segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pão de 3 Cereais e Cerveja

Bière ! Beer !Image by DZdiode via Flickr
A receita do dia de hoje chegou-nos por email, do nosso leitor atento Pedro G., a quem agradeço desde já o envio da receita.

Eu estou com falta de farinha (normal e pré-preparada) e de fermento de padeiro, pelo que as minhas produções estão suspensas até ir novamente às compras ao Jumbo, onde habitualmente faço as compras. No fim de semana passado estive no Intermarché, mas não vi lá o fermento de padeiro :(

Ora bem, eu gosto de todas as receitas que levam cerveja, e sou fã incondicional de pão de cereais, pelo que me parece que esta mistura de cerveja com cereais, resultará num pão excelente.

Aqui vos deixo a mensagem enviada pelo Pedro (mais uma vez, muito obrigada!), com a receita.

Pedro escreveu:
Gostaria de aqui deixar esta receita que fiz há pouco tempo e saíu muito bem. É um pão que acompanha bem enchidos, queijos intensos (de cabra e ovelha) e também algumas compotas, como por exemplo marmelada.

Ingredientes:
140ml de água
250ml de cerveja
80g de farinha de centeio
70g de farinha de milho
2 colheres de sopa de glúten
350g de farinha de trigo tipo 65
1/2 colher de café de sal
10g de fermento de padeiro

Preparação:
Untar as pás com óleo. Deitar a água, cerveja e o sal. Adicionar as farinhas e o glúten e, por fim, o fermento de padeiro. Na Tefal Home Bread XXL, programa 1, peso 1000g, nível de tostagem mais claro.
Desenformar no fim de cozido e deixar arrefecer sobre uma grelha.

Reblog this post [with Zemanta]

2 comentários:

  1. Olá!

    Olha, pq não procuras o fermento de padeiro na padaria?

    Eu prefiro esse, vendem numa barra de 500 grs, ou na quantidade que quisermos!

    A barra de 500 grs custa 2,00€; eu divido por pedaços de 10 grs e congelo. E quando quero usar, tiro 10 ou 20 grs, conforme a necessidade, deito na´MFP com água quente e deixo derreter, só deois acrescento os outros ingredientes!!!

    Deixei de comprar o fermento em pó da Ramazzoti, pq 1 cx só traz 4 saquetas (que só dão para 4 pães) e custa quase 2 euros. Além de que o pão com o fermento de padeiro da padaria fica muito melhor!!!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Eu moro no fim do mundo, não tenho padaria nem comércio tradicional por perto... o que tenho mais perto de casa é mesmo um Jumbo.

    Sem dúvida que o fermento de padeiro comprado numa padaria me ficaria mais barato, mas para chegar a uma padaria gastaria mais em gasolina que a poupança que faria com o fermento.

    Por isso compro o fermento de padeiro no Jumbo, que custa mais que numa padaria sem dúvida, (e também já não uso do Ramazzoti, que é caro - só comprei deste 1 vez para experimentar).

    Mas obrigada pela sugestão, há-de ser útil a outras blogistas :)

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin