sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Pãezinhos com sementes de Chia

Pãezinhos de Sementes de Chia
Pãezinhos de Sementes de Chia
Trago-vos a receita de pãezinhos de sementes de chia... Não conhecem estas sementes? Fica já aqui uma breve descrição destas sementes, muito importantes na nossa alimentação.

Embalagem de Sementes de Chia
Embalagem de Sementes de Chia
Embalagem de Sementes de Chia
Embalagem de Sementes de Chia

A Salvia hispanica, popularmente chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas (assim como a linho e a sálvia), nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas (e Colômbia).
Existem registos históricos de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época.
Sendo mais conhecida pela sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para infusões. Ambos derivados, independente da forma, são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ómega 3. É frequentemente enaltecido o seu potencial na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além de auxiliar na perda de peso.

Sementes de Chia
Sementes de Chia

A semente de chia possui formato oval e "diâmetro" de aproximadamente 2 mm. É visivelmente a principal parte da planta em âmbitos comerciais e gastronómicos.

Características nutricionais
A semente de chia é, por vezes, considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas. Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, visto que pode intensificar a sensação de saciedade.

Vejamos a importância nutricional da semente de chia:
Ómega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos gordos classificados como ómega 3.
Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca.
Magnésio: 100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de bróculos, por si só considerados alimentos ricos neste nutriente.
Manganês e fósforo: 100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo recomendados para um adulto, numa dieta de 2.000 calorias/dia.
Proteínas: 15% da composição da chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína recomendada para um adulto, em média.
Fibras: a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.
Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogénico presentes conferem à chia um efeito antioxidante.

(fonte: informação adaptada da Wikipedia)

Agora que conhecemos melhor os benefícios destas sementes, que podem ser ingeridas através do pão, misturadas em sopas, iogurtes ou mesmo na água (formando um gel), saladas, cereais...

Ingredientes:
320ml de água morna
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem sal e fermento)
Sementes de Chia q.b

Confecção:
Coloque a água e a farinha (já com o sal e fermento) na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccione o programa "Massa" (cerca de 1h30m)
Findo este tempo, retire a massa para cima de uma bancada salpicada com farinha (para a massa não agarrar).
Divida a massa em 8 porções.
Estique cada uma das porções e coloque sementes de chia em cada uma das porções.
Feche a massa beliscando com os dedos a união da massa, e amasse um pouco cada porção de massa de pão, para que estas sementes se distribuam uniformemente pelo pãozinho, com as mãos.
Dê uma forma arredondada a cada uma das porções de massa de pão.
Deite um pouco de sementes de chia na bancada e faça rolar a bola de pão sobre estas sementes. Isto fará com que o exterior do pão fique com sementes agarradas.

Pãezinhos de Sementes de Chia
Pãezinhos de Sementes de Chia
Coloque cada porção num tabuleiro, que possa ir ao forno, previamente salpicado com farinha.
Coloque o tabuleiro dentro do forno, a 50ºC, durante 1h, para a massa poder crescer novamente.
Findo este tempo, aumente a temperatura do forno para 180ºC e deixe cozer durante 25m, ou até o pão ficar com cor dourada.

Nota:
Não se esqueça que se utilizar farinhas que não sejam especialmente preparadas com sal e fermento para a MFP (como as que costumo usar), deve adicionar 1/2 colher de chá de sal e 12g de fermento de padeiro (meio cubo).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin