terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pão Doce de Gila

Trago-vos uma receita deliciosa, para o lanche: um pão doce, à base de brioche, recheado com doce de gila. Divinal! Sobretudo para quem adora doce de gila (ou chila) - é mesmo o meu doce favorito, a par do doce de morango.
Pão Doce de Gila
Sabem de onde vem o doce de gila?
A gila é uma abóbora diferenta da abóbora cor de laranja que estamos habituados a ver. Esta abóbora-gila é, exteriormente, verde e branca e o interior é branco com sementes pretas.

Abóbora-gila
Quando é transformada em doce, fica feita em fios brancos translúcidos e faz parte de inúmeras receitas tradicionais ou conventuais.

Doce de Gila/Chila
Vamos à receita...

Ingredientes:
Massa para Pão Brioche
Açúcar em pó
Doce de gila


Confecção:
  1. Comece por fazer a massa para Pão Brioche. Pode usar uma farinha preparada, colocando 500g de farinha Pão Brioche (usei a farinha preparada da Nacional, que já tem sal, fermento, manteiga, ovos e açúcar) com 235ml de água na cuba da máquina de fazer pão, ou se preferir fazer tudo com farinha normal, siga a receita de massa que está no post Pão Brioche Caseiro. Escolha o programa "Massa".
  2. Quando a massa estiver pronta, coloque sobre uma superfície salpicada com farinha, e divida em duas partes. Trabalhe cada uma das partes separadamente.
  3. Estique com os dedos, como se fosse fazer uma pizza, e barre com doce de gila.


  4. Enrole a massa, fazendo um rolo,  colocando de seguida num tabuleiro, salpicado de farinha (para não agarrar).
  5. Deixe levedar num local abrigado de correntes de ar (eu coloco dentro do forno a 50ºC, para ajudar a fermentar) durante 1h ou até a massa duplicar de tamanho.
  6. Findo o tempo, coloque mais doce de gila por cima e eleve a temperatura do forno para 180ºC.


  7. Deixe cozer durante cerca de 10 a 15m.
  8. Depois de tirar do forno, deite açúcar em pó por cima do pão, e está pronto a comer.


Bom apetite!

1 comentário:

Blog Widget by LinkWithin