segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pão Rústico +Completo com Sésamo e Trigo

Neste fim de semana acabei com 2 pacotes de farinhas que tinha por casa, que restaram das minhas confecções de Natal: a Farinha Pão Rústico da Nacional e a Farinha Pão +Completo da Nacional, completando a receita com sementes de sésamo e flocos de trigo integral.



Apesar de as sementes de sésamo não serem visíveis no interior do pão que fiz, sei que elas estão lá e que me vão proporcionar os seus benefícios.
As sementes de sésamo contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de grande valor (magnésio,cálcio, fósforo, ácido fólico, tiamina, riboflavina, niacina), fonte de proteínas e fibras. Contêm ainda, na polpa, um óleo rico em ácidos gordos insaturados, muito aromático e de fácil digestão, que lhes confere eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.
As que usei foram estas:
Quanto à receita, nem tudo correu a 100%, porque o pão abateu um pouco no final, mas a culpa foi minha. Como tinha adicionado as sementes e os flocos, acabei por juntar água a mais.
Aqui na receita já indico as quantidades com uma quantidade de água mais reduzida, para que não vos aconteça o mesmo.

Ingredientes:
350ml de água morna
250g de farinha Pão Rústico da Nacional
250g de farinha Pão +Completo da Nacional
2 colheres de sopa de flocos de trigo integral
2 colheres de sopa de sementes de sésamo

Confecção:
Colocar na cuba da MFP os ingredientes pela ordem indicada, só adicionando as sementes de sésamo e os flocos de trigo quando a máquina apitar.
Programar para ser utilizado o programa "Pão Básico", cor média e peso 750g.
Quando faltar 1 hora para o fim do programa (é quando começa a cozer), juntar algumas sementes por cima do pão, para enfeitar.

Bom apetite!

Nota dos ingredientes utilizados:
Farinha Pão Rústico da Nacional


Farinha Pão +Completo da Nacional

Sementes de sésamo:

Flocos de trigo integral:

2 comentários:

  1. Gosto muito das tuas receitas! Desde que comprei a máquina do pão venho cá sempre ver as novidades. Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. vc tem uma dica de como fazer a conversão para qdo nao tenho essa farinha que j;a vem pronta? Obrigada

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin