Hoje recebi a seguinte pergunta, o que me deixa a ideia de publicar uma tabela de equivalências, que dá sempre jeito (nota mental: procurar uma tabela de equivalências).
olá! gostaria de saber, se possível, e para o pão de café, qual o peso em farinha equivalente aos 3 copos que constam da receita. Obrigado
Na receita, cada copo leva 220ml de líquidos, o que em sólidos corresponde a cerca de 200g de farinha. Logo, 3 copos serão 600g de farinha.
A conversão é mais ou menos assim:
100 g = 1 decilitro = 100 ml
segunda-feira, 1 de junho de 2009
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Bolo de Côco na MFP
Image by barloventomagico via Flickr
Ingredientes:
200 ml de leite
2 ovos
150 g de margarina derretida
1 pitada de sal
200 g de açúcar
200 g de farinha T65
7 g fermento em pó
200 g de côco ralado
Preparação:
Juntar tudo na cuba da máquina de fazer pão e seleccionar o programa bolos.
Se preferir, faça a massa com a batedeira/liquidificadora e use o programa forno da sua MFP para cozer o bolo.
Perguntas e Respostas
Vou reunir aqui neste tópico perguntas feitas na shoutbox onde podem deixar comentários, perguntas, dizer o que quiserem... pelo menos fica arquivado para quem tiver dúvidas semelhantes!
28 Mai 09, 22:55
Teresa: Tenho uma dúvida, utilizo normalmente para fazer o pão, as misturas do continente e farinha tipo 65 para usos culinários. Posso utilizar farinha autolevedante ou não é aconselhável? Obrigada
ReceitasMFP: Teresa, se está a pensar na farinha branca de Neve, que trás fermento, essa não deve ser utilizada para fazer o pão, porque a forma deste fermento actuar é diferente. As únicas farinhas autolevendantes que pode utilizar para fazer pão são aquelas que trazem escrito na embalagem que são próprias para máquina do pão, porque já tem o fermento certo adicionado para fazer pão.
19 Mai 09, 20:53
Floriano mesquita: Tenho uma maquina de pão. O livro de receitas tráz referencias de farinha que eu gostava de saber as equivalencias que são:tipoe 550, 997 ,1050, 405, 812.
ReceitasMFP: Em investigação... sei que esses números são usados em receitas italianas, e que quanto maior o número, mais glúten tem, logo melhor é para o pão (tal como a nossa T65 é melhor para o pão que a T55).
19 Mai 09, 18:11
Luis: Boa tarde! dá para substituir o leite em pó por leite liquido? obrigada
ReceitasMFP: Olá, sim podes substituir o leite em pó por leite líquido, mas depois tens de meter menos água, de forma a que o total da quantidade de líquidos continue correcto.
15 Mai 09, 14:29
João: como fazer o pão na mfp ficar + esponjoso?
ReceitasMFP: Olá João! Se o teu pão fica muito consistente e muito compacto, precisas de adicionar mais um pouquinho de fermento. Isso já me aconteceu com as farinhas do LIDL, cujo fermento já não actuava bem.
15 Mai 09, 00:08
Luís: Olá a todos!
Antes de mais quero dar os parabens ao criador deste bolg... e tenho uma duvida, normalmente deixo a mfp programada para ter pão fresco de manhã. posso utilizar por exemplo a receita do pão com pepita de chocolate?
17 Mai 09, 16:13
ReceitasMFP: Olá Luís! Obrigada pelos elogios! Sim, podes deixar a máquina programada com a receita do pão de pepitas, eu já o fiz dessa forma :D
13 Mai 09, 15:27
Filipa: Gostaria de saber se alguém tem receitas de comida para a MFP :D
17 Mai 09, 16:12
ReceitasMFP: Olá Filipa! Tenho algumas receitas de comida para a MFP aqui no blog, procura em Receitas de Carne, em Receitas de Peixe e em Receitas de Acompanhamentos. Podem deixar mais receitas nos comentários!
28 Mai 09, 22:55
Teresa: Tenho uma dúvida, utilizo normalmente para fazer o pão, as misturas do continente e farinha tipo 65 para usos culinários. Posso utilizar farinha autolevedante ou não é aconselhável? Obrigada
ReceitasMFP: Teresa, se está a pensar na farinha branca de Neve, que trás fermento, essa não deve ser utilizada para fazer o pão, porque a forma deste fermento actuar é diferente. As únicas farinhas autolevendantes que pode utilizar para fazer pão são aquelas que trazem escrito na embalagem que são próprias para máquina do pão, porque já tem o fermento certo adicionado para fazer pão.
19 Mai 09, 20:53
Floriano mesquita: Tenho uma maquina de pão. O livro de receitas tráz referencias de farinha que eu gostava de saber as equivalencias que são:tipoe 550, 997 ,1050, 405, 812.
ReceitasMFP: Em investigação... sei que esses números são usados em receitas italianas, e que quanto maior o número, mais glúten tem, logo melhor é para o pão (tal como a nossa T65 é melhor para o pão que a T55).
19 Mai 09, 18:11
Luis: Boa tarde! dá para substituir o leite em pó por leite liquido? obrigada
ReceitasMFP: Olá, sim podes substituir o leite em pó por leite líquido, mas depois tens de meter menos água, de forma a que o total da quantidade de líquidos continue correcto.
15 Mai 09, 14:29
João: como fazer o pão na mfp ficar + esponjoso?
ReceitasMFP: Olá João! Se o teu pão fica muito consistente e muito compacto, precisas de adicionar mais um pouquinho de fermento. Isso já me aconteceu com as farinhas do LIDL, cujo fermento já não actuava bem.
15 Mai 09, 00:08
Luís: Olá a todos!
Antes de mais quero dar os parabens ao criador deste bolg... e tenho uma duvida, normalmente deixo a mfp programada para ter pão fresco de manhã. posso utilizar por exemplo a receita do pão com pepita de chocolate?
17 Mai 09, 16:13
ReceitasMFP: Olá Luís! Obrigada pelos elogios! Sim, podes deixar a máquina programada com a receita do pão de pepitas, eu já o fiz dessa forma :D
13 Mai 09, 15:27
Filipa: Gostaria de saber se alguém tem receitas de comida para a MFP :D
17 Mai 09, 16:12
ReceitasMFP: Olá Filipa! Tenho algumas receitas de comida para a MFP aqui no blog, procura em Receitas de Carne, em Receitas de Peixe e em Receitas de Acompanhamentos. Podem deixar mais receitas nos comentários!
terça-feira, 26 de maio de 2009
O pão... baixou?
Vou contar o que me aconteceu neste fim de semana.
Lá meti eu os ingredientes na máquina, ia fazer um pão com 350ml de água, 1 pitada de sal, 250g de farinha normal e 250g de farinha de pão rústico do LIDL, cujo fermento já não actuava, logo adicionei 1 saqueta de fermento seco em pó Ramazzoti. Até aqui é uma receita de pão normalíssima, sem grandes truques nem grandes ingredientes.
Meti os ingredientes na máquina e programei para usar o ciclo normal, para um pão de 750g e com cor escura (não gosto de ver o pão com cor pálida).
Fui espreitar pelo vidro enquanto fermentava e o pão estava enorme e eu toda contente a pensar que ia ter um pão gigante para comer.
Depois de o pão cozer, abri a máquina e... o pão tinha baixado! Já não estava do tamanho que tinha visto anteriormente :(
Pois... mais tarde descobri que isto acontece quando se usa fermento a mais.
Por isso, já sabem, se isto vos acontecer, para a próxima deve-se usar menos fermento, ok?
Lá meti eu os ingredientes na máquina, ia fazer um pão com 350ml de água, 1 pitada de sal, 250g de farinha normal e 250g de farinha de pão rústico do LIDL, cujo fermento já não actuava, logo adicionei 1 saqueta de fermento seco em pó Ramazzoti. Até aqui é uma receita de pão normalíssima, sem grandes truques nem grandes ingredientes.
Meti os ingredientes na máquina e programei para usar o ciclo normal, para um pão de 750g e com cor escura (não gosto de ver o pão com cor pálida).
Fui espreitar pelo vidro enquanto fermentava e o pão estava enorme e eu toda contente a pensar que ia ter um pão gigante para comer.
Depois de o pão cozer, abri a máquina e... o pão tinha baixado! Já não estava do tamanho que tinha visto anteriormente :(
Pois... mais tarde descobri que isto acontece quando se usa fermento a mais.
Por isso, já sabem, se isto vos acontecer, para a próxima deve-se usar menos fermento, ok?
domingo, 17 de maio de 2009
Pão de Canela
Image by bıtzı via Flickr
Ingredientes:
1/2 copo de azeite
200 ml de leite
1 ovo
500 g de farinha de trigo
25 g de fermento de padeiro
1 pitada de sal
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de margarina derretida
Confecção:
Coloque na cuba da máquina de fazer pão o azeite com o leite, o ovo, a farinha, o fermento, 2 colheres de sopa de açúcar e o sal. Programar a máquina para utilizar o programa Massa.
Misture as restantes 2 colheres de açúcar com a canela e reserve.
Quando o programa terminar, retirar a massa e fazer um rolo com ela. Pincelar por cima com a margarina derretida, depois polvilhar com a mistura de açúcar e canela (se quiser mais doce, duplique a quantidade de açúcar e canela). Depois de polvilhado, entrançar e colocar no forno a cozer (durante cerca de 10 a 15m).
Subscrever:
Mensagens (Atom)