quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pão +Completo Caseiro

Ontem fiz um Pão +Completo da Nacional (é uma mistura de trigo e centeio, para quem quiser fabricar a sua própria mistura de farinha).
Estava a apetecer-me fazer algo diferente e decidi não alterar a receita, mas modificar o modo de cozimento: em vez de cozer na máquina de fazer pão, cozi-o no forno e assim saiu um pão com um aspecto mais tradicional (quase que parecia que tinha ido buscá-lo à padaria :D ).


Ingredientes:
300 ml de água morna
500 g de farinha Pão +Completo da Nacional

Confecção:
Colocar na cuba da máquina de fazer pão os ingredientes pela ordem indicada.

Programar a MFP para usar o programa Massa.

Quando o programa terminar, retire a massa para uma superfície enfarinhada, e dê-lhe a forma de bola.

Deixe a massa descansar uns 20m, abrigada de corrente de ar (coloque um pano por cima, por ex.)

Coloque um copo de metal com água dentro do forno, para que se crie vapor enquanto o pão estiver a cozer, para ajudar a criar uma crosta crocante no pão.

Findo o tempo de descanso da massa, coloque-a no tabuleiro de ir ao forno, dê uns golpes por cima com uma faca e leve a cozer em forno pré-aquecido a 200ºC durante uns 20 a 30m.

Vá verificando o forno, para ver se a crosta não começa a queimar.

Saberá que o pão está cozido, se pegar nele (com cuidado, lembre-se que está muito quente) e soar a oco se der umas pancadinhas com os dedos por baixo do pão.

Bom apetite!

9 comentários:

  1. ai que optimo aspecto! eu desde que tenho a mfp que nunca mais cozi pão no forno, mas já tenho saudades o sabor não é o mesmo.

    sabias que o Dia/minipreço está com uma promoção de "pague 1 leve 2" da farinha de pão caseiro da Nacional? é capaz de te interessar ;)

    ResponderEliminar
  2. eu, por comodidade, cozo sempre os pães na máquina, mas não há dúvida que o pão cozido no forno é logo outra coisa...
    ficou fantástico!

    ResponderEliminar
  3. @tostão, obrigada pela info da promoção :)
    Estas coisas interessam sempre :D

    @risonha, eu também costumo cozer os pães na máquina, que não dá trabalho nenhum... mas deste vez tinha tempo por casa para fazer as minhas "avarias" culinárias ehehe :D

    ResponderEliminar
  4. quando forem promoções relacionadas com farinhas tenho vir aqui avisar-te (dá sempre jeito né?).

    acho que este fim-de-semana vou fazer este teu paozinho ;)

    ResponderEliminar
  5. @tostão, sim, sff avisa quando souberes de promoções.. dá sempre jeito a mim (e ao restante pessoal que vem ao blog) saber onde podemos poupar com a compras das farinhas :)

    Obrigada!
    Beijocas!
    Ana

    ResponderEliminar
  6. humq ue belo paozinho
    ainda nao usei essa farinha ams ja ta na lista das compras:-)

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,
    fiz este paozinho na MPF e depois forno....fantastico...enquanto esperavamos pelo jantar la foram umas fatias com manteiga....ihih. Ontem fiz tostas, mas notei qunado parti o pao que estava um pouco mole. Como guarda o pao, ja agora? E podemos fazer o mesmo sistema com as outras farinhas da nacional ou do Continente? bgd!

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Charmes!
    Claro que pode fazer este sistema com as outras farinhas da Nacional, Continente, Branca de Neve... ou mesmo com a sua própria mistura de farinhas :)
    Sobre a conservação do pão faço assim:
    Quando a máquina acaba de fazer o pão, retiro-o para cima de uma grelha, para que possa arejar e arrefecer por baixo (para não criar humidade).
    Depois se quiseremos comer enquanto está quentinho, podemos fazê-lo :D
    Depois quando estiver frio, embrulho num pano e coloco dentro de um saco de plástico, bem fechado e sem ar lá dentro para evitar que fique rijo por dentro depressa demais.

    Obrigada pela visita!
    Ana

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin