sexta-feira, 17 de abril de 2009

FAQ: Perguntas Frequentes

Fez-se o pão ou o bolo, ou o que quer que seja que se pretendia cozinhar na máquina de fazer pão (MFP) mas alguma coisa deu para o torto, houve um problema qualquer e a receita não saiu como se esperava.
Vou aqui enumerar algumas perguntas frequentes do que pode acontecer, e respectiva solução nesta nova secção de FAQ (Frequently Asked Questions).

1. O meu pão não cresce na MFP. Porquê?
Logo à partida vê-se que houve um problema qualquer com o fermento, porque é o fermento o responsável pelo crescimento do pão.

Solução A:
Pode ter-se dado o caso de se ter utilizado uma farinha pré-preparada, ou seja, já contém a adição do fermento, mas devido a humidade ou mesmo devido a ser uma farinha que demorou mais a vender, fez com que o fermento que já trás incluído perdesse a sua acção. Logo quando se vai utilizar esta farinha pré-preparada, o fermento não vai actuar e o pão vai ficar pequenino. Isto já me aconteceu com farinhas do LIDL.
Se deu conta que a farinha pré-preparada perdeu o fermento, ao utilizar farinha daquele pacote e tiver como resultado um pão que não cresceu, pode juntar ao próximo pão que fizer com aquele pacote de farinha, uma colher de sopa de fermento seco (Fermipan, Vahiné,...) ou então uma falangeta de fermento de padeiro.

Solução B:
Se utilizou fermento de padeiro, tem de ter em conta que ao comprar fermento de padeiro deve logo utilizá-lo ou manter no frio durante umas horas até ao momento de utilização. Se comprou fermento a mais, deve separar o fermento restante em doses individuais e congelar. Para utilizar fermento que congelou, deve retirá-lo do congelador e desfazer em água morna, que é a água com a qual fará o pão e fazer o pão logo de imediato - não usar o temporizador senão o fermento perderá a sua acção.
Tenha em atenção que se utilizar fermento de padeiro fresco, sem ter passado ainda pelo congelador, e utilizar o temporizador, deve colocar o fermento por cima da farinha evitando assim o contacto com a água e com o sal. O contacto com a água e com o sal fará com que o fermento entre em acção.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pão Recheado com Doce

Sou uma gulosa por doce de morango e adoro aqueles queques com recheio de doce de morango. Então lembrei-me de que posso tentar fazer a mesma coisa com o pão, na máquina de fazer pão. Vou apresentar a receita para fazer este pão recheado com doce de morango, mas se preferir outro doce, sempre pode usar doce de maçã com canela, doce de laranja com pepitas de chocolate, o doce da sua preferência!

Ingredientes:
350 ml de água
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres sopa de leite em pó
500 g de farinha pré-preparada

Preparação:
Retirar a cuba da máquina de fazer pão.
Colocar os ingredientes acima indicado na cuba da máquina de fazer pão (MFP), respeitando a ordem de colocar primeiro os ingredientes líquidos e depois os sólidos.
Programar a máquina para utilizar o programa "Massa".
Quando terminar o programa, retirar a massa da cuba e esticar na bancada de cozinha, que foi previamente salpicada com farinha (para a massa não colar na bancada de cozinha).
Colocar por cima o doce de morango (ou outro doce da sua preferência) e enrolar a massa como se fosse uma torta.
Colocar esta massa enrolada dentro da cuba, colocar açúcar por cima da massa e utilizar a função "Cozer".

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pão de Leite com Chocolate

Que tal fazer um pão de leite com um extra especial? Pepitas de chocolate fazem com que o pão de leite fique com o aspecto dos Manhãzitos, mas em tamanho gigante!


Ingredientes:
350 ml de leite
30 g de manteiga derretida
500 g de farinha pré-preparada
3 colheres de sopa de açúcar
100 g de chocolate de culinária ou Pepitas de Chocolate da Vahiné

Preparação:
Retirar a cuba (recipiente) da máquina de fazer pão.
Inserir os ingredientes (excepto o chocolate) na cuba da máquina de fazer pão, seguindo a ordem de inserir primeiro os ingredientes líquidos e depois os sólidos.
Programar a máquina para utilizar o programa Pão Doce, peso 750g, e quando a máquina apitar para se juntar os ingredientes extra, colocar então o chocolate partido em bocadinhos.
Deixar a máquina prosseguir o programa.
Quando o pão estiver cozido, desenformar, retirar a pá de mistura, deixar arrefecer meia hora e estará pronto a comer.

NOTA:
Na foto usei apenas um Toblerone de 30g partido aos bocadinhos, devido à falta de chocolate em barra em casa, mas acho que devia ter mesmo arranjado as 100g de chocolate, visto que com 30g ficou com pouco chocolate.

NOTA2: As pepitas de chocolate Vahiné não derretem, e ficam mesmo bocadinhos de chocolate no pão de leite; enquanto que se utilizar chocolate normal, alguns derretem, depende da marca ;)

Aqui fica a imagem das pepitas de chocolate, que se encontram à venda no hipermercado ao pé dos produtos para enfeitar bolos.

Pão Rústico

Esta receita de pão rústico fácil é para ser feita na máquina de fazer pão com a farinha pré-preparada da Nacional: Farinha Nacional Pão Rústico.



Ingredientes:
500g de farinha Nacional Pão Rústico
350ml de água

Preparação:
Retire a cuba (recipiente) da máquina de fazer pão.
Insira a água na cuba da máquina de fazer pão e de seguida junte a farinha.
Programar a máquina para utilizar o programa normal, cor média e tamanho de 750g.
Quando a máquina acabar de cozer o pão, retire a pá de mistura do interior do pão e deixe arrefecer durante meia hora, ao fim da qual o pão estará pronto a ser cortado.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pão de Cerveja

Nesta receita indico como se faz um pão com cerveja e queijo na máquina de fazer pão. Se quiser pode não juntar o queijo e fica um belo Pão de Cerveja.
Aqui apresento uma outra receita para fazer Pão de Cerveja na MFP.


Cerveza en jarra heladaImage by LaraRR via Flickr


Ingredientes:
1 garrafa de 33cl de cerveja (se quiser, pode usar da preta)
50 g de margarina sem sal derretida
500 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
15 g de fermento biológico


Preparação:

Colocar os ingredientes pela ordem indicada na máquina de fazer pão: primeiro os líquidos e depois os sólidos.
Utilizar o programa normal, peso de 750g, e cor média.

Se preferir fazer pequenos pãezinhos no forno, deverá utilizar o programa Massa.
Quando este programa acabar, faça pequenas bolas com a massa e coloque depois num tabuleiro de ir ao forno.
Deixe repousar um pouco.
Cozer em forno bem quente, a 220º, durante mais ou menos 15m.
Reblog this post [with Zemanta]
Blog Widget by LinkWithin