domingo, 30 de junho de 2013

Pão de Alho

Gosto muito do sabor do pão de alho, aquele sabor do queijo gratinado misturado com o alho, mas existem várias formas de confeccionar pão de alho e hoje apresento-vos uma delas.


Escolhi como farinha, a farinha Pão Vitale da Nacional, da qual já vos tinha falado na receita de Bolas de Pão de 7 Cereais, porque esta farinha tem efectivamente 7 cereais, sendo muito saudável para o nosso organismo.

Vamos à receita?

Ingredientes:
300ml de água morna
500 de farinha Pão Vitale da Nacional (já tem sal e fermento)
Queijo Mozzarela ralado q.b.
Sal q.b.
Alho descascado q.b.

Confecção:
Comece por fazer a massa, colocando a água e a farinha, na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccione o programa Massa (cerca de 1h30).


Enquanto a massa fica a fazer, pode ir preparando o resto dos ingredientes. Rale a Mozzarela e pique o alho (eu uso a picadora). Reserve.





Quando a máquina de fazer pão terminar o programa, retire a massa para a bancada de cozinha (previamente salpicada com farinha), divida em 2 porções e trabalhe cada uma delas isoladamente. Estique a massa, dando um formato rectangular.
Em cada uma delas, coloque a mozzarela ralada, um pouco de sal e um pouco de alho picado. A quantidade de alho que deve colocar depende se gosta de um sabor forte ou de um sabor ligeiro a alho.


Feche a massa, unindo as pontas e beliscando com os dedos, e coloque num tabuleiro salpicado de farinha, que possa ir ao forno.


Leve ao forno, a 200ºC, durante cerca de 15 a 20m, ou até o pão ficar dourado.


Corte o rolo, com uma faca ou cortador de pizza, com 2 a 3 dedos de espessura, e sirva imediatamente.


Bom apetite!

Nota:
Não se esqueça que se utilizar farinhas que não sejam especialmente preparadas com sal e fermento para a MFP (como as que costumo usar), deve adicionar 1 colher de chá de sal e 25g de fermento de pão.

2 comentários:

  1. Huuummm!!!
    Adorei esta receita.
    Deve ficar um bom petisco.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. tenho máquina de pão á pouco,comprei-a em 2º mão da Tefal e ainda ando em experiências. Pelo que vi aqui tem receitas maravilhosas e bem simples e de certeza que vou experimentar várias! Obrigado por partilhar! Beijos

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin