sábado, 3 de dezembro de 2011

Pão de Grão-de-Bico

Adivinhem o que é que acabei de fazer ali na cozinha? Pois é, adivinharam! O pão da semana é o Pão de Grão-de-Bico, cujo ingrediente principal é o grão, também conhecido por grão-de-bico..

Pão de Grão de Bico

A palavra grão, do latim granum,  descreve uma pequena partícula mais ou menos esférica. E é isso que acaba por ser esta leguminosa da família das fabáceas, originária do Médio Oriente. O seu cultivo foi desenvolvido pelas civilizações grega, romana e egípcia, mas a sua divulgação pelas regiões subtropicais deveu-se essencialmente aos navegadores portugueses e espanhóis, e a sua difusão pela Ásia deveu-se essencialmente aos comerciantes indianos.

O grão-de-bico é uma boa fonte de fibra que contribui para a redução dos níveis de colesterol. Além de baixar o colesterol, o grão-de-bico, quando combinado com arroz, constitui uma refeição com alto teor de proteínas de alta qualidade e um baixo número de calorias.

A contribuição do grão-de-bico para a sua saúde também reside nas quantidades significativas de ferro e magnésio que estes fornecem. O ferro é essencial para a saúde dos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam o oxigénio do organismo para os tecidos, enquanto o magnésio tem um papel importante a nível de muitas estruturas (entra na composição de mais de trinta enzimas) e do bom funcionamento do sistema neuromuscular.

Possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela activação cerebral que dá a sensação de bem-estar, satisfação e confiança, e ácido fólico.

Do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.

Grão-de-bico
Depois de sabermos um pouco sobre a importância deste legume na alimentação, vamos passar à receita...

Ingredientes:
320ml de água morna
400g de farinha Pão Caseiro da Nacional
100g de farinha de grão-de-bico

Confecção:
Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada, e seleccione o programa Básico, cor média e peso 750g.

Bom apetite!

2 comentários:

  1. Olá
    parece bom mas...
    - Não leva fermento?
    - Nunca vi farinha de grão de bico à venda, onde a encontro?
    Obrigada pela partilha
    Sílvia

    ResponderEliminar
  2. Farinha de grão de bico vc encontra em casas de produtos naturais.

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin