domingo, 9 de outubro de 2011

Pão de Gérmen de Trigo

A receita desta semana é dedicada ao gérmen de trigo (já tenho lido que há quem escreva germe de trigo, mas olhem que germe é outra coisa, é um micróbio, por isso nada de confundir, ok?).

pão de gérmen de trigo

O grão do trigo é constituído por três partes principais:
  • endosperma - usado para fabricar farinha de trigo branca/refinada
  • casca - o que dá a cor escura à farinha de trigo integral
  • gérmen - embrião do grão de trigo, posto de parte no fabrico da farinha, por razões de conservação.

O gérmen de trigo é assim a pequena parte do grão de trigo que permite à semente brotar, sendo muito rica nutritivamente: é uma excelente fonte de minerais, de numerosas enzimas, auxonas e várias vitaminas (em particular E e do grupo B), nomeadamente: tiamina (vitamina B1 ou F), riboflavina (vitamina B2 ou G), niacina (vitamina B3 ou PP), ácido pantoténico (vitamina B5), adermina ou piridoxina(vitamina B6), biotina (vitamina B8 ou H), ácido fólico (vitamina B9 ou M), filoquinona (vitamina K), provitaminas A e D, tocoferol (vitamina E), magnésio, fósforo, potássio, cálcio, manganésio, selénio, cobalto, cobre, ferro e zinco. Contém também proteínas, fibra (que promove a saúde intestinal, coronária e pode prevenir o peso excessivo) e esteróis vegetais.
É uma boa fonte de ácidos gordos não saturados como ómega 3, gordura saudável que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol nefasto LDL (lipoproteína de baixa densidade).

O gérmen de trigo é benéfico ainda na diabetes, uma vez que a vitamina E reduz os níveis açúcar no sangue e a vitamina B1 tem efeitos semelhantes aos da insulina, normalizando assim o metabolismo dos diabéticos.
As auxonas identificadas no gérmen são responsáveis pelo crescimento, multiplicação e regeneração dos tecidos e células que acontece principalmente durante o sono, pelo que o consumo do gérmen é também indicado em casos de doenças nervosas como insónias, esclerose múltipla e esgotamentos.
Já o ácido pantoténico é indicado para as enfermidades da pele, como secura, caspa, acne ou eczema, razão pela qual o óleo de gérmen de trigo é muitas vezes utilizado na cosmética comercial e caseira, por exemplo, usado simples para máscaras faciais de prevenção de rugas e hidratação.

Fonte: Texto baseado em informações do Centro Vegetariano

Por isso, que tal fazer um pão branco enriquecido com Gérmen de Trigo? No resultado nem vai notar que o gérmen de trigo está presente. Experimente.

Ingredientes:
(Com farinha preparada)
310ml de água morna
2 colheres de sopa de margarina
50g de gérmen de trigo
500g de farinha de trigo Nacional Pão Caseiro (já tem sal e fermento)

(Modo Tradicional)
310ml de água morna
2 colheres de sopa de margarina
50g de gérmen de trigo
500g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro

Confecção:
Coloque os ingredientes acima indicados na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
Seleccione o programa Pão Básico, cor média, peso 750g.

Bom apetite!

7 comentários:

  1. Queria pedir-lhe ajuda porque comprei uma maquineta de fazer pão da marca Shaub-Lorenz, mas já a experimentei por 2 vezes e o pão não sai lá muito apetitoso.
    A 1ª vez usei a farinha Pão +Completo da Nacional e pus exactamente as quantidades lá indicadas, mas saiu um pão com a côdea muito dura e com um sabor algo amargo/azedo, nem sei bem explicar. Como o pão é diferente e mais escuro, pensei que poderia ser a qualidade do pão.
    Da 2ª vez comprei farinha do Lidl, para pão normal. O pão sai muito "massudo", muito denso e sabe-me a farinha, não me sabe a pão. Alguma ajuda? Obrigada, mar_ju

    ResponderEliminar
  2. Olá mar_ju!
    Provavelmente será do programa que está a utilizar. Será que está a usar um programa de pão rápido? Neste programas rápidos o pão não leveda o tempo suficiente e ficam mais compactos, mas comestíveis. Será disso?
    O programa básico costuma levar 3h e tal para ter o pão feito.

    Bjs e boa sorte!

    ResponderEliminar
  3. Olá, obrigada pela resposta.
    Estou a usar o programa básico, na minha máquina para um pão de 750gramas (que é o que estou a fazer) demora 2h e 53 minutos.
    Só se experimentar o programa básico para pão de 900gramas a ver se demora mais tempo. Mas ao pôr como se fosse um pão maior, deve aumentar o tempo de levedura mas também coze mais tempo, não sei. Já pensei colocar um pouquinho mais de água para ver se não fica tão concentrado. Já agora, que farinhas pré-preparadas costuma comprar?
    mar_ju

    ResponderEliminar
  4. Pois, o programa que usa é o certo.
    Normalmente quando se adiciona água a mais, depois o pão acaba por abater durante o cozimento.
    Por isso se adicionar mais água, para experimentar, adicione pouca. Eu costumo medir a água com um copo medidor, para não errar as medidas.
    Sobre usar o programa das 900g, só irá fazer com que coza mais tempo, por isso não siga esse programa se só fizer um pão com 500g de farinha, que é o que resulta num pão de 750g.
    A farinha preparada que mais compro é a do Pão Básico da Nacional. Também gosto daquela que tem muitas sementes, acho que se chama Pão Vitale.
    Tenho uma outra dica para si: em vez de água adicione leite e um pouco de manteiga. O Pão fica muito fofinho, feito desta forma.

    Bjs!

    ResponderEliminar
  5. ah, e caso use água (em vez da sugestão do leite), experimente amornar a água. Isto faz o fermento funcionar melhor e fica um pão mais fofo.

    ResponderEliminar
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin