quarta-feira, 7 de março de 2012

Pão Sírio

Para acompanhar uma refeição de carne grelhada, confeccionei um molho Tzatziki, que feito à base de iogurte grego, e ainda Pão Sírio.
Este tipo de pão é um pão achatado usado para acompanhar refeições onde seja comum haver arroz e molhos e é bastante rápido de fazer.

Pão sírio
Ingredientes:
300 ml de leite morno
1/2 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de sopa de açúcar
500g de farinha Pão Caseiro da Nacional (já tem sal e fermento)

Confecção:
  1. Colocar os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão e seleccionar o programa Massa.
  2. Ao fim de 30 m, desligue a máquina de fazer pão, porque não será necessário completar o ciclo.
  3. Retire a massa para uma superfície salpicada de farinha.
  4. Divida a massa em bolinhas e estique cada uma das bolinhas, para que fiquem do tamanho de panquecas. Recomendo usar a forma tradicional para esticar a massa do pão sírio: usar o movimento das mãos para esticar a massa, tirando partido da força centrífuga do movimento. Veja o vídeo:



  5. De seguida coloque a massa já esticada em tabuleiros que possam ir ao forno, também salpicados previamente com farinha.
  6. No forno

  7. Coza no forno a 180ºC durante cerca de 10m (ou até a massa ficar dourada).

  8. Pão Sírio à saída do forno
Esta massa rendeu-me 8 porções de Pão Sírio.
Bom apetite!

Nota:
Não se esqueça que se utilizar farinhas que não sejam especialmente preparadas com sal e fermento para a MFP (como as que costumo usar), deve adicionar 1/2 colher de chá de sal e 12g de fermento de padeiro (meio cubo) aos 500g de farinha de trigo.

3 comentários:

  1. gostei da receita.. rápida a preparar a massa e rápida no forno.
    gostei também de ver o vídeo explicativo.
    obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
  2. olha eu acho que devias publicitar a maquina de fazer pão do lidl que vai estar novamente à venda na próxima quinta-feira
    http://www.lidl.pt/cps/rde/xchg/lidl_pt/hs.xsl/offerdate.htm?offerdate=21426

    é que eu preciso de ler mais opiniões por favor nos comentários. eu ainda não tenho MFP, mas esta parece-me que tem 2 pás não é? também tem os mesmos programas das máquinas anteriores, o sem glúten, por exemplo, o último programa que deve ser o de cozedura que permite fazer mesmo comer na MFP como já tenho lido e visto as receitas por aí...e até a ''capacidade'' de até 1.250kg.mas eu vou só usar a maquina para 750g acho que é o mínimo. Agradeço qualquer ajuda,
    cumps

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo, eu comprei a MFP e só me arrependo de não o ter feito há mais tempo. Nunca mais comprei pão num supermercado.

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin