quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Bolo do Caco com Sementes de Sésamo

Continuando a fazer mais receitas com o Bolo do Caco no meu novo tabuleiro grelhador, do qual falei no meu último post, desta vez experimentei juntar Sementes de Sésamo. As Sementes de Sésamo são utilizadas na confecção de peças sushi (certa vez tirei um Curso de Sushi, sei fazer tudo o que se come num bom restaurante japonês em casa, incluindo pegar num salmão inteiro e desmanchá-lo para fazer peças de sashimi e sushi). Onde é que eu ia? Pois bem, para as sementes de sésamo para terem um gosto especial junto das peças de sushi, são torradas. Ora, se são gostosas torradas, então devem ficar bem no Bolo do Caco, a torrar no grelhador. E foi este o mote que originou esta receita: Bolo do Caco com Sementes de Sésamo

Bolo do caco com sementes de sésamo
Sugestão de apresentação: Bolo do Caco com Sementes de Sésamo,
com Manteiga de Alho e Fiambre

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de Farinha Pão +Completo Nacional (já tem fermento e sal)
Sementes de sésamo q.b.

Confecção:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada, e seleccione o programa Massa.
Findo o tempo, retire a massa para a bancada de cozinha (salpicada com farinha, para que a massa não cole à bancada) e divida a massa em 4 porções.
Molde bolas de massa e espalme com as mãos.
Bolas de massa de pão
Molde bolas de massa e de seguida espalme
Molhe as mãos e passe pelas bolas de massa, para humedecer a superfície, e de seguida salpique as bolas de massa com sementes de sésamo. As sementes irão ficar coladas à superfície molhada da massa do pão.
massa de pão com sementes de sésamo
Bola de massa de pão, com sementes de sésamo

Entretanto, coloque o grelhador plano no fogão e deixe aquecer. Coloque a massa espalmada no grelhador plano e deixe cozinhar durante cerca 10m. Vire, com a ajuda de utensílios de madeira (para não riscar a superfície anti-aderente) e deixe cozinhar durante mais cerca de 10m.
Bolo do caco com sementes de sésamo
Bolo do caco com sementes de sésamo

Vá espreitando, para não deixar a massa queimar. Vá retirando o pão do grelhador e dê pancadas, com os dedos, no fundo da massa. Assim que soar a oco terá o Bolo do Caco pronto.

Coma enquanto estiver quente.

2 comentários:

  1. Ficou um bolo do caco fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Olá, adquiri MFP recentemente, mas estou apaixonada pela minha Bimba, e sem dúvida que o seu blog é uma mais valia para nos ajudar. E este bolo; huuummm, que aspecto, deve ser delicioso, vou experimentar.
    Beijinhos grandes
    Maria

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin