segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pão de Maçã

A receita desta semana foi dedicada um dos dos frutos mais comuns que temos a nível mundial, a maçã, e por isso fiz um Pão de Maçã, aliado ao bom paladar das especiarias.



A maçã, é o fruto da macieira, árvore originária da Ásia Central, onde o seu ancestral selvagem ainda pode ser encontrado. Foi uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. É a espécie de fruta, à excepção dos citrinos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte do seu valor nutritivo. As maçãs de inverno, colhidas no final do Outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milénios na Ásia, Europa e nos Estados Unidos da América (desde 1800).

Tal como diz a frase "an apple a day keeps the doctor away" (uma maçã por dia mantém o médico afastado), a maçã é um fruto muito saudável e com inúmeros benefícios para o organismo.

O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.
Tem um elevado teor de potássio, sendo um benefício para o coração. Ajuda nas contracções musculares e transmissão dos impulsos nervosos. Pesquisas referem que o acréscimo de potássio à alimentação das pessoas com pressão arterial alta, causa diminuição na pressão arterial e protege contra derrames cerebrais.
É um excelente alimento, conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, que favorece especialmente a assimilação do cálcio.

Informação Nutricional:
A maçã contém ainda as seguintes vitaminas: A, B1, B2, PP, E, C, para além de sais minerais, como fósforo, ferro, potássio e magnésio; tem 85% de água e 12% de açúcar.

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Cada 100 g de maçã crua contém 63 calorias.
Fonte: baseado em informações retiradas da wikipedia.



E agora a receita!

Ingredientes:
(Modo Alternativo, com farinha preparada)
300ml de água
1 colher de sopa de mel
1 maçã cortada aos cubinhos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce
500g de farinha Pão Rústico da Nacional (já tem sal e fermento de padeiro adicionado)

(Modo tradicional)
300ml de água
1 colher de sopa de mel
1 maçã cortada aos cubinhos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce
500g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro


Confecção:
Coloque os ingredientes indicados por ordem na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccionar o programa Pão Básico, peso 750g e cor média.

Nota:
Se utilizar uma farinha que não seja preparada especialmente para a máquina de fazer pão, não se esqueça de adicionar um pouco de sal e 12g de fermento de padeiro.

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Comprei uma maquina de cozer pao fui ao cumputador para receitas e ajudou-me muito obrigado pelas receitas.

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin