quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pãezinhos de Amêndoa

Com a máquina de fazer pão, pode optar por fazer somente a massa na máquina e depois moldar o pão a seu gosto, para depois poder cozer no forno.
Desta vez optei por fazer pãezinhos, em vez de cozer um pão grande, enriquecidos com pedaços de amêndoas, cujos benefícios alimentares não devem fazer parte da nossa lista de privações.

Pãezinhos de Amêndoa
Conhecendo melhor a amêndoa...

Normalmente considerada como um fruto seco, a amêndoa é um ingrediente indispensável na confecção de doces, bolos e tortas, especialmente na fabricação de bombons e chocolates. Ela também é normmalmente utilizada como um item essencial na decoração gastronómica. Das sementes são retirados óleos e essências, portadores de benefícios medicinais e por esta razão a amêndoa é muito encontrada no ramo da estética.
A amêndoa possui vitamina E, ácido fólico, arginina, um aminoácido prescrito para o relaxamento dos vasos e o equilíbrio da pressão arterial e ainda uma substância conhecida como gordura monoinsaturada, ideal para uma boa circulação sanguínea, diminuição do colesterol e diminuição dos radicais livres, devido ao seu alto potencial antioxidante.

E vamos à receita!

Ingredientes:
320ml de água morna
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem sal e fermento)
Amêndoa lascada q.b.

Confecção:
Coloque a água e a farinha (já com o sal e fermento) na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccione o programa "Massa" (cerca de 1h30m)
Findo este tempo, retire a massa para cima de uma bancada salpicada com farinha (para a massa não agarrar).
Divida a massa em 8 porções.
Em cada uma das porções coloque amêndoas lascadas a seu gosto e dê o formato de bola.
Coloque as bolas de massa num tabuleiro que possa ir ao forno, previamente untado com óleo (usei óleo em Spray da Espiga).
Pincele cada uma das bolas com água e coloque por cima alguns pedaços de amêndoa.
Coloque o tabuleiro dentro do forno, a 50ºC, durante 1h, para a massa poder crescer novamente.
Findo este tempo, aumente a temperatura do forno para 180ºC e deixe cozer durante 25m, ou até o pão ficar com cor dourada.

Nota:
Não se esqueça que se utilizar farinhas que não sejam especialmente preparadas com sal e fermento para a MFP (como as que costumo usar), deve adicionar 1/2 colher de chá de sal e 12g de fermento de padeiro (meio cubo).

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Hummm, gosto muito de amêndoas. Ótima receita.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover