sábado, 30 de junho de 2012

Pãezinhos de Sésamo

Para além dos Pãezinhos de Corintos, Pãezinhos de Amêndoa e Pãezinhos de Pinhões, também já confeccionei Pãezinhos de Sésamo com a ajuda da máquina de fazer pão, para fazer a massa, e cozer depois no forno, já com o formato de pãezinhos.

Pãezinhos de Sésamo

As Sementes de Sésamo, também chamadas de Gergelim, possuem um elevado teor em gorduras insaturadas (cerca de 50%), o que as torna particularmente benéficas para a prevenção das doenças cardiovasculares e diminuição do colesterol.
Existem dois tipos principais de sementes de sésamo: as brancas e as pretas. As brancas são utilizadas na medicina tradicional chinesa para lubrificar o coração, o fígado, os rins, o pâncreas e os pulmões, e ajudam também a tratar a prisão de ventre. As segundas têm propriedades semelhantes, mas um pouco mais fracas.

A sua riqueza em vitamina E (uma vitamina lipossolúvel e sensível ao calor), também as torna de grande interesse nutricional.

Uma colher de sopa de sementes de sésamo fornece cerca de 15% das necessidades diárias de cálcio e são ainda ricas em proteínas, ferro, niacina, magnésio e ácido fólico. Uma dose de 50 g de sementes de sésamo tem a quantidade diária de ácido fólico necessária à alimentação da mulher. Estas sementes podem ser utilizadas cruas ou torradas, para enfeitar saladas, adicionadas aos cereais, ou misturadas na massa de bolos ou pão.

Texto adaptado do Centro Vegetariano.

Vamos à receita...

Ingredientes:
320ml de água morna
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem sal e fermento)
Sementes de sésamo q.b.

Confecção:
Coloque a água e a farinha (já com o sal e fermento) na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccione o programa "Massa" (cerca de 1h30m)
Findo este tempo, retire a massa para cima de uma bancada salpicada com farinha (para a massa não agarrar).
Divida a massa em 8 porções.
Em cada uma das porções coloque as sementes de sésamo a seu gosto, misture com a massa e dê o formato de bola.
Coloque as bolas de massa num tabuleiro que possa ir ao forno, previamente untado com óleo (usei óleo em Spray da Espiga).
Pincele cada uma das bolas com água e polvilhe com mais algumas sementes de sésamo.
Coloque o tabuleiro dentro do forno, a 50ºC, durante 1h, para a massa poder crescer novamente.
Findo este tempo, aumente a temperatura do forno para 180ºC e deixe cozer durante 25m, ou até o pão ficar com cor dourada.

Nota:
Não se esqueça que se utilizar farinhas que não sejam especialmente preparadas com sal e fermento para a MFP (como as que costumo usar), deve adicionar 1/2 colher de chá de sal e 12g de fermento de padeiro (meio cubo).

Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover