domingo, 1 de maio de 2011

Pão de Mel e Cereais

Hoje fui ver na dispensa que farinhas tinha para confeccionar a receita habitual do fim de semana e vi que tinha 2 pacotes de farinha 7 cereais da Nacional.
Como já não faço receitas com esta farinha há algum tempo, está na hora de as usar antes que o fermento deixe de fazer efeito. Desta forma fui fazer outro pão diferente e mais uma vez fui bem sucedida: decidi juntar mel para enriquecer a mistura dos 7 cereais que já existe na farinha, com as propriedades naturais do mel.
O resultado não podia ter sido melhor, foi excelente!



Fiquemos com um pouco de informação sobre o mel...

O mel, para além de ser utilizado como adoçante, sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Devido ao seu teor de açúcares simples, de assimilação rápida, o mel é altamente calórico (cerca de 3,4 kcal/g), pelo que é útil como fonte de energia.

É também usado externamente devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas. Desta forma, ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais.
É também utilizado largamente na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos, etc.) devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes.

Fonte da imagem: wikipedia


E agora a receita...

Ingredientes:
270 ml de água morna
60 ml de mel (+- 3 a 4 colheres de sopa)
500g de farinha 7 cereais da Nacional (já tem o sal e o fermento para pão)

Confecção:
Colocar o mel e a água morna dentro da cuba da máquina de fazer pão.
Juntar a farinha e seleccionar o programa Pão Básico, peso 750g e cor média.

Nota:
Se não usar esta farinha, pode fazer a sua mistura de cereais com farinha de trigo, não esquecendo de juntar um pouco de sal e fermento para pão.

Fonte do texto sobre mel: wikipedia

3 comentários:

  1. Boa noite,
    alguem me sabe dizer as medidas de agua e farinha(nacional) para um pao de 500g em vez de 750g?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Tenho seguido o seu blog com atenção, obrigada por partilhar.
    Aqui tem um pão que também fiz e que fez as delicias dos meus colegas, espero que goste :)
    http://obolodatiarosa.blogspot.com/2011/04/pao-com-pimentos-azeitonas-e.html

    ResponderEliminar
  3. boa tarde amigas
    gostaria que me dessem uma receita para fazer pão na maquina de fazeer pão da tefal bread.
    qual o programa ideal para iniciar a contagem. +e necessário amassar o pão. o ultimo que fiz puz no nº. 10 e não saiu nada., foi uma autentica borrada.
    obrigado pela v/ajuda
    antoniovilarjunior@gmail.com

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin