quarta-feira, 8 de abril de 2009

Folar de frango

Esta é uma receita de Folar de Frango retirada da revista Teleculinária, adaptada por mim para a máquina de fazer pão, para se poder fazer a massa na máquina e depois cozer no forno. É uma receita para 7 pessoas.

Ingredientes:
1,5 dl de água
5 ovos
50 g de azeite
50g de banha derretida
600g farinha
25 g de fermento fresco
sal grosso q.b


PARA O RECHEIO:
1 frango
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 lata pequena de tomate aos cubos
0,5 dl de azeite
1 colher de pimentão doce
1 folha de louro
salsa q.b
sal e pimenta q.b


Preparação:

Dissolva o fermento na água morna e colocar os ingredientes acima indicados (excepto os do recheio) na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada: primeiro os líquidos e depois os ingredientes sólidos.
Programar a máquina para utilizar o programa "Massa".

O recheio: Arranje o frango,corte-o em pedaços e tempere-os com o pimentão doce,sal e pimenta.Descasque a cebola e os alhos e pique-os finamente.Leve um tacho ao lume com o azeite deixe aquecer,junte o frango e deixe corar de ambos os lados.Adicione a cebola,os alhos,o louro e um ramos de salsa e deixe refogar até a cebola ficar dourada.
Junte o tomate com o molho,deixe cozinhar 2 minutos,acrescente 3 dl de água e deixe cozinhar, em lume brando,cerca de 35 minutos ou até o frango ficar macio:rectifique os temperos,retire do lume.deixe arrefecer retire as peles e os ossos ao frango e desfie-o.

Unte um tabuleiro com óleo .Divida a massa em três partes,estenda-as,forre o tabuleiro com uma das partes e apare o excesso.Espalhe metade do frango por cima , cubra com outra parte de massa espalhe o resto do frango e disponha a última parte de massa.Decore com as aparas de massa deixe levedar mais 10 minutos,pincele com o restante ovo batido e leve ao forno pré aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.
Verifique a cozedura com um palito, retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Folar da Páscoa II

No site das farinhas Lusitana existem várias receitas para a máquina de fazer pão.
Vou deixar aqui algumas dessas receitas, tiradas desse site, sendo a primeira delas uma receita de Folar da Páscoa, agora numa versão diferente da que já apresentei aqui neste blog.

Ingredientes:
2,5dl de leite
2 colheres de chá de levedura seca de padeiro
2 ovos pequenos
500g de Farinha de Trigo Espiga Tipo 65
110g de açúcar
1 colher de café de sal fino
1 colher de café de erva-doce em pó
1 colher de café de canela
100g de manteiga ou margarina aos pedacinhos
Ovos cozidos, para decorar
1 ovo, para pincelar

Preparação:
Coloque os ingredientes pela ordem indicada na forma da sua máquina, tendo o cuidado de não colocar o sal em contacto com a levedura.
Seleccione e inicie o programa “massa de pizza” ou “massas levedadas”.
No final, retire a massa da forma e com a ajuda de um pouco de farinha forme um folar no tabuleiro de ir ao forno.
Coloque os ovos e enfeite-os com tiras de massa por cima.Pincele o folar com gema de ovo e leve a cozer em forno pré-aquecido a 180ºC por 30 a 35 minutos.

Pão Branco Clássico

Vou iniciar um ciclo de receitas que aparecem no livro de receitas da máquina de fazer pão Kenwood BM250 e BM256.
As receitas para os programas desta máquina podem-se adaptar aos programas existentes nas outras máquinas de fazer pão, porque todas as máquinas têm programas mais ou menos equivalentes, aparecem com outro nome mas fazem a mesma coisa.
Vou apresentar neste post a receita de pão branco clássico, de 750g.

Ingredientes:
290 ml de Água
1 colher e meia de sopa de Óleo vegetal (eu prefiro azeite, porque é mais saudável)
450g de Farinha de trigo T65 (se só tiver T55 não faz mal, pode usar na mesma)
4 colheres de chá de Leite magro em pó
1 colher e meia de chá de Sal
1 colher de sopa de Açúcar
1 colher e meia de chá de Fermento desidratado (é o fermento em pó como o Fermipan, Vahiné...)

Confecção:
Colocar os ingredientes na forma pela ordem indicada.
Programar para o peso de 750g, pressionar o programa 1 da Kenwood BM 250 ou 256 (é o programa Normal nas outras máquinas).
Quanto à cor, não referem qual deverá ser a opção, sendo deixado ao critério de cada um.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Bolo Rápido de Canela e Noz

Vi algures na net como fazer bolos rápidos na MFP e na foto estava bem bonito!
Eu adoro o sabor da canela em bolos, e se for de canela com nozes ainda melhor. Cresce-me água na boca por estar a pensar neste bolo de canela.
Para o fazer na MFP, tendo por base a tal receita de bolo rápido, é assim:

Ingredientes:
4 ovos
1 chávena de leite
1/2 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha para bolos (Nacional, Branca de Neve... que já têm o fermento incluído)
2 colheres de sopa de canela
Nozes raladas

Preparação:
Retirar a cuba de dentro da máquina de fazer pão.
Colocar os ingredientes por ordem na cuba da máquina de fazer pão, respeitando a ordem indicada de colocar sempre os líquidos primeiro e depois os sólidos, e inserir a cuba na máquina.
E agora aqui vai o truque: usar o programa Ultra Rápido. Depois de este programa terminar, utilizar o programa Cozer durante mais meia hora para acabar de cozer (ir verificando se já está cozido, espetanto um esparguete para ver se a massa vem agarrada ou não).
Não esquecer que este programa Cozer tem a duração de 1h, e se ficar esquecido o tempo todo neste programa, o bolo acabará por queimar!

ps. Fiz o bolo mas partiu ao desenformar (comeu-se na mesma! Ficou gostoso!). Talvez devesse ter untado a forma com um pouco de óleo antes de começar a meter os ingredientes.

O meu bolo:

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pão com Chouriço e Bacon

Esta receita para a máquina de fazer pão vem no pacote de farinha pré-preparada da Nacional, a farinha preparada para pão rústico.
De acordo com a receita da farinha Nacional, o pão com chouriço e bacon faz-se da seguinte forma:

Ingredientes:
230ml de água
1 colher de sopa de azeite (ou 50g de margarina, mas recomendo o azeite que é mais saudável)
2 ovos
500g de farinha Nacional Pão Rústico
150g de chouriço picado
50g de bacon picado

Preparação:
Juntar na cuba da máquina de fazer pão os ingredientes pela ordem indicada, excepto o chouriço e bacon.
Inserir a cuba na máquina.
Programar para utilizar o programa normal, cor média.
Depois de 10m após o início do programa, juntar o chouriço e bacon picados e deixar o programa prosseguir.
Quando a máquina acabar de cozer o pão, retirá-lo da cuba, retirar a pá, aguardar meia-hora para que o pão possa arrefecer e depois estará pronto para comer!
Bom apetite!
Blog Widget by LinkWithin