segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pão de Iogurte

A receita de hoje tem como base uma receita que aparece no manual da Clatronic (Britania Prime) que publiquei no meu post anterior, o Pão de Iogurte!
Este é um pão muito fofo e com uma crosta fina e estaladiça.


O ingrediente principal desta receita é o Iogurte. Saiba mais sobre o iogurte e verifique os seus benefícios para a nossa saúde!

Imagem: iogurte natural (retirada da wikipedia)

O iogurte (do turco yoğurt, pronúncia [jɔˈurt], do adjetivo yoğun, "denso" ou "tornar denso") é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. É um líquido espesso, branco e levemente ácido, muito nutritivo e, por essa razão, muitas vezes é servido e mesmo vendido misturado com frutas, chocolate ou outro tipo de adoçante.

É um alimento que tem origem nos Balcãs e, tal como outros produtos derivados do leite fermentado, como o leben árabe, o koumis russo, o jugurt turco ou o kefir caucasiano, remontam há milhares de anos.

No entanto, a sua comercialização teve início a partir da constatação feita pelo médico Ilya Ilyich Mechnikov, premiado com o Nobel da Fisiologia ou Medicina em 1908.

O iogurte é obtido pela acção fermentativa específica das bactérias lácteas (fermentos), Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus termophilus, sobre o leite, com ou sem adição de outros produtos lácteos. Estas bactérias lácteas no produto final têm que estar vivas e em grande quantidade (igual ou superior a 107/g).

Propriedades do Iogurte:

Contém um baixo teor de lactose
A lactose é parcialmente transformada em ácido láctico, durante o percurso da fermentação, isto facilita a assimilação do iogurte em indivíduos com intolerância à lactose, e que por isso têm problemas em assimilar os nutrientes do leite. A acidez do iogurte confere uma protecção natural contra as infecções, manifestando-se a inibição de diferentes tipos de bactérias patogénicas no iogurte. Por outro lado, o acido láctico dissolve o cálcio presente no iogurte e favorece a sua assimilação.

Proteólise e digestão
As proteínas do leite, que têm um alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por acção das bactérias lácticas, o que permite uma melhor digestão.

VitaminasAs vitaminas do leite ajudam ao desenvolvimento das bactérias lácticas que, por sua vez, produzem outras vitaminas, aumentando assim a variedade de vitaminas presentes no iogurte.

Minerais
O iogurte apresenta uma ampla variedade de minerais, destacando-se com maior importância o cálcio, que para além do mais apresenta uma elevada biodisponibilidade.

Sobre o benefício das bactérias lácteas vivas e os seus efeitos no tracto digestivo...
Sempre vivas no momento do seu consumo as bactérias lácticas, e os seus metabolitos, continuam a sua acção benéfica por todo o tracto digestivo. A lactase produzida por estas bactérias, fonte única de origem alimentar, pode compensar uma actividade lactásica diminuída, permitindo a assimilação de lactose e do resto dos nutrientes, que nestes casos poderiam ver-se comprometidos.

As bactérias lácticas têm um efeito benéfico sobre a flora intestinal. A ingestão simultânea de lactose e de bactérias lácticas cria as condições óptimas para a povoação do intestino com esta flora láctica. A sua actividade não é ainda suficientemente conhecida, mas entre as acções que lhe são atribuídas podem citar-se a inibição do desenvolvimento de bactérias patogénicas e, por consequências constituição de um meio de prevenção contra infecções gastrointestinais. O consumo de iogurte permitirá uma melhor resistência a este tipo de situações. As bactérias lácticas presentes no iogurte parecem promover também a estimulação do sistema imunitário.

Concluindo, e como diz a publicidade, "um iogurte por dia nem sabe o bem que lhe fazia"!

Passando agora à receita do pão de iogurte...

Ingredientes:
120 ml de leite
125g de iogurte
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de açúcar
380g de farinha Pão Caseiro da Nacional

Confecção:
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, seleccionar o programa Normal (Pão Básico), peso 750g e cor média.





Ingredientes utilizados...
Farinha Pão Caseiro da Nacional:



Fonte:
Texto baseado em informações retiradas da wikipedia e do Centro de Informação do Iogurte Danone.

3 comentários:

  1. mais um paozinho original e com muito bom aspecto!
    este tambem vou experimentar, mas com o iogurte de soja, lá por casa temos um alergico ao leite de vaca.

    ResponderEliminar
  2. hum esse pao deve ter ficado bem foinho
    esta com um aspecto muito bom
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Este pão é excelente. è muito fofo e é um otimo substituto para os pães de leite. è mais saudável por ter menos gordura e tudo. Vou tenter fazer também em bolinhas.

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover