terça-feira, 6 de outubro de 2009

No-Knead Bread

Existe um pão muito famoso, cuja receita original de Jim Lahey, Sullivan Street Bakery, vem publicada no New York Times. Mas o que tem este pão de tão especial? É um pão feito com muito pouco fermento e que resulta num pão maravilhoso, estilo rústico, cuja chave do sucesso é o tempo: deixar fermentar durante bastante tempo para que o fermento possa actuar e multiplicar-se. O melhor de tudo é que não é preciso sovar a massa, nem sequer é preciso amassar na máquina do pão.
Assista aqui ao vídeo do New York Times, que ensina a fazer este pão e maravilhe-se como é fácil e como o pão fica com um aspecto gostoso :D

Este é o meu No-Knead Bread:



Aqui fica a receita, que é a tradução da original publicada no New York Times:

Ingredientes:
3 copos de farinha de trigo
1 copo e meio de água
1/4 colher de chá de fermento biológico seco para pão
1 1/4 colher de chá de sal
Farinha integral ou de milho para polvilhar

Confecção:
Juntar a farinha, o fermento e o sal num recipiente médio, e misturar com as mãos. Adicionar a água e misturar tudo até fazer uma massa peganhenta. É mesmo para ficar assim, não junte mais farinha.
Tape o recipiente com película aderente e deixar descansar a massa durante cerca 12 a 18h, a uma temperatura ambiente.
A massa estará pronta quando se vir na sua superfície algumas bolhas.


Polvilhar a bancada de cozinha com farinha e colocar lá a massa. Polvilhar a massa com um pouco de farinha e dobrar a massa sobre si mesma uma ou duas vezes, agarrando-a pelas pontas (no vídeo mostra como se dobra a massa). Se a massa estiver demasiado mole para ser dobrada (como me aconteceu a mim - devo ter-me enganado na medida da água), tal como é mostrado no vídeo, junte mais farinha à massa para que consiga dobrar a massa.

Tapar a massa com a película aderente e deixar descansar por mais 15m.
De seguida, moldar a massa para ficar com o aspecto de uma bola, usando apenas farinha para que a massa não se pegue às mãos.


Chegou agora a altura de usar a farinha integral ou de milho ou mesmo de trigo se preferir: polvilhar generosamente um pano de cozinha (que não seja felpudo) com esta farinha e colocar lá a massa. Polvilhar com mais fariha e cobrir com o resto do pano. Se não for suficiente, use mais um pano, porque agora o importante é ter a massa tapada.
Deixar descansar por mais 2h ou até ter duplicado o seu tamanho.



Meia hora antes de a massa estar pronta, aquecer o forno a 220ºC-250ºC e colocar lá dentro o recipiente que vamos usar como forma para o pão: uma panela de ferro, pirex ou um recipiente de cerâmica. O importante é que tenha uma tampa que possa ir ao forno.

Quando a massa estiver pronta, retirar o recipiente do forno com cuidado e colocar lá dentro a massa virada ao contrário do que estava na toalha. Pode abanar o recipiente se a massa estiver mal distribuída quando a colocou lá dentro, para que fique direitinha.

Tapar o recipiente com a sua tampa e colocar no forno novamente. Deixar cozer durante 30m, tirar a tampa e deixar cozer durante mais 15 a 30m até a côdea ter uma bela cor dourada.




Deixar arrefecer sobre uma rede para o ar poder circular pelo pão e não deixar acumular humidade.


2 comentários:

  1. Muito fixe e fácil de fazer! :)
    Já experimentei fazer lá em casa e saiu um espetáculo! =D
    Parece mesmo o excelente pão que se faz na minha zona. =)
    5*

    ResponderEliminar
  2. Ontem comi uma fatia do meu, que ainda sobrou, e continuava mole (e sem bolor eheheh)! Uma maravilha!

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover