quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Bolo do Caco Integral

Bolo do Caco
Bolo do Caco Integral
Comprámos recentemente um grelhador (de colocar ao fogão) diferente do habitual. Este é um grelhador plano (é um tabuleiro grelhador) e é de marca portuguesa, da Bioflon. Basicamente estava no hipermercado em frente aos vários grelhadores de fogão, a decidir qual seria a melhor opção para fazer rapidamente peixinho ou carne grelhada ao jantar (ando a tentar fazer uma alimentação mais saudável), quando aparece uma senhora de mais idade para levar o tabuleiro grelhador e a senhora mete conversa comigo, a recomendar-me aquele, porque o filho dela já tinha o maior e ela gosta tanto de o usar que foi ali comprar um para ela. Ora, melhor recomendação que uma cliente satisfeita, não podia haver, e assim comprei também um.
Adoro. Grelha na perfeição, é fácil de lavar. Útil e prático.

tabuleiro grelhador, grelhador plano


E foi este o grelhador que serviu para fazer o famoso Bolo do Caco, tradicional da Madeira. Para quem não sabe, o Bolo do Caco não é um bolo. É um pão arredondado, cozinhado em cima de uma chapa, e é muito bom com manteiga de alho. É um pão que não fica com crosta.
Servi-me de uma de várias das farinhas preparadas para a Máquina de Fazer Pão, uma que me parece ser saudável por causa dos seus ingredientes integrais (Farinha Pão +Completo Nacional), para experimentar fazer o Bolo do Caco cá em casa.

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de Farinha Pão +Completo Nacional (já tem fermento e sal)

Confecção:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada, e seleccione o programa Massa.
Massa do Pão na MFP
Massa do pão na MFP

Findo o tempo, retire a massa para a bancada de cozinha (salpicada com farinha, para que a massa não cole à bancada) e divida a massa em 4 porções.
Molde bolas de massa e espalme com as mãos.
Bolas de massa de pão
Molde bolas de massa e de seguida espalme

Entretanto, coloque o grelhador plano no fogão e deixe aquecer. De seguida, coloque a massa espalmada no grelhador plano e deixe cozinhar durante cerca 10m. Vire, com a ajuda de utensílios de madeira (para não riscar a superfície anti-aderente) e deixe cozinhar mais cerca de 10m.

Bolo do Caco a cozer
Bolo do Caco a cozer
Vá espreitando, para não deixar a massa queimar. Assim que o pão soar a oco (dando umas pancadas no fundo do pão - tenha cuidado para não se queimar, porque tem de retirar o pão do grelhador) terá o Bolo do Caco pronto.
Bolo do Caco
Bolo do Caco Integral

Coma enquanto ainda estiver quente, com Manteiga de Alho, e verá como é boa esta delícia madeirense!

Nota: a receita original de Bolo do Caco leva batata-doce, por isso à próxima hei-de experimentar dessa maneira.

5 comentários:

  1. Sendo que ... a receita original do bolo do caco não tem nada a ver com esta ... http://www.aprenderefazer.com/?p=1348

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigamente até eu julgava que a receita levava batata-doce...até um dia ter ido à Madeira e ter perguntado às senhoras que fazem e vendem Bolo do Caco nas povoações: disseram-me que não leva batata-doce (só deita quem quer, pode-se adicionar açúcar em vez de batata-doce) e que é somente uma massa normal de pão, assada de forma diferente.

      Eliminar
    2. A receita original faz-se com batata doce. Não há volta a dar. Trocar batata doce por açúcar não é a mesma coisa. Quem já comeu e fez com batata doce nota logo a diferença, na textura e no sabor. Vale a pena experimentar. É fácil.

      Eliminar
    3. O bolo do caco leva SIM batata-doce e sem ela não é verdadeiro bolo do caco. Infelizmente, há "espertinhas" que sabem que sai bastante mais barato substituir a batata-doce por açucar e fazem-no desse modo para vender a quem não é da terra, mas para consumirem nas suas casas, utilizam batata-doce. Nos restaurantes também utilizam muito esse falso bolo do caco porque o compram a essas espertalhonas ou são feitos às três pancadas nas padarias. A batata-doce confere humidade e macieza e um verdadeiro bolo do caco, mesmo com dois ou três dias, embora mais compacto, é ainda macio e elástico. O falso é seco e esfarela-se completamente.

      Eliminar
    4. Obrigada pelo esclarecimento, à próxima hei-de então fazer com batata doce :)

      Eliminar

Blog Widget by LinkWithin