segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bolo de Iogurte

A máquina de fazer pão também serve para fazer bolos (já fiz alguns por aqui). Não gosto muito de bater e cozer os bolos na máquina, porque, como não dá para untar, depois os bolos partem ao serem desenformados. Pelo menos a mim, acontece-me isso, a menos que use uma grande quantidade de gordura na receita (o que me parece não muito saudável). Por isso, prefiro bater a massa fora da MFP, com a Bimby, com a batedeira ou simplesmente com uma vareta de arames, consoante a receita, e depois usar a MFP como forma do bolo e forno ao mesmo tempo.

Apeteceu-me fazer um bolo simples, rápido e do qual toda a gente gosta: bolo de iogurte com a famosa receita do copo, usando o copo do iogurte como medida para o resto da receita.

Bolo de iogurte MFP

Bolo de iogurte MFP


Ingredientes:
1 copo de iogurte natural (mas também pode ser de aromas)
4 ovos
2 copos de açúcar
2 copos de farinha para Bolos (usei da Nacional)
meio copo de óleo vegetal
1 colher de chá de fermento em pó

Principais ingredientes do bolo de iogurte
Confecção:
Bater os ovos, juntar o iogurte, o açúcar, o óleo e por fim, a farinha misturada com o fermento em pó.
Eu sei que as farinhas para bolos já costumam trazer fermento, mas gosto sempre de adicionar mais um pouco.
Depois de ter tudo bem misturado, pode untar a forma da MFP com óleo em spray (também pode utilizar a famosa técnica de untar a forma com margarina e depois passar farinha) e deitar a massa para dentro da cuba (forma) da máquina de fazer pão (sem a pá misturadora - não precisa dela)


Colocar a cuba na MFP e programar para utilizar o programa Forno, durante cerca de 1h.
Ao fim deste tempo, espete a massa com um palito para ver se a massa está cozida no interior. Se necessário adicionar mais 10 ou 20 m ao tempo de cozedura, até o palito sair limpinho depois de espetar no bolo.

Desenformar enquanto estiver quente.

Bolo de iogurte MFP

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin