segunda-feira, 31 de março de 2014

Pão de Sementes com Bagas Goji

Existem certos alimentos que possuem características únicas, com altos benefícios para a saúde e bem estar: são os superalimentos.

As Bagas Goji pertencem ao grupo dos superalimentos, utilizadas na medicina tradicional chinesa há mais de 5 mil anos.

Estas bagas são uma excelente fonte de carotenóides, anticianinas, vitaminas (com destaque para as vitaminas A, C, B1, B2, B2, B6 e E) e aminoácidos. Possui ao todo 18 aminoácidos, entre os quais se encontram todos os 8 aminoácidos essenciais.
Possui 500 vezes mais vitamina C que a mesma quantidade de laranja. Tem ainda 21 minerais, entre os quais o ferro não hémico, em doses superiores ao espinafre e é ainda rica em zinco e selénio. Isto para não falar da sua riqueza em fibras.

Previne as doenças degenerativas, retarda o envelhecimento celular e reforça o sistema imunitário.
É um superalimento fonte de vitalidade e energia, que aumenta a resistência ao stress.

Aproveitei para aliar estes benefícios das Bagas de Goji, que se encontram à venda desidratadas, ao benefícios das sementes da farinha Pão de Sementes, da Nacional. O resultado é um pão muito nutritivo e saboroso!

Vamos então à receita?

Ingredientes:
300 ml de água morna
500 g de farinha Pão de Sementes, da Nacional (já tem sal e fermento)
4 colheres de sopa de Bagas de Goji

Confecção:
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão.


Seleccione o programa Massa, para depois poder moldar a massa e cozer no forno (se pretender cozer o pão na máquina de fazer pão, deve seleccionar o programa Pão Básico e deixar prosseguir até ao fim).

Depois da massa estar pronta, retire a massa da cuba da máquina de fazer pão, e coloque sobre uma superfície salpicada com farinha.
Divida a massa em 4 porções, coloque no tabuleiro de levar ao forno (forrado com papel vegetal) e deixe levedar durante cerca de 1h, dentro do forno desligado.


Findo o tempo, ligue o forno a 180ºC e deixe cozer durante cerca de 20m. Se necessário, cubra o pão com papel de alumínio, para não queimar.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin