sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pãezinhos com Sementes de Papoila

Continuando com o tópico de receitas de pãezinhos (carcaças, papo-secos, ou como lhe queiram chamar - dependendo da zona), trago-vos ainda a receita de Pãezinhos com Sementes de Papoila.

Pãezinhos de Sementes de Papoila
Pãezinhos de Sementes de Papoila

É a partir da Papoila (ou Papoula), uma planta da família Papaveraceae, que se extrai o ópio, no entanto as suas sementes são amplamente utilizadas na culinária.

papoilas
Papoilas (fonte: wikipedia)

Mas o ópio não é ilegal? Porque existem à venda estas sementes?
O ópio (narcótico) é extraído dos bolbos da planta ainda verde, enquanto que a especiaria é retirada quando a planta já está seca. Comparando a quantidade de ópio existente numa semente com a quantidade existente no bolbo, a semente contém um nível muito baixo de ópio e por isso não é prejudicial o seu consumo. Daí que, para culinária, é permitido o seu uso e sua venda. Em Portugal estão à venda na secção de produtos naturais de qualquer hipermercado, ou supermercado biológico.

A civilização Suméria (considerada a civilização mais antiga da humanidade) já utilizava estas sementes, assim como os Egípcios, cujos papiros que datam de 1550 AC referem a sua utilização como sedativo, no entanto muitas outras civilizações referem estas sementes como um remédio para ajudar a adormecer, promover a fertilidade e riqueza e ainda fornecer poderes mágicos de invisibilidade (juro que esta última parte é referida por Scott Cunningham (2004). Cunningham's Encyclopedia of Magical Herbs. Llewellyn. p. 211. ISBN 978-0-87542-122-3).

Estas sementes têm menos de um milímetro de comprimento e são necessária cerca de 3300 sementes para completarem 1 grama. São altamente nutritivas e menos alergénicas que outras sementes.

Factos interessantes:
A venda de sementes de papoila Papaver somniferum foi banida de Singapura, devido a ter no seu conteúdo  uma quantidade mínima de morfina, tendo sido também banidas da Arábia Saudita por questões religiosas e devido ao controlo anti-drogas. Nos Emirados Árabes Unidos, se um turista carregar consigo sementes de papoila, ficará preso. Por isso, cuidado com as viagens nestes países.

O consumo de sementes de papoila pode levar a casos de falsos positivos, em testes anti-droga, por causa de conter uma quantidade mínima de alcalóides de ópio (como a morfina e codeína), por isso se viajar, não consuma bolos nem pães com estas sementes.
Um exemplo, na ficção, de um teste falso positivo, ocorreu no episódio da série Seinfeld "The Shower Head", onde Elaine consumiu bolos com sementes de papoila.

(fonte: adaptado de artigo da wikipedia)

Com estas sementes pode:
Colocar em cima de pão, juntar aos cereais, adicionar em massas de pão ou bolos, comer com frutas e iogurte...

Sementes de Papoila
Sementes de Papoila

Sementes de Papoila
Embalagem de Sementes de Papoila
Informação nutricional (por 100g) das Sementes de Papoila:
Valor energético: 533Kcal / 2231 KJ
Proteínas: 18g
Hidratos de Carbono: 23,7g
Cálcio: 1448,4 mg (181% da DDR)
Ferro: 9,4 mg (87,1% da DDR)
Lípidos: 44,7g
Fibras Alimentares: 10g

DDR - Dose Diária Recomendada

Vamos à receita?

Ingredientes:
320ml de água morna
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem sal e fermento)
Sementes de Papoila q.b

Confecção:
Coloque a água e a farinha (já com o sal e fermento) na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccione o programa "Massa" (cerca de 1h30m)
Findo este tempo, retire a massa para cima de uma bancada salpicada com farinha (para a massa não agarrar).
Divida a massa em 8 porções.
Estique cada uma das porções e coloque sementes de papoila em cada uma das porções.
Feche a massa beliscando com os dedos a união da massa, e amasse um pouco cada porção de massa de pão, para que estas sementes se distribuam uniformemente pelo pãozinho, com as mãos.
Dê uma forma arredondada a cada uma das porções de massa de pão.
Deite um pouco de sementes de papoila na bancada e faça rolar a bola de pão sobre estas sementes. Isto fará com que o exterior do pão fique com sementes agarradas.

Pãezinhos de Sementes de Papoila
Pãezinhos de Sementes de Papoila

Coloque cada porção num tabuleiro, que possa ir ao forno, previamente salpicado com farinha.
Coloque o tabuleiro dentro do forno, a 50ºC, durante 1h, para a massa poder crescer novamente.
Findo este tempo, aumente a temperatura do forno para 180ºC e deixe cozer durante 25m, ou até o pão ficar com cor dourada.

Nota:
Não se esqueça que se utilizar farinhas que não sejam especialmente preparadas com sal e fermento para a MFP (como as que costumo usar), deve adicionar 1/2 colher de chá de sal e 12g de fermento de padeiro (meio cubo).

3 comentários:

  1. Obrigada pela partilha de informação, pois é interessante,..quanto aos pãezinhos ficaram fantásticos,..
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Estou a visitar alguns blogs, e tive o privilégio de encontrar o seu, vi na pagina inicial o que escreveu, e como gostei folheei mais algumas páginas e fiquei maravilhado pelo que vi e li.
    Dou-lhe os parabéns, mas queria deixar um apelo continue assim dando sempre o melhor, boas mensagens, bons temas. Gosto de escrever, mas também gosto de ler bons temas, por isso é que parei aqui.
    Meu nome é: António Batalha.
    Sou um servo de Deus,e deixo aqui a minha bênção,que haja paz,amor na sua vida, muita saúde e felicidade.
    PS. Se desejar seguir meu blog faça-o de forma a que eu possa seguir o seu blog também.

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover