quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tapas: Montadito de queijo fresco

Estive uma semana na praia, de férias no Algarve, e até estive presente na inauguração do Manta Beach Summer Spot 2011, na praia da Manta Rota.

Antes de ir de viagem de férias e para não deixar estragar o pão Vitale da Nacional que tinha feito, fatiei-o, coloquei as fatias num saco de plástico e depois meti-o no congelador.
Quando regressei, tirei as fatias que queria comer, coloquei em cima de um prato e deixei descongelar (o pão fatiado congelado descongela num instante).

Desta forma aproveitei e fiz umas Tapas com Queijo Fresco.

Para quem não conhece, Tapas é o nome dado aos petiscos, em Espanha, podendo ser servidos frios, quentes, servidos entre refeições, como entradas ou mesmo como refeições, sendo rápidas e fáceis de preparar. As tapas podem ser simplesmente um pratinho com azeitonas ou calamares ou fatias de presunto ou até mesmo fatias de pão com algo por cima (estas fatias de pão com algo "montado" sobre o pão, são os Montaditos).

A lenda diz que a tradição de comer Tapas começou quando o Rei Afonso X de Leão e Castela, recuperou de uma doença bebendo vinho e comendo pequenos petiscos entre refeições. Ao curar-se, o rei declarou que as tabernas (bares) não poderiam servir vinho, caso não fossem acompanhados de pequenos petiscos.

Dizem os sevilhanos que as Tapas têm esse nome, porque antigamente, os copos de vinho servidos em bares eram tapados com uma fatia de pão, que quase sempre levava presunto. Daí o nome "tapas", que deriva do verbo "tapar".

Passemos então à receita, de como fazer os Montaditos de Queijo Fresco, que são uma excelente opção para uma pequena refeição de Verão.

Montadito de Queijo Fresco

Ingredientes:
Fatias de pão (usei Pão Vitale da Nacional, ver a receita aqui)
Folhas de alface
Queijo fresco
Sal fino
Pimenta branca
Fiambre
Cebolinho

Confecção:
Sobre cada fatia de pão disponha uma folha de alface (previamente lavada e secada com papel de cozinha), seguida de queijo fresco cortado às rodelas.
Sobre o queijo fresco coloque uma pitada de sal fino e uma pitada de pimenta branca.
Coloque um pouco de fiambre por cima e polvilhe com um pouco de cebolinho cortado.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. A minha praia de eleição-MAnta rota... não conheço ainda o manta beach... filhos pequenos não é facil. espero que tenhas umas boas ferias
    jinhos xana

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin