Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas de Pão. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Receitas de Pão. Mostrar todas as mensagens

domingo, 9 de outubro de 2011

Pão de Gérmen de Trigo

A receita desta semana é dedicada ao gérmen de trigo (já tenho lido que há quem escreva germe de trigo, mas olhem que germe é outra coisa, é um micróbio, por isso nada de confundir, ok?).

pão de gérmen de trigo

O grão do trigo é constituído por três partes principais:
  • endosperma - usado para fabricar farinha de trigo branca/refinada
  • casca - o que dá a cor escura à farinha de trigo integral
  • gérmen - embrião do grão de trigo, posto de parte no fabrico da farinha, por razões de conservação.

O gérmen de trigo é assim a pequena parte do grão de trigo que permite à semente brotar, sendo muito rica nutritivamente: é uma excelente fonte de minerais, de numerosas enzimas, auxonas e várias vitaminas (em particular E e do grupo B), nomeadamente: tiamina (vitamina B1 ou F), riboflavina (vitamina B2 ou G), niacina (vitamina B3 ou PP), ácido pantoténico (vitamina B5), adermina ou piridoxina(vitamina B6), biotina (vitamina B8 ou H), ácido fólico (vitamina B9 ou M), filoquinona (vitamina K), provitaminas A e D, tocoferol (vitamina E), magnésio, fósforo, potássio, cálcio, manganésio, selénio, cobalto, cobre, ferro e zinco. Contém também proteínas, fibra (que promove a saúde intestinal, coronária e pode prevenir o peso excessivo) e esteróis vegetais.
É uma boa fonte de ácidos gordos não saturados como ómega 3, gordura saudável que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol nefasto LDL (lipoproteína de baixa densidade).

O gérmen de trigo é benéfico ainda na diabetes, uma vez que a vitamina E reduz os níveis açúcar no sangue e a vitamina B1 tem efeitos semelhantes aos da insulina, normalizando assim o metabolismo dos diabéticos.
As auxonas identificadas no gérmen são responsáveis pelo crescimento, multiplicação e regeneração dos tecidos e células que acontece principalmente durante o sono, pelo que o consumo do gérmen é também indicado em casos de doenças nervosas como insónias, esclerose múltipla e esgotamentos.
Já o ácido pantoténico é indicado para as enfermidades da pele, como secura, caspa, acne ou eczema, razão pela qual o óleo de gérmen de trigo é muitas vezes utilizado na cosmética comercial e caseira, por exemplo, usado simples para máscaras faciais de prevenção de rugas e hidratação.

Fonte: Texto baseado em informações do Centro Vegetariano

Por isso, que tal fazer um pão branco enriquecido com Gérmen de Trigo? No resultado nem vai notar que o gérmen de trigo está presente. Experimente.

Ingredientes:
(Com farinha preparada)
310ml de água morna
2 colheres de sopa de margarina
50g de gérmen de trigo
500g de farinha de trigo Nacional Pão Caseiro (já tem sal e fermento)

(Modo Tradicional)
310ml de água morna
2 colheres de sopa de margarina
50g de gérmen de trigo
500g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro

Confecção:
Coloque os ingredientes acima indicados na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
Seleccione o programa Pão Básico, cor média, peso 750g.

Bom apetite!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pão de Maçã

A receita desta semana foi dedicada um dos dos frutos mais comuns que temos a nível mundial, a maçã, e por isso fiz um Pão de Maçã, aliado ao bom paladar das especiarias.



A maçã, é o fruto da macieira, árvore originária da Ásia Central, onde o seu ancestral selvagem ainda pode ser encontrado. Foi uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. É a espécie de fruta, à excepção dos citrinos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte do seu valor nutritivo. As maçãs de inverno, colhidas no final do Outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milénios na Ásia, Europa e nos Estados Unidos da América (desde 1800).

Tal como diz a frase "an apple a day keeps the doctor away" (uma maçã por dia mantém o médico afastado), a maçã é um fruto muito saudável e com inúmeros benefícios para o organismo.

O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca.
Tem um elevado teor de potássio, sendo um benefício para o coração. Ajuda nas contracções musculares e transmissão dos impulsos nervosos. Pesquisas referem que o acréscimo de potássio à alimentação das pessoas com pressão arterial alta, causa diminuição na pressão arterial e protege contra derrames cerebrais.
É um excelente alimento, conhecido pelas suas propriedades antioxidantes, que favorece especialmente a assimilação do cálcio.

Informação Nutricional:
A maçã contém ainda as seguintes vitaminas: A, B1, B2, PP, E, C, para além de sais minerais, como fósforo, ferro, potássio e magnésio; tem 85% de água e 12% de açúcar.

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Cada 100 g de maçã crua contém 63 calorias.
Fonte: baseado em informações retiradas da wikipedia.



E agora a receita!

Ingredientes:
(Modo Alternativo, com farinha preparada)
300ml de água
1 colher de sopa de mel
1 maçã cortada aos cubinhos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce
500g de farinha Pão Rústico da Nacional (já tem sal e fermento de padeiro adicionado)

(Modo tradicional)
300ml de água
1 colher de sopa de mel
1 maçã cortada aos cubinhos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva-doce
500g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro


Confecção:
Coloque os ingredientes indicados por ordem na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccionar o programa Pão Básico, peso 750g e cor média.

Nota:
Se utilizar uma farinha que não seja preparada especialmente para a máquina de fazer pão, não se esqueça de adicionar um pouco de sal e 12g de fermento de padeiro.

Bom apetite!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pão de Caju

A receita feita nesta semana foi o Pão de Caju.
Tal como se utilizam outros frutos secos para fazer pão, também o caju pode ser utilizado com o mesmo propósito. O pão fica mesmo com o sabor a caju, o que é excelente para quem aprecia este fruto seco.


Sabendo um pouco mais sobre o caju...
Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África.
A mais antiga descrição escrita do fruto é de André Thevet, em 1558, comparado este a um ovo de pata. Posteriormente, Maurício de Nassau protegeu os cajueiros por decreto, e fez o seu doce, em compotas, chegar às melhores mesas da Europa.

Fruto e Pseudofruto do Caju

O caju é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) quando, na verdade, é um pseudofruto.
Os cajus são, na realidade, sementes que aderem ao fundo da castanha-de-caju, o fruto do cajueiro, árvore nativa das áreas costeiras do noroeste brasileiro. A semente que conhecemos como a "noz" ou castanha de caju (em forma de rim) tem um sabor delicado e uma textura firme.
É rico em cobre (38% DDR), magnésio (22.3% DDR), triptofanos (21.9% DDR) e fósforo (16.8% DDR).

Benefícios para a Saúde:
Combate...
- Nervosismo
- Irritabilidade
- Depressão e Cansaço
- Espasmos nos Órgãos Ocos (Cólon, Útero ou Artérias Coronárias)

Fonte: Texto adaptado de Alimentação Saudável e Wikipedia.

Passemos então à receita.

Ingredientes:
(Modo Alternativo, com farinha preparada)
150 g de caju
330 ml de água morna
450 g de farinha Pão Rústico da Nacional (já tem fermento e sal na dose certa)

(Modo Tradicional)
150 g de caju
330 ml de água morna
450 g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro


Confecção:
Se o caju que comprou tiver sal, passe os cajus por água para retirar o sal, senão o pão ficará salgado.
De seguida, triture o caju na picadora.
Coloque a água, farinha (se usar farinha que não seja preparada, adicione também um pouco de sal e 12g de fermento de padeiro) e o caju picado na cuba da máquina de fazer pão.
Escolher o programa básico, peso 750g e cor média.

Bom apetite!

sábado, 27 de agosto de 2011

Pão com Passas e Rum

Ao limpar o pó à garrafeira do meu móvel-bar, olhei para as garrafas de rum e pensei "Humm... este rum ia bem com umas passas no meio de um pão!" e assim meti mãos à obra.

Basicamente peguei na última receita, pão vienense e acrescentei algumas coisas: ovo, passas de uva, rum e modifiquei o tipo de açúcar utilizado: em vez de refinado, desta vez usei açúcar mascavado.

O rum que tenho cá em casa não é comercializado em Portugal (se for digam-me onde, porque nunca o vi à venda em território português). É da marca Brugal (das Caraíbas) e adquiro-o quando viajo para países da América Latina ou peço para mo trazerem de Espanha. O rum caribenho é diferente do rum cubano (por ex. Havana Club, Bacardi), pelo menos eu noto bem a diferença: não é tão amargo como o cubano, logo fica muito melhor nos cocktails.

O rum é uma bebida de teor alcoólico proveniente da fermentação do melaço (da cana de açúcar) e sua posterior fermentação, de aroma suave, tendo sido famoso entre os piratas do século XIX, encorajando-os para os combates e era ainda usado como moeda de troca de escravos. Nos dias de hoje, é o principal ingrediente de famosos cocktails, como o daiquiri, piña colada, mojito, etc.

Vamos então à receita...

Ingredientes:
(Modo alternativo com farinha preparada)
Leite
1 ovo
100g de margarina
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
75g de passas de uva
2 colheres de sopa rum
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem o sal e fermento de padeiro adicionado)

(Modo tradicional na MFP)
Leite
1 ovo
100g de margarina
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
75g de passas de uva
2 colheres de sopa rum
500g de farinha
½ colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro

Confecção:
Colocar as passas de uva numa tigela e regar com o rum.
Deixar macerar durante 1h (ou mais - quanto mais tempo macerar, melhor).
Deitar o ovo batido para dentro de um copo medidor e encher com leite morno até chegar aos 300ml. Despeje esta mistura para dentro da cuba.
Adicione a margarina, o açúcar e o rum (que esteve a macerar as passas de uva).
Por fim, adicione a farinha (se não usar farinha preparada não se esqueça de adicionar um pouco de sal e de fermento de padeiro).
Seleccione o programa Pão Básico, peso 750g e cor média.
Quando a máquina apitar para pedir ingredientes extra, junte as passas de uva.
Deixar prosseguir o programa.
Quando o programa terminar, retire o pão e deixe arrefecer sobre uma rede, para que não fique com humidade.

Bom apetite!

domingo, 21 de agosto de 2011

Pão Vienense

Neste fim de semana fiz um pão vienense, que é um pão muito fofo e muito gostoso, adocicado. Comemos este pão quentinho, com manteiga a derreter, e já desapareceu mais de metade do mesmo. Schiiiuuuu!


Ingredientes:
(Modo Alternativo, com farinha preparada)
300ml de leite morno
100g de manteiga
50g de açúcar
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem fermento e sal)

(Modo Tradicional)
300ml de leite morno
100g de manteiga
50g de açúcar
500g de farinha
1/2 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro


Confecção:
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
Seleccionar o programa Pão Doce (ou Pão Básico se não tiver este programa), peso 750g e cor média.
Quando o pão estiver pronto, retire-o e coloque-o sobre uma grelha para arrefecer, para que não fique com humidade no seu interior.


Bom apetite!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pãezinhos de salmão

A outra receita de que vos falei neste post e que não revelei qual era, é esta: Pãezinhos de Salmão.


Fiz estes pãezinhos para aproveitar restos de salmão e digo-vos que é uma excelente forma de transformar restos de comida em pãezinhos individuais que se podem comer como aperitivo, ou levar para o trabalho para comer ao lanche.

Ingredientes:
(Modo Alternativo, com farinha preparada)
Massa de pão (usei a farinha preparada Pão Caseiro da Nacional  + 320ml de água)
Restos de salmão
Queijo Mozzarela  ralado q.b.
Cebolinho
Óleo para untar (usei óleo em spray Espiga)

(Modo Tradicional)
Massa de pão (usei 500g farinha + 1/2 colher de chá de sal + 12g de fermento de padeiro + 320ml de água)
Restos de salmão
Queijo Mozzarela  ralado q.b.
Cebolinho
Óleo para untar (usei óleo em spray)

Confecção:
Primeiro faz-se a massa de pão. Com farinha preparada junte somente 320ml de água na cuba da máquina de fazer pão a farinha (se não usar farinha preparada, junte o sal e o fermento à água) e seleccionar o programa Massa. Se usar uma farinha normal, não se esqueça de adicionar um pouco de sal e 12g de fermento de padeiro.

Entretanto misture numa tigela o resto do salmão (picado na picadora) com o queijo Mozzarela e o cebolinho picado. Reserve.


Quando o ciclo terminar, coloque a massa em cima da bancada de cozinha, que foi previamente salpicada de farinha para a massa não pegar. Dividir a massa em montes pequenos e esticar com a ajuda de um rolo de cozinha.

Untar formas pequenas individuais, colocar a massa esticada em cima de cada forma e de seguida juntar uma colher de sopa de mistura de salmão. Unir a massa em cima com os dedos.


Deixar repousar durante 1h em local abrigado de correntes de ar (por exemplo dentro do forno desligado).
Colocar um pouco de Mozzarela ralada por cima de cada pãozinho.

Ligar o forno a 180ºC e colocar as formas dentro do forno para cozer a massa do pão.
Quando estiverem com uma cor douradinha (cerca de 10 a 15m depois), retirar do forno.



Bom apetite!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Pão de Trigo e Milho

Já não escrevia aqui há alguns dias (ai as férias!) e por isso para vos compensar da minha ausência, esta semana vou presenteá-los com duas receitas!

Uma delas foi um pão de trigo, com um toque de milho... e a outra receita, depois publico mais tarde :)



Ingredientes:
320ml de água morna
450g de farinha Pão Caseiro da Nacional
50g de farinha de milho

Confecção:
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão e escolha o programa Básico, cor média e peso 750g. Findo o tempo, o pão está pronto a comer, depois de arrefecer sobre uma rede.

Se preferir fazer a massa na máquina, cozendo depois no forno, faça da seguinte forma: 
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão e escolha o programa Massa.
Findo este programa, coloque a massa na bancada de cozinha, enfarinhada com farinha de milho e de trigo.
Divida a massa em duas porções, para fazer dois pães.
Divida cada uma das porções ao meio e estique a massa para depois enrolar uma na outra. Repita o mesmo processo para a outra porção.
Colocar num tabuleiro salpicado de farinha, para a massa não colar, e deixar fermentar num local abrigado de correntes de ar (por ex. dentro do forno desligado) durante 1h.
Findo este tempo, coloque a temperatura do forno a 180ºC e deixe o pão cozer durante cerca de 30 a 40m (até ter cor por cima e o pão soar a oco quando bater com dois dedos no fundo do pão). Se necessário, proteja o pão com uma folha de alumínio, para que possa cozer sem queimar por cima (caso tenha ganho cor muito depressa).

Bom apetite!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pão de Arroz

Sabia que pode aproveitar os restos de arroz branco que tenha sobrado de uma refeição para fazer um Pão de Arroz?


Foi isso mesmo que eu fiz!
Fui controlando as quantidades de farinha adicionada até a massa estar no ponto certo, pesando sempre para depois vir aqui dizer as quantidades utilizadas.
O resultado final foi um pão que mais parecia ter um sabor igual ao de um bolo de arroz, mas menos doce. Se quiser aproximar mais o sabor deste pão com o do bolo de arroz, junte mais açúcar que aquele que aqui indico.

Ingredientes:
(Modo Alternativo, com farinha preparada)
240g arroz cozido
480ml leite
150ml de óleo de girassol
700g farinha Pão Caseiro da Nacional
90g açúcar branco

(Modo Tradicional)
240g arroz cozido
480ml leite
150ml de óleo de girassol
700g farinha de trigo
90g açúcar branco
1/2 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro

Confecção:
Junte os ingredientes acima indicados na cuba da máquina de fazer pão e seleccione o programa Pão Rápido (o meu dura 2h). Se não tiver este programa, seleccione o programa Pão Básico.
Seleccione o peso 1Kg e cor média.

Pão de Arroz

Nota:
Se não quiser usar uma farinha preparada, que já contém sal e fermento para pão, não se esqueça de adicionar à farinha de trigo um pouco de sal e 12g de fermento de padeiro.

Bom apetite!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Pão de Amora

Seguindo a ideia da semana passada, em usar sumo de fruta como elemento líquido para fazer um pão, o Pão de Frutos Vermelhos, hoje fiz o Pão de Amora, tendo por base um sumo de Amora, no entanto se não tiver acesso a este sumo pode utilizar chá de amora.

Pão de Amora


O sumo de amora é feito com 1 chávena (chá) de amoras, com 1 copo (250 ml) de água e mel a gosto, triturar tudo e coar se desejar eliminar algum resíduo mal triturado.

Amoras

A amora é uma fruta muito saborosa que ajuda a reduzir o colesterol e a controlar a pressão arterial. É rica em vitaminas, minerais e antioxidantes e apresenta função antiinflamatória, diurética, calmante, sedativa e expectorante.

As folhas da amora são utilizadas como anti-cancerígeno e tónico muscular. A fruta também é indicada para pessoas com artrite e reumatismo.

Pode ser consumida em sucos, polpas, vinhos e em comprimidos.
O chá da amora quente com mel ajuda a curar amigdalite, rouquidão, aftas e inflamação nas gengivas e nas cordas vocais.

Rica em cálcio, potássio, magnésio, ferro, proteínas, fibras e zinco, desintoxica e protege o organismo, reduzindo o risco de cancro, diabetes e pressão alta.

Fonte de artigo sobre a amora: Só Nutrição

Ingredientes:
300 ml de sumo de amora (existe já feito da marca Compal)
500g de farinha de Pão Caseiro da Nacional (já tem fermento e sal)
150g de frutos silvestres (usei os congelados da Iglo: groselhas vermelhas, morangos, amoras, groselhas pretas, framboesas e mirtilos)

Confecção:
Coloque o sumo de amora dentro da cuba da máquina de fazer pão e adicione a farinha.
Seleccione o peso 750g, cor média e programa Básico.
Quando a máquina apitar adicione os frutos silvestres.

Bom apetite!

terça-feira, 12 de julho de 2011

Pão de Girassol

receitas para a máquina de fazer pão: receita de pão de girassol
Pão de Girassol

Este fim de semana decidi tirar partido dos benefícios dos derivados do girassol: o óleo vegetal de girassol (extraído a partir das sementes) e as sementes de girassol.

Campo de girassóis

O girassol é uma planta cuja flor tem cerca de 30cm de diâmetro e cujo caule pode atingir os 3m. Tem uma característica especial: a sua flor encontra-se sempre voltada para o sol - heliotropismo.

Na alimentação, é utilizado o óleo vegetal (que é poli saturado) extraído a partir das sementes de girassol e as sementes, que podem ser comidas simplesmente como apetitivo.
As sementes têm propriedades anti-inflamatórias, proporcionam benefícios cardiovasculares, combatem o colesterol, promovem a desintoxicação celular, oferecendo assim protecção contra cancros.
Fonte: Baseado em artigo de Alimentação Saudável

Fiquemos então com a receita...

Ingredientes:
330 ml de água morna
2 colheres de sopa de óleo de girassol
500 g de farinha Pão Rústico da Nacional
40g de sementes de girassol
20g de sementes de sésamo
20g de flocos de trigo integral

Confecção:
Colocar a água e a farinha na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccionar o programa pão básico, cor média, peso 750g.
Quando a máquina apitar, adicionar as sementes de girassol, sementes de sésamo e os flocos de trigo integral.

Bom apetite!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Pão de Frutos Vermelhos

Neste fim de semana estive com um grupo de amigos a fazer uma churrascada (mais do tipo, eles assam e as mulheres comem :D ). Levei um pão de frutos vermelhos que fez sucesso e o melhor de tudo, é que foi facílimo de fazer!

Mas primeiro vamos conhecer melhor os frutos vermelhos...

Os frutos vermelhos (morango, framboesa, mirtilo, groselha, arando, amora) são uma fonte rica de antioxidantes, que têm vindo a adquirir relevância em relação ao retardamento do envelhecimento e contribuem para a eliminação de toxinas do organismo.

frutos vermelhos

Para além do fornecimento básico de vitaminas e nutrientes, ajudam a combater as perdas de memória, depressão, artrite, ajudam à digestão, alívio de dores menstruais, alívio da congestão das vias respiratórias e as dores de garganta. Os arandos e as groselhas-pretas são úteis em caso de infecções dos rins, bexiga e vias urinárias, agindo como purificantes.
Ao ingerir frutos vermelhos está ingerir vitaminas C, B1, B2 e B6, magnésio, fósforo, cálcio, potássio, ferro, zinco, cobre, ácido fólico, que são vitais para a saúde e para o crescimento celular.
Fonte: Selecções

E agora vamos à receita...

Ingredientes:

  • 320 ml de sumo de frutos vermelhos (existe da marca Compal, Continente...)
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de margarina (usei Vaqueiro líquida)
  • 500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já inclui fermento e sal)
  • 150g de frutos silvestres (usei os congelados da Iglo: groselhas vermelhas, morangos, amoras, groselhas pretas, framboesas e mirtilos)


Confecção:

  1. Deite o sumo de frutos vermelhos para dentro da máquina de fazer pão.
  2. Junte a farinha e escolha o programa Pão Básico, cor média, peso 750g.
  3. Quando a máquina apitar, junte os frutos vermelhos e deixe prosseguir o ciclo.


Nota:
A minha máquina apita duas vezes:  da primeira vez apita cerca de 30 m depois do início do ciclo e da segunda vez já é perto da hora de começar a cozer (leva 1h a cozer).
Eu adicionei os frutos vermelhos ao segundo apito, motivo pelo qual os frutos não se misturaram na massa e ficaram à volta do pão, como se fosse uma compota. Se optar por este procedimento, tenha cuidado ao desenformar o pão depois de cozido!



Bom apetite!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pão de Cevada, Centeio e Chicória

O pão do fim de semana foi este, mas já conto como se faz...


Este fim de semana as temperaturas estiveram bem elevadas!
Não fui para a praia, mas fui fazer um curso de sushi, de 2 dias! Custou um bocado estar enfiada numa cozinha, sem ar condicionado, com tanto calor!
Mas, valeu a pena, porque agora tenho um diploma de sushi-woman.
Vejam lá que até usei uma pinça XXL (coisa que desconhecia que existisse em tamanho gigante) para tirar espinhas aos peixes que estivémos a arranjar: salmão, robalo e atum (este não precisou de ter espinhas tiradas)!

Atum e Salmão, no curso de sushi


Bem, quanto à receita do pão da semana, optei por fazer um pão de cevada, centeio e chicória.
Vamos conhecer um pouco destes cereais e por isso comecemos pela cevada...

Cevada
Fonte: wikipedia

A cevada é uma graminea cerealífica, cuja flor (disposta em espigas) e frutos servem para a produção de uma farinha alimentícia. A germinação dos seus grãos (malte) serve para a fabricação de cerveja e os grãos torrados e moídos são utilizados para fabricar uma bebida sem cafeína de aspecto semelhante ao café.

Centeio
Fonte: wikipedia

O centeio também é uma gramínea, cujo grão é também utilizado para fazer farinha, ração, cerveja, alguns tipos de whisky e grande parte das vodkas. Os vestígios mais antigos da utilização doméstica do centeio foram encontrados em Tel Abu Hureyra, no norte da Síria, no vale do Eufrates, datado do fim do Epipaleolítico.

Chicória
Fonte: Pesagro

E por fim, a chicória.
A chicória é uma planta arbustiva perene, com tubérculos longos que, após torrefação e moagem, é utilizada como um substituto para o café ou na produção dos cafés de mistura. As suas folhas, ricas em fibras, são utilizadas em saladas e, industrialmente, na produção da fibra solúvel inulina.

Estes três elementos são os ingredientes de uma bebida solúvel de cereais sem cafeína: o Bolero. E foi mesmo o Bolero que acabei por utilizar, no entanto se não tiver acesso a este produto, poderá fazer a sua própria mistura comprando saquinhos destes ingredientes.

Ingredientes:
320ml de água
1 colher de mel
2 colheres de sopa de pó de bebida de cereais sem cafeína (Bolero)
500g de farinha Nacional Pão Caseiro (já tem fermento e sal)

Confecção:
Coloque os ingredientes na cuba da Máquina de Fazer Pão, pela ordem apresentada.
Seleccionar o programa Pão Básico, cor média e peso 750g.

Bom apetite!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Pão de Morango

Estamos na época dos morangos e por isso nada melhor que um pão dedicado a este fruto tão aromático e saboroso!


Nesta receita usei os tradicionais 500g de farinha preparada que já contem sal e  fermento para pão e adicionei mais 250g de farinha normal, para poder traçar a farinha. O tamanho do pão não ficou afectado, saindo do mesmo tamanho dos restantes que eu faço.
Nesta receita não deitei água, não é nenhum engano, porque os morangos já contêm água suficiente.
O resultado foi um pão ligeiramente cor de rosa, com um aroma a morango divinal!

Sobre o morango, sabia que...

Pão de Morango

O morango é rico em vitamina C e, por isso, o seu consumo evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias. Possui ainda, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como niacina, que tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Na fruta, também é encontrado ferro, que faz parte da formação do sangue.
É um fruto rico em água e com baixos níveis de hidratos de carbono.
Tem também um elevado conteúdo de potássio, responsável pela transmissão de impulsos nervosos e pelo bom funcionamento dos músculos.
Possui ainda ácido fólico, que intervém na produção de glóbulos vermelhos e brancos e na síntese de anticorpos, o que ajuda a reforçar as defesas naturais, sendo muito recomendado às mulheres grávidas na prevenção da espinha fíbida do feto e de anemias.
Além disto o morango tem ainda um efeito diurético, que favorece a eliminação do ácido úrico e sais.

Por isso, não se esqueça de incluir os morangos na sua alimentação e disfrutar de todos os seus benefícios!

Quanto à receita...

Ingredientes:
2 ovos batidos
500g de morangos lavados e cortados
100g de açúcar
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional
250g de farinha de trigo T65 sem fermento.

Confecção:
Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
Seleccionar o programa pão básico, cor média e peso 750g.

Bom apetite!


Nota:
Como nem todos os ovos são do mesmo tamanho, a quantidade de líquido desta receita varia de pessoa para pessoa. Por isso terá de verificar como fica a massa durante a primeira meia hora. Se vir que está muito líquida, adicione farinha aos poucos. Saberá que está na quantidade certa de líquidos/farinha quando a máquina formar uma bola com a massa, durante o batimento da massa.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pão de Milho Continente

Comprei neste fim de semana uma farinha nova (pelo menos é nova para mim, que ainda não a conhecia): a Farinha de Milho preparada do Continente, que é das que já tem sal e fermento para o pão. Ainda não tinha visto uma farinha de milho preparada para a MFP, e como o pão de milho é um dos meus favoritos, comprei para experimentar.



O Continente inovou a embalagem das farinhas preparadas, para tentar evitar a degradação do fermento: utilizou uma embalagem de plástico transparente, como as embalagens do arroz, e tem um autocolante para podermos fechar a embalagem. Bom bom bom era se tivesse um fecho hermético, como os que existem nos saquinhos de especiarias da Margão, mas calculo que isso faça disparar os custos de produção.


Aqui fica a experiência com o uso desta farinha de milho...

Ingredientes:
300ml de água
2 colheres de sopa de óleo alimentar
500g de farinha de milho preparada Continente

Confecção:
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada.
Escolher o programa Rápido, cor média e peso 750g.


Bom apetite!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Envelopes de Devonshire

Esta receita surgiu recentemente na sugestão do dia do site Kitchenet.
Numa pesquisa pela net acerca da origem desta receita, vi que já tinha sido publicada no blog Docebel e como tem um aspecto tão delicioso, apeteceu-me experimentar para ver se é tão bom como dizem. Posso dizer que de sabor, não é um pão doce, mas é mesmo muito fofinho!

Adaptei a receita de modo a usar uma farinha preparada com fermento, por isso vou deixar ambas as receitas: a minha com a farinha preparada e a original.



INGREDIENTES:
(Modo tradicional na MFP)
Massa:

300ml de água morna
2 colheres de sopa de manteiga à temperatura ambiente
½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de chá de açúcar
1 ¼ colher de chá de fermento biológico seco
500g de farinha

(Modo alternativo com farinha preparada)
Massa:

300ml de água morna
2 colheres de sopa de manteiga (usei Vaqueiro líquida)
2 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de chá de açúcar
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional

Para terminar:
Ovo batido para pincelar
250g de doce de fruta
250g de queijo creme
Açúcar em pó para polvilhar

PREPARAÇÃO:
Colocar os ingredientes (do modo tradicional ou do modo alternativo) na cuba da máquina de fazer pão. Colocar a cuba na máquina e escolher o programa Massas.



Quando o programa terminar retirar a cuba, passar a massa para uma superfície enfarinhada e cortá-la em 12 partes iguais.

Moldar cada parte em bola e dispor num tabuleiro untado. Cobrir com película aderente e deixar levedar num local quente cerca de 20 a 30 minutos.



Pincelar as bolas com ovo batido.


Cozer em forno pré-aquecido 220ºC, durante 10 minutos, até ficarem douradinhas e as bases soarem a oco. Passar para uma rede e deixar arrefecer.

Antes de servir, fazer um golpe na diagonal quase até à base do pão. Encher com o doce e depois com o queijo creme. Polvilhar com açúcar em pó. Saltei este passo e comi mal acabou de sair do forno :)


Bom apetite!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pão de Chouriço e Farinheira

Neste fim de semana reaproveitei ingredientes que tinha no frigorifico: chouriço e farinheira, que tinham sobrado de terem servido como acompanhamento a um belo prato de favas.
E o resultado foi... gostoso!
Ficou com o sabor da farinheira e do chouriço, por isso recomendo a quem aprecia estes enchidos.



Ingredientes:


(Modo Tradicional):
320ml de água morna
500g de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro
1/2 chouriço cortado aos bocados
1/2 farinheira, sem pele

(Modo Alternativo, com farinha preparada)
320ml de água morna
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional
1/2 chouriço cortado aos bocados
1/2 farinheira, sem pele

Confecção:
Coloque na cuba da máquina de fazer pão, a água e a farinha (mais sal e fermento se não usar farinha preparada) pela ordem indicada.
Seleccione o programa Básico, peso 750g e cor média.
Quando a máquina apitar, junte o chouriço e a farinheira. Deixe a máquina prosseguir o ciclo.

Bom apetite!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Pão de Canela


Já tinha publicado anteriormente a receita de um pão de canela feito com farinha e fermento de padeiro à moda tradicional, por isso decidi repetir esta receita com uma farinha preparada que já contém fermento e sal.

Nesta receita de pão de canela e passas já tinha falado sobre o ingrediente principal desta receita, a canela, logo hoje não farei a habitual introdução sobre este ingrediente.

Por isso passemos à receita...

Ingredientes:


(Modo tradicional):
1 ovo batido
50 ml de azeite
Leite morno
500 g farinha de trigo
1 colher de chá de sal
12g de fermento de padeiro
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de margarina derretida
4 colheres de açúcar

(Modo alternativo com farinha preparada):
1 ovo batido
50 ml de azeite
Leite morno
500 g Farinha Nacional Pão Caseiro
1 colher de sopa de canela em pó
1 colher de sopa de margarina liquida Vaqueiro (ou derretida)
4 colheres de açúcar

Confecção:
Colocar num copo de medida o ovo batido, o azeite e completar com leite morno até fazer 320ml. Deitar esta mistura para a cuba da Máquina de Fazer Pão seguida dos restantes ingredientes pela ordem indicada.
Seleccionar o programa Básico, peso 750g e cor média.

Bom apetite!!


Receitas MFP: Pão de Canela

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pão de Gengibre e Cenoura

Neste fim de semana, o ingrediente escolhido para fazer o pão foi o gengibre. Como o gengibre tem um sabor muito forte, e por isso indico que este pão seja apenas feito por apreciadores de gengibre, misturei outro ingrediente, a cenoura, para que o paladar do gengibre não seja tão dominante neste pão.


Vamos conhecer um pouco mais sobre o gengibre.

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.
É conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado através das Cruzadas. Em Portugal existe registo da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557).

É uma planta medicinal das mais populares e antigas do mundo.
As suas propriedades terapêuticas são resultado da acção de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriados e até ressacas.
Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o cancro do intestino e ovário.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações, visto que possui características anti-inflamatórias, sendo uma solução natural para aliviar a dor. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.

A medicina ayurvédica reconheceu a acção dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.


Ingredientes:
150ml de leite
100g de cenouras raladas
3 colheres de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de gengibre em pó (recomendo apenas 1 colher, porque o sabor é forte!)
4 colheres de flocos de trigo integral
400g de farinha Pão Caseiro da Nacional

Confecção:
Coloque todos os ingredientes pela ordem apresentada na cuba da máquina de fazer pão e seleccione o programa Pão Básico, cor média e peso 750g.

Nota:
Esta farinha Pão Caseiro da Nacional já contém fermento e sal. Se preferir usar farinha normal, não se esqueça de juntar sal e fermento de padeiro.

Bom apetite!

domingo, 1 de maio de 2011

Pão de Mel e Cereais

Hoje fui ver na dispensa que farinhas tinha para confeccionar a receita habitual do fim de semana e vi que tinha 2 pacotes de farinha 7 cereais da Nacional.
Como já não faço receitas com esta farinha há algum tempo, está na hora de as usar antes que o fermento deixe de fazer efeito. Desta forma fui fazer outro pão diferente e mais uma vez fui bem sucedida: decidi juntar mel para enriquecer a mistura dos 7 cereais que já existe na farinha, com as propriedades naturais do mel.
O resultado não podia ter sido melhor, foi excelente!



Fiquemos com um pouco de informação sobre o mel...

O mel, para além de ser utilizado como adoçante, sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Devido ao seu teor de açúcares simples, de assimilação rápida, o mel é altamente calórico (cerca de 3,4 kcal/g), pelo que é útil como fonte de energia.

É também usado externamente devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas. Desta forma, ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais.
É também utilizado largamente na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos, etc.) devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

Fonte da imagem: wikipedia


E agora a receita...

Ingredientes:
270 ml de água morna
60 ml de mel (+- 3 a 4 colheres de sopa)
500g de farinha 7 cereais da Nacional (já tem o sal e o fermento para pão)

Confecção:
Colocar o mel e a água morna dentro da cuba da máquina de fazer pão.
Juntar a farinha e seleccionar o programa Pão Básico, peso 750g e cor média.

Nota:
Se não usar esta farinha, pode fazer a sua mistura de cereais com farinha de trigo, não esquecendo de juntar um pouco de sal e fermento para pão.

Fonte do texto sobre mel: wikipedia

terça-feira, 26 de abril de 2011

Pão de Alfarroba e Mel

Comprei no Celeiro um pacote de 250g de farinha de alfarroba.
Na embalagem diz que tem um paladar achocolatado, pelo que decidi experimentar.




Dando a conhecer a alfarroba....

A alfarroba é o fruto da alfarrobeira (Ceratonia siliqua), árvore de folha perene de origem mediterrânica, sendo uma vagem comestível, de aspecto semelhante à da vagem do feijão, de cor castanha e de sabor adocicado.

Dentro de uma vagem de alfarroba encontram-se 10 a 16 sementes ou quilates (a semente da alfarroba foi uma medida usada para pesar diamantes, porque pensava-se que o peso da semente de alfarroba era sempre igual - hoje em dia sabe-se que não é assim. A unidade quilate - carat - era o peso de uma semente de alfarroba)

Da alfarroba tudo pode ser aproveitado, embora a sua excelência esteja ainda ligada à semente, donde é extraída a goma, constituída por hidratos de carbono complexos (galactomananos), que têm uma elevada qualidade como espessante, estabilizante, emulsionante e múltiplas utilizações na indústria alimentar, farmacêutica, têxtil e cosmética.

Mas a semente representa apenas 10% da vagem e o que resta – a polpa - tem sido essencialmente utilizado na alimentação animal quando, devido ao seu sabor e características químicas e dietéticas, bem pode ser mais aplicado em apetecíveis e saborosas preparações culinárias.

A farinha de alfarroba é a fracção obtida pela trituração e posterior torrefacção da polpa da vagem.

Contém, em média:
  • 48-56% de açúcar (essencialmente sacarose, glucose, frutose e manose)
  • 18% de fibra (celulose e hemicelulose)
  • 0,2-0,6% de gordura
  • 4,5% de proteína
  • Elevado teor de cálcio (352 mg/100 g), fósforo e vitaminas (A, B1 e B2)

Por outro lado, as características particulares dos seus taninos (compostos polifenólicos) levam a que a farinha de alfarroba seja muitas vezes utilizada como antidiarreico, principalmente em crianças.

A alfarroba é também designada por "chocolate saudável", por ter um baixo teor de gordura, sendo usada como substituto do chocolate, de aparência idêntica, mas de sabor mais suave.

A vagem da alfarroba:
Fonte da imagem: wikipedia

Passando à receita...

Ingredientes:
350ml de água morna
2 colheres de sopa de mel
450g de farinha Pão Básico da Nacional (já tem sal e fermento de padeiro incluídos)
100g de farinha de alfarroba

Confecção:
Colocar os ingredientes pela ordem indicada na cuba da MFP.
Seleccionar o programa Básico, cor média e peso 750g.

Bom apetite!

receitas mfp máquina de fazer pão alfarroba mel

Fonte do texto informativo sobre a alfarroba: adaptado da wikipedia.
Blog Widget by LinkWithin