domingo, 11 de julho de 2010

Pão +Equilíbrio com Milho

Ontem foi dia de irmos apanhar um solzinho à praia, e como lanche preparei um Pão +Equilíbrio com... milho!
Ficou um pão muito bonito, cheio de cor amarela dos grãos de milho, e depois fiz sandes com bacon e queijo. Acho que assim ficou um lanche nutritivo: com os cereais que já vêm na farinha, o cálcio que vem com o queijo, os nutrientes da carne no bacon e as qualidades nutricionais do milho. Ficou muito bom.








Curiosidades sobre o milho:
Os primeiros registros do cultivo do milho datam de 7.300 anos, e foram encontrados em pequenas ilhas próximas ao litoral do México, no golfo do México. Seu nome, de origem indígena caribenha, significa "sustento da vida". Alimentação básica de várias civilizações importantes ao longo dos séculos, os Olmecas, Maias, Astecas e Incas reverenciavam o cereal na arte e religião. Grande parte de suas atividades diárias eram ligadas ao seu cultivo.
Com as grandes navegações do século XVI e o início do processo de colonização da América, a cultura do milho se expandiu para outras partes do mundo. Hoje é cultivado e consumido em todos os continentes e sua produção só perde para a do trigo e do arroz.

É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo excepções a lisina e o triptofano.
 
Puro ou como ingrediente de outros produtos, é uma importante fonte energética para o homem. Ao contrário do trigo e o arroz, que são refinados durante seus processos de industrialização, o milho conserva sua casca, que é rica em fibras, fundamental para a eliminação das toxinas do organismo humano.

Além das fibras, o grão de milho é constituído de carboidratos, proteínas e vitaminas do complexo B. Possui bom potencial calórico, sendo constituído de grandes quantidades de açúcares e gorduras. O milho contém vários sais minerais como (ferro, fósforo, potássio e zinco) no entanto é rico em ácido fítico, que dificulta a absorção destes mesmos.

Fonte: informação adaptada de wikipedia





Unusual strains of maize are collected to incr...Image via Wikipedia



Vamos então à receita...

Ingredientes:
330ml de água morna
1 lata pequena de grão de milho cozido (cerca de 150g)
500g de farinha Pão +Equilíbrio da Nacional

Confecção:
Colocar a água na cuba da máquina de fazer pão, juntar o milho escorrido e por fim a farinha Pão +Equilibrio da Nacional.
Programar a MFP para usar o programa Básico, cor média e peso 750g.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Como faço esta receita de modo tradicional? sem a farinha para pão? Obrigada

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin