quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Fatias Húngaras

Andava a navegar na net, a ver pratos de culinária - é uma das coisas que gosto de ver quando não tenho nada para fazer, e descobri que existe uma receita de "Fatias Húngaras", muito semelhante àquilo que eu chamo de "enroladinhos", ou "rolinhos", ou em inglês "roll". Todas as receitas das Fatias Húngaras (que também vi serem chamados de Caracóis Húngaros) tinham uma coisa em comum: serem feitas com uma base de massa que corresponde ao pão brioche, um creme com côco para rechear, e uma calda para regar o resultado final.

Fatias Húngaras

E claro, que meti mãos à obra, para comer umas "Fatias Húngaras" feitas com a ajuda da máquina de fazer pão. Rendeu-me um tabuleiro inteiro, que aproveitei para depois meter em tupperware e levar para a praia no dia seguinte.

Vamos à receita...

Ingredientes:
Massa:
500g de Farinha Pão Brioche (usei da marca Nacional)
235ml de água morna (poderá ser mais ou menos, consoante a marca do preparado)

Recheio:
150g de açúcar
60g de manteiga
100g de côco ralado

Calda:
1 copo de leite
4 colheres de sopa de açúcar

Confecção:
Comece por fazer a massa do Pão Brioche, adicionando na cuba da MFP a água e de seguida a Farinha Pão Brioche da Nacional. (Se não quiser usar uma farinha preparada para a máquina de fazer pão, que já tem ovos, manteiga, sal e fermento, pode seguir esta receita de Pão Brioche Caseiro)
Seleccione o programa Massa (1h30m).

Quando o programa terminar, retire a massa para uma superfície salpicada com farinha, para a massa não colar à bancada de trabalho.
Divida a massa em 2 porções e trabalhe cada uma delas isoladamente.
Estique a massa (pode usar o rolo de cozinha, mas eu usei somente as mãos) dando um formato rectangular, quanto possível.


Entretanto, prepare o recheio, porque vai ser necessário a seguir: Leve a manteiga a derreter, ao lume, juntamente com o açúcar, mexendo sempre, durante somente 2 minutos no máximo, até a manteiga derreter.
Coloque este recheio sobre a massa esticada, com a ajuda de uma colher.




Por cima espalhe o côco ralado.


Enrole a massa, como se fosse uma torta (no Brasil diz-se rocambole, em vez de torta).


Corte em fatias de cerca de 1 a 2 dedos de espessura.


Coloque estas fatias num tabuleiro untado com margarina, com uma pequena separação entre as fatias. Deixe repousar durante cerca de 30m, com um pano por cima do tabuleiro, para abrigar de correntes de ar.
Ao fim deste tempo, as fatias terão crescido.


Leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 150ºC, durante cerca de 15 a 20m (até começarem a ficar com alguma cor). Nesta altura, abra o forno e regue com a calda (misture no copo de leite as 4 colheres de açúcar). Leve ao forno durante mais 5m para a calda evaporar um pouco e acabar de ganhar cor.





Fica delicioso! Experimentem!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin