domingo, 21 de março de 2010

Pão de Mistura Enroladinho Recheado

Hoje, como vai sendo habitual aos fins de semana, foi dia de invenção com a máquina de fazer pão.
Já acabei com a farinha do Jumbo "Pão Integral" e quando fui às compras esta semana, trouxe a farinha do Jumbo "Pão de Mistura" (que ainda não tinha experimentado).
Mas sobre estas farinhas farei posts dedicados.

Venho assim, descrever como fiz os vários pãezinhos enrolados recheados, que visaram a utilização dos vários ingredientes que tinha cá por casa: fiambre, queijo fatiado, mistura de 3 queijos ralados, bacon fatiado, bacon às tirinhas e carne picada (já cozinhada).





Ingredientes da Massa:
300 ml de água morna
500g de farinha "Pão de Mistura" Auchan - do Jumbo

Sugestão de Ingredientes para o Recheio:
Queijo Fatiado
Mistura de 3 queijos (é um pacote de queijo ralado que há à venda no Jumbo com este nome)
Bacon Fatiado
Bacon em tirinhas
Fiambre
Carne picada cozinhada
Alho em pó

Confecção da Massa:
Colocar a água morna na cuba da máquina de fazer pão, juntar a farinha pré-preparada e seleccionar o programa "Massa".

Confecção dos Pãezinhos:
Quando o programa terminar, coloque a massa numa superfície salpicada com farinha (para a massa não agarrar à bancada) e estique com o rolo de cozinha. Corte tiras verticais com tamanho e comprimento de tiras de bacon.
Em cima de cada tira de massa, coloque os ingredientes que desejar... eu inventei várias combinações com os pãezinhos que fiz (por exemplo, colocar uma fatia de bacon e depois queijo fatiado), enrolar e dar um beliscão na ponta da massa para fechar.



Se por acaso os ingredientes estiverem a sair e não deixarem a massa fechar depois de enrolada, fazer um lacinho com massa do pão e usá-lo para fazer um laço à volta do enroladinho. Colocar num tabuleiro que possa ir ao forno.

Outros que fiz foram de bacon com carne picada, somente queijo fatiado, alguns decorei com queijo ralado, noutros fiz com fiambre e queijo, outros só com carne, noutro somente com alho em pó... é à vontade de cada um. Também fiz um grissini, que é somente um rolinho de massa feito com as mãos.


Aqui está o segundo tabuleiro que fiz, antes de ir ao forno:


Depois de colocados no tabuleiro, levar a levedar durante cerca de 20m ao forno, na temperatura mínima de 50ºC. Durante este tempo a massa  quase que duplica de tamanho.
De seguida, deve cozer os pãezinhos no forno durante 20m a 180ºC.

Bom apetite!

Dica: os mini-pãezinhos que fiz somente com alho em pó são excelentes para molhar num pratinho que tenha uma mistura de vinagre balsâmico com azeite. Pode utilizar esta sugestão como uma entrada, é como se fosse a cereja no topo do bolo, é mesmo muito bom ;)


oil and vinegar
Image by roboppy via Flickr


Reblog this post [with Zemanta]

5 comentários:

  1. Adorei a receita!
    Ficou fantástico esse pão de mistura!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É verdade, ficou mesmo muito bom.
    Por cada enroladinho em que pegávamos, como já não me lembrava o que tinha posto especificamente em cada um e como cada um era diferente, era sempre uma surpresa tentar adivinhar qual é que se estava a comer eheheh :)

    ResponderEliminar
  3. Ficaram mtos engraçados.
    Bela ideia...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. olá! sou "nova" nestas coisas de fazer pão em casa. Comprei uma tefal a uns dias, nos 1º dia fiz uma das recitas do livro e ficou optima, ontem fiz novamente e saiu uma desgraça, baixinho, e encruado será normal acontecer????

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana, não é normal sair baixinho nem encruado... fez alguma coisa de diferente comparando com as receitas do livro?

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin