terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bolas integrais com Mel

Na continuação do post anterior, fiz também bolas integrais para poder comer amanhã ao pequeno almoço e ao lanche, fora o que já foi comido hoje :)



A massa do pão não tem o sabor a mel, mas fica enriquecido com as propriedades do mel:
Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Ingredientes:
300ml de água morna
1 colher de sopa de mel
500g de Farinha Vitale da Nacional


Confecção:
Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada e seleccionar o programa "Massa".
Findo o tempo, coloque a massa em cima de uma superfície polvilhada com farinha e divida a massa em 8 porções iguais, dando a forma de bolas.
Coloque as bolas num tabuleiro que possa ir ao forno, dê uns golpes com a faca na superfície da massa, e coloque a massa a descansar durante 30m dentro do forno a 50ºC.



Se o seu forno não tiver esta temperatura, deixe estar o tabuleiro dentro do forno desligado, somente para a massa não apanhar correntes de ar.
Findo este tempo, a massa já terá levedado mais e crescido mais um pouco.
Ligue o forno a 200ºC durante cerca de 15m, ou até as bolas terem uma cor dourada.

Bom apetite!

Ingredientes utilizados...


Farinha Pão Vitale da Nacional:
Fontes:
Texto baseado em informações retiradas da wikipedia.

2 comentários:

Blog Widget by LinkWithin