quinta-feira, 9 de julho de 2009

O fermento... ainda estará bom?

Fermento fresco

Se guardou o fermento fresco no frigorífico ou o fermento seco num pacote aberto, e está na dúvida se o fermento ainda estará bom, ou se já está sem efeito, aqui encontra a solução.

Faça o seguinte:
Junte metade de uma colher de chá de açúcar em meia chávena de água morna e misture até o açúcar se dissolver. De seguida junte uma colher de chá de fermento à mistura anterior e deixe repousar durante 10 minutos num local quente, por exemplo dentro do forno a uma temperatura muito baixinha.
Passados os 10m, vá ver se nota modificações: deverá existir espuma na superfície da mistura e um cheiro acentuado a fermento. Se conseguiu obter isto, parabéns, poderá fazer o seu pãozinho à confiança com o resto do fermento, porque continua bom! Se nada acontecer, é porque o fermento já não está bom e o seu pão não crescerá, por isso mais vale deitar fora o fermento e comprar um novo.

E perguntam vocês: mas como é que esta experiência diz isso?
É simples, caro Watson: por termos água aquecida e um ambiente quente, e ainda com o açúcar a ajudar à fermentação, estão reunidas as condições para o fermento actuar. Quando o fermento actua, ocorre uma reacção química em que é libertado dióxido de carbono, que acaba por ser o responsável por criar as bolhas de ar dentro do pão. Por isso se vir espuma ao cimo da mistura, quer dizer que o fermento actuou mesmo e libertou o dióxido de carbono.

Por isso convém não esquecer:
- Se comprou fermento fresco a mais, congele em porções para ser utilizado numa próxima vez. Depois quando o quiser utilizar congelado, nem é preciso meter a descongelar: basta desfazer essa porção de fermento congelado em água morna, que será a quantidade de água indicada na receita de pão que estiver a seguir.

- Se comprou fermento seco, basta conservá-lo num local fresco, seco e sem contacto directo com o ar: se tiver rasgado a embalagem do fermento, basta transferir o fermento seco para um saquinho de plástico, retirar o ar e fechar o saco.

2 comentários:

  1. É normal as farinhas já preparadas perderem a força de levedar?
    É que eu, há vários meses atrás, comprei no LIDL, uma certa quantidade pacotes de farinha para MFP, porque de vez em quando uso para fazer pão na MFP. Fui usando e de inicio todos deram pão normal.
    Mas das últimas 3 ou 4 vezes que tentei fazer pão na MFP, a massa não cresceu. O Pão cozeu mas não ficou comestível, porque estava todo amassarocado.
    As farinhas estão ainda todos na validade.

    Para despistar o problema, comprei uma nova embalagem de farinha para A MFP mas de outra marca, e agora já saiu um pão normal!

    A minha questão é:
    Porque será que as farinhas deixaram de funcionar?
    Alguém sabe?

    ResponderEliminar
  2. Olá Sam,
    isso acontece com qualquer marca: o fermento perde a sua acção ao longo do tempo.
    Por isso recomendo comprar farinha preparada à medida que for sendo necessária ou então ter sempre cubos de fermento de padeiro congelados para usar quando as farinhas preparadas forem mais antigas. Basta juntar uns 12g de fermento de padeiro.

    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin