segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Batatas Assadas na MFP

Já apresentei aqui receitas de carne que se podem fazer utilizando apenas a função cozer da máquina de fazer pão, mas desta vez venho aqui colocar uma receita de como se pode fazer um acompanhamento bastante simples (quando por ex. o peixe está a grelhar no fogareiro), chamado batatas assadas.

Ingredientes:
Batatas cortadas aos cubos
1 pouco de azeite
1 pitada de sal
Colorau
Salsa picada

Confecção:
Colocar os ingredientes acima indicados (excepto a salsa) pela ordem apresentada, na máquina de fazer pão. Utilizar o programa "Cozer". Ao fim de 40m verificar se as batatas já estão cozidas.
Ao molho composto pelo azeite, sal e colorau, juntar a salsa picada.
Regar as batatas com este molho.
Bom apetite!

10 Dicas Preciosas Para Fazer Pão na MFP


Quando se compra uma máquina nova para fazer pão, ficamos a olhar e a pensar: "E agora? Como é que se faz o pão?" Bem, é simples se cumprirmos umas regras que parecem bastante simples, mas para quem faz pão pela primeira vez não dá por elas:

1-Não esquecer de encaixar a pá no fundo na cuba
A cuba é o recipiente onde o pão é feito e cozido. Com a máquina, vêm umas (ou somente uma) pá, que é encaixada na cuba, e que vai fazer a mistura dos ingredientes, mexer a massa... é essencial não esquecer, senão o pão vai directamente para o lixo, depois de feito.

2-Ordem dos ingredientes
Colocar sempre os ingredientes líquidos em primeiro lugar dentro da cuba, e só depois se adicionam os sólidos. O fermento deve ser o último a ser adicionado, para não ficar em contacto com a água nem com o sal, evitando-se que entre em actividade antes do tempo pretendido. Por exemplo quando se programa a máquina à noite para ter o pão pronto de manhã, é essencial não esquecer esta regra de colocar o fermento por último, em cima da farinha.

3-Juntar passas ou sementes só quando a máquina indicar
As máquinas de fazer apitam durante o ciclo de mistura para que se possam adicionar passas ou sementes se for desejado. Apenas nesta altura é permitido abrir a tampa da máquina.

4-Não abrir a tampa da máquina durante o tempo de amasso/repouso da massa
A máquina de fazer pão cria um ambiente de temperatura constante e ideal para que o pão possa crescer. Se abrirmos a tampa da máquina enquanto o pão está a ser feito, vamos fazer variar a temperatura dentro da cuba, afectando o crescimento do pão. Por isso apenas é permitido abrir a tampa da máquina para juntar sementes ou passas, quando a máquina apita durante o ciclo de amasso/repouso.

5-Fermento biológico vs fermento seco em pó
Ambos se podem utilizar, no entanto é preciso ter sempre em atenção que se for utilizado o fermento biológico (fermento de padeiro), este deve ser fresco e mantido fresco. Se comprar em maior quantidade, congele o que não utilizar, já cortado em porções certas.
O fermento seco encontra-se facilmente no hipermercado, da marca Fermipan ou Vahiné por ex., junto da secção dos pudins, doces, fermentos.
É de notar que o fermento químico não deve ser utilizado para fazer pão, por ex o fermento Royal, visto que este apenas faz crescer a massa durante o processo de cozedura.
A equivalência do fermento biológico, ou de padeiro, para o fermento seco é a seguinte:
15g de fermento de padeiro correspondem a 1 colher de sopa de fermento seco em pó.
Desta forma quando se deparar com uma receita onde diz para se utilizar fermento seco em pó, se quiser pode trocar por fermento de padeiro, e vice-versa. Tenha em atenção que se quiser utilizar uma farinha pré-preparada, como as da Nacional ou do LiDL, não será preciso adicionar qualquer fermento, visto que estas farinhas já têm fermento para fazer o pão.

6-Açúcar no pão?
Muitas receitas incluem a adição de uma colherzinha de açúcar e outra de sal. É estranho? Ao princípio sim, mas garanto que o pão não fica doce. Sempre apenas para ajudar o fermento a fermentar durante o processo de fermentação.

7-Farinhas pré-preparadas vs farinhas sem fermento
Existe à venda no LIDL, corredor das bolachas, um conjunto de farinhas pré-preparadas para a máquina de fazer pão, que já incluem fermento e sal. Basta juntar a água e a farinha na cuba e meter o pão a fazer. As instruções sobre as quantidades e qual o programa a utilizar está escrito na parte de trás do pacote destas farinhas. São facilmente identificáveis pela cor dos pacotes: existe o pacote amarelo (pão como sementes de girassol), pacote vermelho escuro (pão integral), pacote azul claro (pão ciabatta), pacote azul escuro, pacote vermelho (pão rústico de trigo e centeio) e pacote verde (pão vital multi-cereais). Como estas farinhas são alemãs, algumas delas fazem pão ao qual não estamos habituados de sabor. Para diminuir o sabor mais intenso destes pães, pode-se traçar a farinha utilizando, em vez de 500g, usar 250g da farinha do LIDL e 250g de farinha tipo 65 (é a normal).
Também existem farinhas-pré preparadas da Nacional, encontram-se junto das outras farinhas nos hipermercados, que na minha opinião fazem um pão mais saboroso que as farinhas do LIDL e para além disso o Kg destas farinhas é mais barato que as do LIDL. Existe a farinha Pão Vitale que inclui 7 cereais (muito bom mesmo), farinha Pão Rústico de trigo e centeio e a farinha Pão Caseiro, que é o tradicional pão branco. Para estas farinhas a receita é sempre a mesma: 350ml de água para 500g de farinha, para fazer um pão de 750g, feito no programa normal.
As farinhas ditas normais, sem fermento, podem ser usadas se depois também for adicionado o fermento de padeiro ou o fermento seco. Quando mais grossa for a moagem, melhor ficará o pão (uma farinha T65 é mais indicada para fazer pão, que uma farinha T55).
Mas a farinha do tipo 65 (T65) corresponde a qual farinha mesmo? Aqui fica a correspondência entre o tipo de moagem e o nome que se dá à farinha de trigo:
T55 - super-fina
T65 - fina
T80/T110 - semi-integral
T150 - integral

8-O pão coze com a pá na máquina ou sem a pá?
Já ouvi esta pergunta e a resposta é: como nunca se deve abrir a tampa da máquina durante o processo, excepto para juntar passas ou sementes na devida altura, isto quer dizer que não vamos andar a furar o pão depois de a massa estar feita só para tirar a pá. Iríamos alterar a temperatura dentro da cuba, o pão seria mexido, iria baixar e o mais certo era o pão não sair bem. Por isso, a máquina trata de tudo, não temos de nos preocupar com a pá, visto que o pão é cozido na máquina com a pá encaixada. Depois de o pão ter saído, já cozido, da máquina, é que retiramos a pá. Há máquinas que trazem um arame para puxar a pá de dentro do pão enquanto que outras não trazem este utensílio, mas consegue-se sempre tirar a pá depois de o pão estar feito.

9-Arrefecimento do pão
Depois de a máquina apitar, sinalizando assim o fim do cozimento do pão, deve-se retirar imediatamente o pão da cuba (não esquecer de tirar a pá se esta tiver ficado dentro do pão) para que este não ganhe humidade dentro da máquina. Depois de tirar o pão, este deve ser colocado em cima de uma rede para que este possa arrefecer e deixar sair o vapor da parte de baixo do pão.

10-Quando cortar o pão?
Deve-se deixar sempre arrefecer durante uma meia hora até que se possa cortar uma boa fatia e comer quentinho com manteiga a derreter em cima do pão.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bolinhas tipo caseiras

Ingredientes:
375ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
600g de farinha tipo 55
7g de fermento de padeiro

Preparação:
Coloque os ingredientes na cuba e seleccione o programa massa.
Quando terminar o programa , divida a massa em bolinhas ao comprimento, dispondo-as num tabuleiro de ir ao forno, deixe repousar um pouco e quando o forno estiver bem quente ponha as bolas a cozer durante +ou-15 minutos

Retirado do Fórum Receitas Pão Caseiro

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Pão de Deus

Ingredientes:
100 ml leite
150 ml água
1/2 colher de café de sal
100 g açúcar
100 g manteiga derretida
550 g farinha
1 colher de sopa de farinha Custard
25 g de fermento de padeiro

Recheio:
50 g de côco ralado
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de açúcar

1 ovo batido para pincelar

Preparação:
Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
Programar a máquina para usar o programa Pão Doce, interrompendo o programa (por ex. desligando a ficha para simular uma falta de energia) depois de apitar para juntar os ingredientes.
Está na hora de preparar o recheio: misture o côco ralado com o leite e o açúcar e reserve.
Retirar a massa da cuba e de seguida divide-se a massa em duas partes.
Estende-se uma parte da massa, recheia-se com o preparado de côco e enrola-se.
Proceder de igual forma com a outra parte da massa e de seguida entrançam-se as 2. Colocar o entrançado na cuba da máquina ( já sem a pá de mistura), pincelar com o ovo batido e deixa-se que o ciclo continue, levedando e cozendo.

Se preferir poderá fazer bolinhas individuais no forno. Para isso, deverá proceder da seguinte forma:
Em vez de utilizar o programa Pão Doce, utilize o programa Massa. Quando o programa terminar,
deve-se retirar massa da cuba e formar pequenas bolas de massa.
Fazer um corte ao meio de cada bola, com a ajuda de uma faca, colocando de seguida neste corte central o recheio de côco.
Deixar levedar durante uma hora.
Pincelar cada bola com o ovo batido e colocar em forno a 200ºC com pré aquecimento, durante 20 minutos.

Pão de Passas

Ingredientes:
150ml água
150ml leite
3 colheres de azeite
1colher sobremesa de sal
4 colheres sopa de mel de cana
canela à discrição
500 g farinha
1 falangeta de fermento de padeiro
passas

Preparação:
Juntar todos os ingredientes pela ordem indicada, excepto as passas.
Programar a máquina no programa sandes.
Quando a máquina apitar para pedir para juntar ingredientes, juntar passas a gosto.

Retirado de Companhia dos Animais
Blog Widget by LinkWithin