sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Stromboli Integral de Bacon

Stromboli não é somente uma ilha no norte da Sicília (Itália), mas é também um tipo de pão, recheado com queijo (tipicamente a mozzarella) e carnes italianas de charcutaria, semelhante a uma Calzone e que é servido em muitas pizzarias americanas. Consoante as pizzarias, podem ter o formato de Calzone ou terem um formato enrolado.

Stromboli, em formato Calzone.
A origem do nome deste tipo de pão é controversa, havendo várias pessoas a dizer que o inventaram: uma delas, Mike Aquino, diz que inventou em 1954 em Washington, no Mike's Burger Royal in Spokane. Outra pessoa, Nazzareno Romano, diz que inventou em 1950, em Essington (nos arredores de Philadelphia), no Romano's Italian Restaurant & Pizzeria. De qualquer das formas, ambos confirmam que deram este nome à invenção depois de terem visto o filme Stromboli, de 1950, de Roberto Rossellini e com Ingrid Bergman.

Decidi fazer assim uma Stromboli, mas com farinha escura, rica em fibras, logo, mais saudável que a receita original de Stromboli. Se não tem acesso às farinhas preparadas que já nos facilitam a mistura de farinhas para obter uma mistura assim, pode fazer a sua própria mistura de farinhas.

Vamos à receita?

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha preparada Pão +Completo da Nacional (já tem sal e fermento)
Mozzarella ralada q.b.
Bacon cortado aos cubos q.b.
Flor de Sal q.b. (usei da Marnoto)
Orégãos q.b.

Confecção:
Coloque a água morna e a farinha na cuba da máquina de fazer pão. Seleccione o programa Massa (1h30m)
Quando o programa terminar, retire a massa para uma superfície coberta de farinha (para a massa não colar) e divida a massa em 4 porções, para fazer 2 Strombolis.
Estique todas as porções.
Em 2 delas, coloque o seguinte recheio: a mozzarella, depois os cubos de bacon, algumas pedrinhas de Flor de Sal para temperar, e por fim os orégãos.



Use as outras porções de massa para fazer de tampa.
Una as extremidades e pique com um garfo de trinchar, para que o vapor possa sair enquanto estiver a cozer.


Coloque num tabuleiro, salpicado com farinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20m (ou até ganhar cor).

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin