segunda-feira, 31 de março de 2014

Pão de Sementes com Bagas Goji e Chia

Continuando com esta colecção de receitas de pão com superalimentos, desta vez o superalimento em destaque é as Sementes de Chia.

As Sementes de Chia, são consideradas uma das melhores fontes de ácidos gordos, ómega 3 e 6, essenciais para o bom funcionamento celular. São ainda ricas em antioxidantes, em aminoácidos essenciais e em minerais como cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio, magnésio.

Têm ainda a capacidade de absorverem 8 a 12 vezes o seu peso em água quando hidratadas. A água retida nas sementes sob a forma de gel hidrata o organismo ao longo do dia, contributo indispensável para um funcionamento celular perfeito, sendo benéfico para os intestinos e também para a sensação de saciedade. São, por este motivo, indicadas para quem deseja perder peso de forma saudável, sem grandes sacrifícios.

Contribuem assim para a redução do colesterol, ajudam no controle da glicemia e na formação óssea, tendo um papel importante na prevenção do envelhecimento precoce devido à presença dos seus antioxidades, e na melhoria geral da imunidade do organismo, mantendo um bom funcionamento da flora intestinal e auxiliando o processo de desintoxicação do organismo.

Já conheciam estas sementes? Eu adoro comer sementes de chia com iogurte grego, precisamente porque libertam o tal gel saciante.



Vamos à receita?

Ingredientes:
300 ml de água morna
500 g de farinha Pão de Sementes, da Nacional (já tem sal e fermento)
4 colheres de sopa de Bagas Goji
4 colheres de sopa de sementes de Chia

Confecção:
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão.

Seleccione o programa Massa, para depois poder moldar a massa e cozer no forno (se pretender cozer o pão na máquina de fazer pão, deve seleccionar o programa Pão Básico e deixar prosseguir até ao fim).

Depois da massa estar pronta, retire a massa da cuba da máquina de fazer pão, e coloque sobre uma superfície salpicada com farinha.

Divida a massa em 4 porções, coloque no tabuleiro de levar ao forno (forrado com papel vegetal) e deixe levedar durante cerca de 1h, dentro do forno desligado.

Pincele o pão com água e deite algumas sementes de chia por cima, para colar à superfície.



Findo o tempo, ligue o forno a 180ºC e deixe cozer durante cerca de 20m. Se necessário, cubra o pão com papel de alumínio, para não queimar.

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover