa
  • 1 pá de mistura
Manual de Instruções:
Ariete Pane Express 121
Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover