Mostrar mensagens com a etiqueta Nacional. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Nacional. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Pão de Hamburguer Integral

O jantar de hoje foi um hamburguer com Pão Hamburguer Integral, feito na MFP. Recomendo!



Ingredientes:
240 ml de água
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de leite em pó
500g de farinha de trigo Nacional Pão +Completo (já tem fermento e sal)
2 colheres de sopa de azeite

Para finalizar:
Leite
Sementes de sésamo

Confecção:
Coloque os todos os ingredientes na cuba da MFP (excepto o leite e as sementes de sésamo).
Seleccione o programa "Massa".
Quando terminar, retire a massa para a bancada de cozinha (polvilhada de farinha) e divida a massa em 8 porções, moldado assim 8 bolas de massa.

Coloque as bolas num tabuleiro que possa ir ao forno, e deixe levedar durante cerca de 30m.
Findo o tempo, pincele as bolas com leite e salpique com as sementes de sésamo.



Leve ao forno, pré-aquecido a 200ºC, até ficarem douradas, cerca de 15 a 20min.


Dica:
Para compôr o hamburguer, corte o pão ao meio e deixe torrar na grelha, onde estiver a grelhar o hambuguer.
De seguida, coloque a parte de baixo do pão num prato, coloque alface, fatias de queijo, o hamburguer e mais ingredientes a seu gosto. Tapar com a parte de cima do hamburguer e acompanhar com batata frita.

Corn dog

corn dog
Corn Dog

No fim de semana passado fui ao Campo Pequeno, ao evento Comidas do Mundo, no qual participaram vários chefs de cozinha, com apresentação de pratos típicos de certos países, representados em várias barraquinhas.


O valor total do bilhete é convertido em senhas de 1€ que podem ser utilizadas como desconto nas barraquinhas dos vários países. E foi aqui, na barraquinha de comida dos Estados Unidos da América que tive a oportunidade de comer, pela primeira vez, um corn dog. Nem sequer tinha ainda ouvido falar em tal coisa.

Corn dog é uma salsicha hot dog coberta por uma camada espessa de uma massa de milho, frita e servida num espeto de madeira, daqueles de fazer espetadas.
Como alternativa ao espeto de madeira, podem usar-se pauzinhos chineses, tudo dependerá do que tiver mais à mão. Temos de ser práticas.

Mas gostei, e como gostei imenso, tratei de ir procurar a receita e partilhá-la com vocês.

Ingredientes:
8 salsichas de hot dog
150 g de farinha de trigo sem fermento (usei da Nacional)
1 colher de chá de sal
90 g de farinha de milho
4 colheres de sopa de açúcar (colheres rasas)
1 colher de chá de fermento (usei Royal)
2 ovos
180 ml de leite

Confecção:
Bater ligeiramente os ovos com um garfo, para desfazer as gemas.
Colocar todos os ingredientes (excepto as salsichas) na cuba da máquina de fazer pão e seleccionar o programa "Massa". Deixe a massa misturar bem durante cerca de 10m. Certifique-se de que a massa se encontra bem batida em polme (se necessário deixar bater mais tempo). Desligue a máquina (não é necessário prosseguir o programa.


Entretanto espete as salsichas nos espetos, uma por cada espeto.
Deite o polme num prato raso ou numa taça (onde couberem as salsichas por completo) e envolva as salsichas no polme. Eu comecei com uma taça, mas depois vi que não conseguia envolver as salsichas por completo, e mudei o polme para um prato raso.


Fritar em óleo durante cerca de 5m, não se esquecendo de rodar a salsicha enquanto estiver no óleo, para fritar de ambos os lados.

Sirva acompanhado de ketchup e mostarda.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Bolo de Iogurte, Côco e Limão

Tenho andado a explorar as várias maneiras de fazer bolos, com a ajuda da máquina de fazer pão.
Até agora já experimentei bater o bolo com a batedeira e cozer na MFP, bater o bolo na MFP e cozer na MFP... mas ainda não tinha experimentado somente usar a parte de bater o bolo na MFP e depois cozer no forno.
Foi isso que fiz com esta receita.


Ingredientes:
1 iogurte natural
1 copo e meio (sempre a medida do copo de iogurte) de açúcar
1/2 copo de óleo
3 ovos
1 colher de chá de fermento
2 copos de farinha para Bolos (usei da Nacional)
1 copo de côco ralado
Raspa de 1 limão

Confecção:
Bata ligeiramente os ovos com um garfo e deite para dentro da cuba da MFP.
Adicione os restantes ingredientes e programe a MFP para usar o programa "Bolos". Deixe bater durante uns minutos (5 ou 10m) e quando estiver com aspecto de massa de bolo, interrompa o programa (desligue a máquina).
Unte uma forma de bolos, com margarina, e depois com farinha.
Deite a massa na forma de bolos untada.


Leve a cozer ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 45m a 1h.
Use o teste do palito para ver se o bolo está cozido.

Nota:
Consoante o tipo de forno, caso esteja mais perto ou mais longe da fonte de calor, convém ir espreitando para ver se o bolo não queima. Se necessário, tape com uma folha de alumínio, para garantir que não queima e retire a folha perto do final, para poder ganhar cor.


sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Nova farinha preparada "Pão de Centeio" Nacional

Estive a ver o site do Pão Quente em Casa, e descobri que agora a Nacional tem uma nova farinha preparada (das tais que já têm sal na dose certa, que já incluem o fermento de padeiro e que tornam a tarefa de fazer pão em algo tão simples, como juntar o preparado com água na cuba da máquina de fazer pão e programar a máquina). A nova farinha que descobri no site é a Farinha para Pão de Centeio da Nacional.


Eu ainda não a vi à venda, nos sítios onde normalmente faço compras.

Já alguém a viu à venda?
Se sim, têm alguma opinião sobre a farinha ou pão feito com ela?

sábado, 30 de novembro de 2013

Pão de Sementes

Da última vez que fui às compras, reparei que há farinhas novas à venda e que nunca tinha experimentado.
Trouxe uma delas: a Farinha preparada para Pão de Sementes da Nacional (gosto sempre imenso do sabor de sementes no pão) e que decidi experimentar. E gostei muito! Ao abrir o pacote da farinha, vi logo os cereais entre a farinha e gostei imenso do que vi e desejosa de fazer o pão para provar. Assim foi... aqui deixo a receita, que julgo que é uma das primeiras que faço com o Programa Integral da máquina de fazer pão.


Gostei imenso do resultado e tanto eu como o meu marido devorámos meio pão (ainda quentinho, com manteiga a derreter) enquanto o diabo esfrega o o olho!

Vamos à receita deste pão facílimo de fazer?

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha Pão de Sementes da Nacional (já tem sal e fermento)

Confecção:
Colocar a água morna na cuba da máquina de fazer pão.
Adicionar a farinha e seleccionar o programa Pão Integral (o meu demora 4h30m!), cor média, peso 750g.



A farinha preparada para Pão de Sementes, da Nacional

Bom apetite!

sábado, 31 de agosto de 2013

Pão de Endro

Pão de Endro

O endro, também conhecido por aneto ou dill, é uma erva aromática com um aspecto muito semelhante ao do funcho, mas com um sabor diferente, no entanto é anisado. É bastante popular na Europa Oriental e na Europa do Norte, sendo indispensável em pratos russos e escandinavos, no entanto tem como origem a Índia, sendo um dos ingredientes do caril.


É muito rico em sais minerais, podendo ser utilizado como substituto do sal em pratos pouco condimentados, em dietas que excluem o seu consumo.

Aliado ao pão, dá-lhe um sabor agradável e diferente do que estamos habituados.

Vamos à receita?

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha preparada Pão +Completo da Nacional (já tem sal e fermento)
3 colheres de sopa de endro seco (usei da marca Espiga)

Confecção:
Junte a água morna e a farinha na cuba da máquina de fazer pão. Seleccione o programa Massa (1h30m).
Quando o programa terminar, retire a massa para uma superfície coberta de farinha e divida a massa em 8 porções, para fazer 8 pãezinhos. Se preferir, pode fazer o pão somente na máquina de fazer pão, com o ciclo Pão Básico (e não precisa ver o resto da receita).
Molde a massa em bolas e coloque num tabuleiro, que possa ir ao forno, salpicado com farinha.


Deixe a massa repousar durante 30m.
Findo o tempo, leve o tabuleiro ao forno, a 180ºC, durante cerca de 20m (ou até a massa ficar com cor).


Bom apetite!

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pão de Nozes e Mel

Gosto muito do sabor da noz, mas se for misturado com mel, o sabor é ainda melhor. E nem queiram saber qual é o prato que me faz crescer água na boca, com nozes e mel: uma salada de alface, tomate cherry e rúcula, com molho de iogurte, a acompanhar um folhado de queijo de cabra, tudo regado com mel e com nozes. Isto é mesmo muito bom!

Mas saladas à parte, hoje venho partilhar com vocês uma forma de fazer pão saudável, escuro, com nozes e com a adição do mel.


Vamos à receita?

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha preparada Pão +Completo da Nacional (já tem sal e fermento)
100g de nozes partidas
3 colheres de sopa de mel

Confecção:
Coloque a água morna, as nozes, o mel e a farinha na cuba da máquina de fazer pão. Seleccione o programa Massa (1h30m)
Quando o programa terminar, retire a massa para uma superfície coberta de farinha (para a massa não colar) e divida a massa em 8 porções, para fazer pães individuais. Se preferir, pode deixar a máquina fazer o ciclo Pão Básico (que amassa e coze tudo na máquina, não precisando de seguir o resto da receita).
Molde bolinhas de massa e coloque num tabuleiro, que possa ir ao forno, salpicado com farinha.


Deixe repousar durante 30m, para a massa poder crescer mais um pouco.

Por fim, leve o tabuleiro ao forno, a 180ºC, durante cerca de 20m (ou até a massa ficar com cor)


Bom apetite!

Stromboli Integral de Bacon

Stromboli não é somente uma ilha no norte da Sicília (Itália), mas é também um tipo de pão, recheado com queijo (tipicamente a mozzarella) e carnes italianas de charcutaria, semelhante a uma Calzone e que é servido em muitas pizzarias americanas. Consoante as pizzarias, podem ter o formato de Calzone ou terem um formato enrolado.

Stromboli, em formato Calzone.
A origem do nome deste tipo de pão é controversa, havendo várias pessoas a dizer que o inventaram: uma delas, Mike Aquino, diz que inventou em 1954 em Washington, no Mike's Burger Royal in Spokane. Outra pessoa, Nazzareno Romano, diz que inventou em 1950, em Essington (nos arredores de Philadelphia), no Romano's Italian Restaurant & Pizzeria. De qualquer das formas, ambos confirmam que deram este nome à invenção depois de terem visto o filme Stromboli, de 1950, de Roberto Rossellini e com Ingrid Bergman.

Decidi fazer assim uma Stromboli, mas com farinha escura, rica em fibras, logo, mais saudável que a receita original de Stromboli. Se não tem acesso às farinhas preparadas que já nos facilitam a mistura de farinhas para obter uma mistura assim, pode fazer a sua própria mistura de farinhas.

Vamos à receita?

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha preparada Pão +Completo da Nacional (já tem sal e fermento)
Mozzarella ralada q.b.
Bacon cortado aos cubos q.b.
Flor de Sal q.b. (usei da Marnoto)
Orégãos q.b.

Confecção:
Coloque a água morna e a farinha na cuba da máquina de fazer pão. Seleccione o programa Massa (1h30m)
Quando o programa terminar, retire a massa para uma superfície coberta de farinha (para a massa não colar) e divida a massa em 4 porções, para fazer 2 Strombolis.
Estique todas as porções.
Em 2 delas, coloque o seguinte recheio: a mozzarella, depois os cubos de bacon, algumas pedrinhas de Flor de Sal para temperar, e por fim os orégãos.



Use as outras porções de massa para fazer de tampa.
Una as extremidades e pique com um garfo de trinchar, para que o vapor possa sair enquanto estiver a cozer.


Coloque num tabuleiro, salpicado com farinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20m (ou até ganhar cor).

Bom apetite!

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Fatias Húngaras

Andava a navegar na net, a ver pratos de culinária - é uma das coisas que gosto de ver quando não tenho nada para fazer, e descobri que existe uma receita de "Fatias Húngaras", muito semelhante àquilo que eu chamo de "enroladinhos", ou "rolinhos", ou em inglês "roll". Todas as receitas das Fatias Húngaras (que também vi serem chamados de Caracóis Húngaros) tinham uma coisa em comum: serem feitas com uma base de massa que corresponde ao pão brioche, um creme com côco para rechear, e uma calda para regar o resultado final.

Fatias Húngaras

E claro, que meti mãos à obra, para comer umas "Fatias Húngaras" feitas com a ajuda da máquina de fazer pão. Rendeu-me um tabuleiro inteiro, que aproveitei para depois meter em tupperware e levar para a praia no dia seguinte.

Vamos à receita...

Ingredientes:
Massa:
500g de Farinha Pão Brioche (usei da marca Nacional)
235ml de água morna (poderá ser mais ou menos, consoante a marca do preparado)

Recheio:
150g de açúcar
60g de manteiga
100g de côco ralado

Calda:
1 copo de leite
4 colheres de sopa de açúcar

Confecção:
Comece por fazer a massa do Pão Brioche, adicionando na cuba da MFP a água e de seguida a Farinha Pão Brioche da Nacional. (Se não quiser usar uma farinha preparada para a máquina de fazer pão, que já tem ovos, manteiga, sal e fermento, pode seguir esta receita de Pão Brioche Caseiro)
Seleccione o programa Massa (1h30m).

Quando o programa terminar, retire a massa para uma superfície salpicada com farinha, para a massa não colar à bancada de trabalho.
Divida a massa em 2 porções e trabalhe cada uma delas isoladamente.
Estique a massa (pode usar o rolo de cozinha, mas eu usei somente as mãos) dando um formato rectangular, quanto possível.


Entretanto, prepare o recheio, porque vai ser necessário a seguir: Leve a manteiga a derreter, ao lume, juntamente com o açúcar, mexendo sempre, durante somente 2 minutos no máximo, até a manteiga derreter.
Coloque este recheio sobre a massa esticada, com a ajuda de uma colher.




Por cima espalhe o côco ralado.


Enrole a massa, como se fosse uma torta (no Brasil diz-se rocambole, em vez de torta).


Corte em fatias de cerca de 1 a 2 dedos de espessura.


Coloque estas fatias num tabuleiro untado com margarina, com uma pequena separação entre as fatias. Deixe repousar durante cerca de 30m, com um pano por cima do tabuleiro, para abrigar de correntes de ar.
Ao fim deste tempo, as fatias terão crescido.


Leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 150ºC, durante cerca de 15 a 20m (até começarem a ficar com alguma cor). Nesta altura, abra o forno e regue com a calda (misture no copo de leite as 4 colheres de açúcar). Leve ao forno durante mais 5m para a calda evaporar um pouco e acabar de ganhar cor.





Fica delicioso! Experimentem!

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pão de Mistura

Já há bastante tempo que não fazia um pão simples, daqueles que é só juntar a farinha e água e deixar a máquina fazer o resto sozinha.
Com estas saudades da simplicidade de uma receita fácil de pão, fiz um pão de mistura, a partir da farinha Pão +Completo da Nacional, já preparada com sal e fermento, para a máquina de fazer pão.
O resultado foi um pão escuro, que é indicativo de um pão mais saudável e com mais fibras, que deixam o corpo saciado por mais tempo, evitando ter fome tão depressa, e que regulam a flora intestinal.


Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha Pão +Completo da Nacional (já tem sal e fermento)

Confecção:
Colocar os ingredientes acima indicados, na cuba da máquina de fazer pão, respeitando a ordem.
Seleccione o programa Pão Básico, cor média e peso 750g.
Quando terminar, deixe arrefecer sobre uma rede, para não ficar com humidade.

Bom apetite!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Pizza Enrolada de Espinafres

No mês passado fiz Pizza Enrolada, mas fiquei tão satisfeita com o resultado, que resolvi repetir, mas desta vez numa versão mais verde, com espinafres. Para quem não gosta de comer espinafres, como eu, esta é uma forma de os conseguir comer de forma disfarçada.


Também gostou da receita de Pizza Enrolada? Então experimente esta com espinafres, vai gostar...

Ingredientes:
300ml de água morna
500 de farinha Pão Vitale da Nacional (já tem sal e fermento)
Queijo ralado (gouda, emmental, cheddar)
Polpa de Tomate q.b.
100g de bacon cortado aos pedaços
Espinafres cozidos q.b. (eu usei espinafres cozidos, já congelados)
Cubinhos de mozzarella q.b.

Confecção:
Coloque a água e a farinha na cuba da máquina de fazer pão e seleccione o programa Massa (cerca de 1h30).
Quando terminar, retire a massa da cuba para a bancada de cozinha, previamente salpicada com farinha para a massa não colar à bancada.


Divida a massa em 2 porções e molde cada uma delas isoladamente.
Comece por esticar a massa, em formato rectangular, com o rolo da massa.


De seguida, espalhe um pouco de polpa de tomate por cima da massa, com a ajuda de uma colher. Junte o queijo ralado, o bacon cortado em tirinhas, os espinafres e os cubinhos de mozzarella.


Enrole a pizza.

Corte em fatias de cerca de 2 a 3 dedos de espessura e coloque num tabuleiro que possa ir ao forno.


Coloque no forno, pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 a 20m, ou até a massa ter um aspecto dourado.
Sirva imediatamente.

Bom apetite!

Nota:
Não se esqueça que se utilizar farinhas que não sejam especialmente preparadas com sal e fermento para a MFP (como as que costumo usar), deve adicionar 1 colher de chá de sal e 25g de fermento de pão.

Pretzel com Queijo

Na Alemanha fazem não só o Pretzel original, com as pedrinhas de sal por cima, mas também outras variedades de Pretzels. Um dos que comi, tinha queijo derretido por cima... era muito bom!


Aqui segue a receita, que fiz por casa, da massa de Pretzel na MFP e respectiva confecção...

Ingredientes da massa:
230g de leite morno
40g de margarina
6g de sal
1 colher de chá de açúcar amarelo (também pode ser do mascavado)
400g de farinha de trigo sem fermento (usei farinha Nacional para usos culinários)
1 colher de chá de fermento seco para pão (levedura seca)

Ingredientes para a cozedura:
1,5 L de água
1 colher e meia de sopa de bicarbonato de sódio

Ingredientes para a cobertura:
Queijo Mozzarela ralado q.b.
Flor de Sal q.b. (usei da Marnoto)

Confecção:
Colocar todos os ingredientes da massa na cuba da máquina de fazer pão e seleccionar o programa Massa.
Quando o programa terminar, retirar a massa para a bancada de cozinha.
Separar a massa em 8 porções iguais e moldar cada uma delas individualmente, dando a forma de Pretzel, tal como se indica nesta receita de Pretzel.



Num tacho, misture o bicarbonato de sódio com a água. Leve esta mistura a aquecer e quando ferver mergulhe cada um dos pretzels na água, deixando cozer durante 1m de cada lado.


De seguida, retire os pretzels para um tabuleiro, forrado com papel vegetal.
Coloque queijo mozzarela ralado por cima de cada Pretzel e salpique com algumas pedrinhas de Flor de Sal.

Leve ao forno, pré-aquecido a 210ºC, durante cerca de 20 a 30 minutos, ou até ficarem dourados.


Comer enquanto estiverem quentes.

Bom apetite!
Blog Widget by LinkWithin