segunda-feira, 1 de junho de 2009

Perguntas e Respostas

Hoje recebi a seguinte pergunta, o que me deixa a ideia de publicar uma tabela de equivalências, que dá sempre jeito (nota mental: procurar uma tabela de equivalências).

olá! gostaria de saber, se possível, e para o pão de café, qual o peso em farinha equivalente aos 3 copos que constam da receita. Obrigado

Na receita, cada copo leva 220ml de líquidos, o que em sólidos corresponde a cerca de 200g de farinha. Logo, 3 copos serão 600g de farinha.

A conversão é mais ou menos assim:
100 g = 1 decilitro = 100 ml

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bolo de Côco na MFP


Coco dorado [Coconut] (Cocos nucifera) (Frutos...Image by barloventomagico via Flickr

Esta receita original deste bolo é proveniente do fórum paocaseiro.


Ingredientes:
200 ml de leite
2 ovos
150 g de margarina derretida
1 pitada de sal
200 g de açúcar
200 g de farinha T65
7 g fermento em pó
200 g de côco ralado

Preparação:
Juntar tudo na cuba da máquina de fazer pão e seleccionar o programa bolos.
Se preferir, faça a massa com a batedeira/liquidificadora e use o programa forno da sua MFP para cozer o bolo.

Reblog this post [with Zemanta]

Perguntas e Respostas

Vou reunir aqui neste tópico perguntas feitas na shoutbox onde podem deixar comentários, perguntas, dizer o que quiserem... pelo menos fica arquivado para quem tiver dúvidas semelhantes!

28 Mai 09, 22:55
Teresa: Tenho uma dúvida, utilizo normalmente para fazer o pão, as misturas do continente e farinha tipo 65 para usos culinários. Posso utilizar farinha autolevedante ou não é aconselhável? Obrigada

ReceitasMFP: Teresa, se está a pensar na farinha branca de Neve, que trás fermento, essa não deve ser utilizada para fazer o pão, porque a forma deste fermento actuar é diferente. As únicas farinhas autolevendantes que pode utilizar para fazer pão são aquelas que trazem escrito na embalagem que são próprias para máquina do pão, porque já tem o fermento certo adicionado para fazer pão.

19 Mai 09, 20:53
Floriano mesquita: Tenho uma maquina de pão. O livro de receitas tráz referencias de farinha que eu gostava de saber as equivalencias que são:tipoe 550, 997 ,1050, 405, 812.

ReceitasMFP: Em investigação... sei que esses números são usados em receitas italianas, e que quanto maior o número, mais glúten tem, logo melhor é para o pão (tal como a nossa T65 é melhor para o pão que a T55).

19 Mai 09, 18:11
Luis: Boa tarde! dá para substituir o leite em pó por leite liquido? obrigada

ReceitasMFP: Olá, sim podes substituir o leite em pó por leite líquido, mas depois tens de meter menos água, de forma a que o total da quantidade de líquidos continue correcto.


15 Mai 09, 14:29
João: como fazer o pão na mfp ficar + esponjoso?

ReceitasMFP: Olá João! Se o teu pão fica muito consistente e muito compacto, precisas de adicionar mais um pouquinho de fermento. Isso já me aconteceu com as farinhas do LIDL, cujo fermento já não actuava bem.

15 Mai 09, 00:08
Luís: Olá a todos!
Antes de mais quero dar os parabens ao criador deste bolg... e tenho uma duvida, normalmente deixo a mfp programada para ter pão fresco de manhã. posso utilizar por exemplo a receita do pão com pepita de chocolate?

17 Mai 09, 16:13
ReceitasMFP: Olá Luís! Obrigada pelos elogios! Sim, podes deixar a máquina programada com a receita do pão de pepitas, eu já o fiz dessa forma :D

13 Mai 09, 15:27
Filipa: Gostaria de saber se alguém tem receitas de comida para a MFP :D

17 Mai 09, 16:12
ReceitasMFP: Olá Filipa! Tenho algumas receitas de comida para a MFP aqui no blog, procura em Receitas de Carne, em Receitas de Peixe e em Receitas de Acompanhamentos. Podem deixar mais receitas nos comentários!

terça-feira, 26 de maio de 2009

O pão... baixou?

Vou contar o que me aconteceu neste fim de semana.
Lá meti eu os ingredientes na máquina, ia fazer um pão com 350ml de água, 1 pitada de sal, 250g de farinha normal e 250g de farinha de pão rústico do LIDL, cujo fermento já não actuava, logo adicionei 1 saqueta de fermento seco em pó Ramazzoti. Até aqui é uma receita de pão normalíssima, sem grandes truques nem grandes ingredientes.
Meti os ingredientes na máquina e programei para usar o ciclo normal, para um pão de 750g e com cor escura (não gosto de ver o pão com cor pálida).
Fui espreitar pelo vidro enquanto fermentava e o pão estava enorme e eu toda contente a pensar que ia ter um pão gigante para comer.
Depois de o pão cozer, abri a máquina e... o pão tinha baixado! Já não estava do tamanho que tinha visto anteriormente :(
Pois... mais tarde descobri que isto acontece quando se usa fermento a mais.
Por isso, já sabem, se isto vos acontecer, para a próxima deve-se usar menos fermento, ok?

domingo, 17 de maio de 2009

Pão de Canela

cinnamon craze!Image by bıtzı via Flickr

Já tinha publicado anteriormente uma receita de Pão de Canela com Mel, mas para as pessoas que não gostam de mel (como por exemplo o meu marido, embora eu até coma mel às colheradas) deixo aqui uma versão dessa receita sem o mel.

Ingredientes:
1/2 copo de azeite
200 ml de leite
1 ovo
500 g de farinha de trigo
25 g de fermento de padeiro
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de margarina derretida

Confecção:
Coloque na cuba da máquina de fazer pão o azeite com o leite, o ovo, a farinha, o fermento, 2 colheres de sopa de açúcar e o sal. Programar a máquina para utilizar o programa Massa.
Misture as restantes 2 colheres de açúcar com a canela e reserve.
Quando o programa terminar, retirar a massa e fazer um rolo com ela. Pincelar por cima com a margarina derretida, depois polvilhar com a mistura de açúcar e canela (se quiser mais doce, duplique a quantidade de açúcar e canela). Depois de polvilhado, entrançar e colocar no forno a cozer (durante cerca de 10 a 15m).

Reblog this post [with Zemanta]
Blog Widget by LinkWithin