sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Bolo do Caco com Sementes de Girassol

Mais uma vez, voltei a fazer Bolo do Caco no meu novo tabuleiro grelhador. Desta vez, adicionei sementes de girassol, conhecidas pelos seus óleos vegetais protectores, que eliminam o mau colesterol, sendo ao mesmo tempo muito ricas em vitamina B (contribui para o bem estar psicológico) e B1 (ajuda a manter o cérebro alerta, sob stress), vitaminas E (anti envelhecimento precoce) e é ainda muito rica em fibra e nutrientes.
Bolo do Caco com sementes de girassol
Bolo do Caco com Sementes de Girassol

Vamos à receita?

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de Farinha Pão +Completo Nacional (já tem fermento e sal)
Sementes de girassol q.b.

Confecção:
Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada, e seleccione o programa Massa.
Findo o tempo, retire a massa para a bancada de cozinha (salpicada com farinha, para que a massa não cole à bancada) e divida a massa em 4 porções, trabalhando cada uma delas isoladamente.
Molde bolas de massa, espalme-as e molhe a superfície da massa com as mãos.
Salpique as bolas de massa com sementes de girassol (As sementes irão ficar coladas à superfície molhada da massa do pão)
Massa de Bolo do Caco com sementes de girassol
Massa de Bolo do Caco com sementes de girassol

Entretanto, coloque o grelhador plano no fogão e deixe aquecer. Coloque a massa espalmada no grelhador plano e deixe cozinhar durante cerca 10m. Vire, com a ajuda de utensílios de madeira (para não riscar a superfície anti-aderente) e deixe cozinhar durante mais cerca de 10m.

Vá espreitando, para não deixar a massa queimar. Vá retirando o pão do grelhador e dê pancadas, com os dedos, no fundo da massa. Assim que soar a oco terá o Bolo do Caco pronto.

Coma enquanto estiver quente, com Manteiga de Alho.

1 comentário:

Blog Widget by LinkWithin