segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Resposta a Dúvidas sobre a MFP

?Image by acewill via FlickrEstão ali de lado, no cantinho onde os leitores podem dar uma palavrinha, uma série de dúvidas, e por isso vou tentar responder a todos aqui com este post.


24 Dez 10, 00:19
Irene Sarranheira: Olha já fiz alguns pães e estou ADORANDOOO,tbm queria fazer filhozes,mas não tenho receita:(
Irene Sarranheira: Se for mesmo fazer os filhoses na MFP
Irene Sarranheira: Desculpe-me escrever assim aos poucos é que não sei direito mexes nestes,adorei seu blog,agora sou leitora diaria,volto vezes sem conta porque gostei mesmo,parabéns bjinhos grandes:)

Olá Irene,
Obrigada pela sua visita.
Nunca experimentei fazer filhoses na MFP nem ao fogão. Apenas via e ajudava a minha mãe a fazer. Se quiser, dou-lhe a receita para fazer em modo manual, mas é uma boa sugestão experimentar fazer na MFP.
Se alguém já tentou, pode partilhar aqui sff!

24 Dez 10, 15:14
Julieta: Boa tarde. Desde já parabéns pelas receitas maravilhosa e site agaradável que nos proporciona! Gostaria de perguntar se consegue fazer pão de milho (que leve só amido de milho) na sua máquina.
Julieta: pergunto pois os celíacos necessitam deste pão impecável e eu ainda não tenho MFP... Um Santo Natal! Obrigada


Olá Julieta!
Obrigada pela sua visita.
Houve uma altura em que partilhei algumas receitas de pão sem glúten para a MFP, retiradas de um site dedicado às pessoas que sofrem desta condição - e claro que deixei o devido crédito a apontar para o site em questão.
Não as experimentei fazer, porque cá em casa ninguém tem intolerâncias ao glúten.
Deixo aqui para si os links:
Pão de Milho Sem Glúten
Pão Sem Glúten e Sem Lactose
Pão Sem Glúten, Sem Lactose e Sem Ovos

Era uma boa ideia que algum dos produtores de farinha nacionais dedicassem uma farinha especial para se poder fazer pão, para os casos de intolerância ao glúten, não era?
Depois conte os resultados, se experimentar alguma destas receitas.

25 Dez 10, 22:45
Paulo: uma pergunta simples, conseguem dizer-me se a utilização da Maquina Pão têm um uso de energia muito elevado?

Sónia: Paulo, o que é excelente é ter uma taxa bi-horária programar a MFP para iniciar a confecção de madrugada. Para além do consumo energético ser menor ainda toma o pequeno almoça c/ pão quente.

Olá Paulo!
Bem vindo!
Também eu me interroguei sobre essa questão quando estive para comprar a MFP e concluí que o gasto é muito pouco. Isto porque a máquina tem muitos tempos de repouso para deixar a massa fermentar.
Um dia tentei fazer contas sobre quanto é que se gasta exactamente em energia e deixei aqui no blog as minhas conclusões.
Se quiser, dê uma vista de olhos no post Gasto Energético da MFP.
Obrigada pela visita!
 
26 Dez 10, 10:24
Fernanda: Olá a todos! Alguém sabe me dizer como fazer filhóses na MFP? Adoro filhoses e queria muito fazer, pois nunca as fiz nem à mão, mas queria tentar fazer na máquina! BOAS FESTAS! Obrigada

Fernanda: Olá de novo! Ninguém me respondeu se sabem como fazer filhoses na MFP  há por aí alguém que me possa ajudar? Obrigada
 
Olá Fernanda!
Tal como respondi à Irene, nunca as fiz.
Mas sei a receitas delas, para serem feitas à mão.
Se quiser a receitas para se fazerem à mão é só dizer e eu dou-lhe a receita da minha família com todo o gosto.
Obrigada pela visita!
 
28 Dez 10, 12:48

Filipe: Bom dia, adquiri uma Tefal Home Bread. Na altura em que a comprei provei um bolo de chocolate fantastico (simples), contudo nao encontro aqui a receita. Alguem sabe como se faz? Obrigado

Olá Filipe!
Pode fazer qualquer receita de bolo na sua MFP, podendo assim escolher a sua receita favorita mesmo que a receita seja para ser feita à mão.
Eu já tentei fazer mais que um bolo na MFP, mas depois de cozido o bolo rachava por causa da pá de mistura. Por isso o truque não é fazer o bolo todo na MFP, mas sim bater o bolo com uma batedeira e depois cozer o bolo na MFP (com a cuba untada), sem a pá de mistura, no programa "Forno".
Assim sendo, não sei qual o bolo de chocolate que terá provado.. qualquer bolo de chocolate pode ter sido lá feito.
Obrigada pela visita!

2 Jan 11, 04:56

Rui: Olá. estou a pensar adquirir no Aldi a mfp Quigg que custa 39€ e pode ver aqui. Gostaria de saber se conhece este modelo (cont.)
Rui: (cont.)ou se alguém aqui tem uma? Como não traz receitas e não encontro na web, penso que irei experimentar as que insere aqui; reparo que as receitas de pães do blog são sempre para 750g, (cont.)

Rui: (cont.) mas como somos 4 pessoas penso que irei optar por pães de 1kg ou 1,250kg, isso significa que terei de adaptar as quantidades que indica ou é possivel fazer esses pães com a mesma receita(cont)
Rui: (cont)sem perder o resultado pretendido neste blog as receitas são para pão de 1250g e a quantidade de farinha e isso parece-me semelhante às suas.obg


Olá Rui,
não conheço essa marca de MFP, mas pode ser que aqui mais alguém conheça a marca e saiba dar uma opinião caso tenha comprado alguma. Pela breve pesquisa que fiz na net, encontrei muito pouco sobre a empresa que faz esta máquina, o que quer dizer que se a máquina tiver algum problema, vai ser difícil aceder aos serviços de apoio ao cliente. Nesta foto mostra que apenas tem 10 programas - acho que lhe falta o programa dos doces e outros.
As receitas que publico e que faço sempre são para pães de 750g (a quantidade de farinha para estes pães é de 500g), porque é um tamanho standard que todas as máquinas têm. A minha máquina faz pães de 600g, 750g e 900g, enquanto que outras maiores como é o caso da Quiggi (até 1250g) e da Tefal Home Bread XXL (até 1500g).
Sobre o blog com receitas para a quigg, que me indicou, parece-me que aquelas quantidades são para o pão de 750g ou 1Kg, visto que algumas daquelas receitas levam mais ingredientes do que a 500g de farinha. É pena não indicarem lá qual o tamanho do pão resultante.
Como o seu objectivo é fazer pão tamanho familiar, sugiro a compra a Tefal Home Bread XXL (tenho aqui um post dedicado a esta máquina), que muita gente tem, pode ver o manual e livro de receitas que anda por aí disponível pela net e sempre haverá pessoas com a mesma máquina com quem poderá partilhar as suas dúvidas.
Obrigada pela visita e espero ter ajudado!

E assim termino aqui as respostas pendentes que tinha para dar, que não cabiam ali no mural do lado :)

Bom Ano Novo a Todos!
Que tenham muito Sucesso, Saúde, Dinheiro e Amor, e que o pão não nos falte na mesa!

Beijos a tod@s
Ana

14 comentários:

  1. Olá boa noite. Antes de mais, obrigado pela atenção; após falar com uma proprietária satisfeita do modelo que referi, resolvi aproveitar a promoção e adquiri-la hoje. Queria apenas dizer que acerca da questão de surgirem eventuais problemas, o hipermercado dá 3 anos de garantia da mfp e os 10 programas que tem são: 1 básico, 2 pão branco (french), 3 pão integral (wholemeal), 4 pão doce (sweet), 5 rápido (super rapid), 6 amassar (dough), 7 massa (pasta), 8 pão de iogurte (buttermilk), 9 marmelada (jam), 10 cozer/aquecer (bake). Comprei um saco de farinha já pronta e agora falta-me testar para ver os resultados :)
    foi mais pela curiosidade de um brinquedo novo, mas se for rentável e de boa qualidade irá servir principalmente para fazer pão "normal" e quando há tempo, experimentar estas receitas do blog e trabalhar em conjunto com o forno. Quando houver oportunidade logo dou feedback. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Estive a ler esta publicação e vi que várias pessoas perguntam por filhoses na MFP...
    Eu experimentei coscorões e sairam muito bem... podem ver mais aqui:
    http://noconfortodaminhacozinha.blogspot.com/2010/12/os-coscoroes-na-mfp.html

    Espero ter ajudado.
    Beijinhos
    Sarinha

    ResponderEliminar
  3. Olá Rui,
    obrigada pelo testemunho, hei-de aproveitar os seus dados para fazer um post sobre a Quigg, para ajudar mais gente que precise de informação.
    Obrigada!

    Olá Sarinha!
    Obrigada pela ajuda, mas os coscorões não são a mesma coisa que filhoses... embora o aspecto seja semelhante, os ingredientes são diferentes. Por ex: As filhoses são à base de abóbora.
    Eu tenho a receita da minha família, das filhoses, mas realmente nunca experimentei fazer na MFP.

    A Receita dos Coscorões já eu fiz no natal do ano passado... quem quiser ver, está aqui:
    http://www.receitasmfp.com/2009/12/coscoroes.html

    Beijocas a todos
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo esclarecimento Ana... Pensei mesmo que estivessem a falar de filhoses em geral...
    Eu também fiz os coscorões com a orientação da receita que pôs aqui, que disparate, não me lembrei.
    Peço desculpa pela informação errada então.
    Beijinhos*
    Sarinha

    ResponderEliminar
  5. Ana e Rui, a minha maquina é a quigg e deu aquele pão enorme que tenho no blog fazendo apenas com as 500g de farinha

    ResponderEliminar
  6. Não há qualquer problema, Sarinha ;)
    É sempre bom partilhar informações ;)

    bjocas
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Olá Irene
    Eu já tentei fazer filhoses na mfp e é mto fácil pelo menos a minha receita:
    1kg de farinha,1kg de abóbora cozida desfeita e ainda quente, fermento de padeiro e uma pitada de sal e duas colheres de sopa da água de cozer a abobora. só terá de misturar tudo inicialmente numa taça à parte e depois adicionar essa mistura na mfp no programa massa depois de pronta é só fritar.. bom apetite Cristina Martins

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela partilha Cristina :)
    Posso publicar a receita (com o devido crédito)?

    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Boa noite,

    Comprei recentemente uma mfp da far e experimentei fazer um pãp normal com a farinha de fazer pão do jumbo (pão rústico).
    O pão n ficou mau, mas estava demasiado fofo (com muito ar) e com ar de quem ficava mais tempo na maquina! lol

    Como faço para fazer um pão mais compacto??

    Agradeço desde já e aproveito para felicitar pelo excelente blogue que tem :)

    Maria

    ResponderEliminar
  10. Olá,
    Encontrei o seu site quando fazia pesquisa sobre máquinas de pão. Adquiri uma MFP da FAR em segunda mão, mas mão traz livro de instruções. Como nunca tive nenhuma, será que podia ajudar-me como ou onde posso ter acesso a saber mais sobre o seu funcionamento? Muito Obrigada
    Lúcia Fernandes

    ResponderEliminar
  11. Olá a todos!

    Respondendo às dúvidas pendentes...
    @Maria, o modo de como o pão fica depende das marcas das farinhas. Eu também acho o pão do jumbo demasiado fofo (nem sei se não terá fermento a mais). Por isso prefiro outras marcas para farinhas preparadas ;)

    @Lúcia, achei esse manual em francês neste site:

    http://manual-de-instrucoes.com/manual-de-instrucoes-guia-usuario/FAR/XBM%20838-_F

    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite,

    Antes de mais parabéns pelo excelente blog que gere. Muitas boas receitas :)

    Tenho uma dúvida... sou nova nestas coisas da mpf! :P
    A minha máquina tem capacidade para 1kg. Se eu vir uma receita aqui no blog ou na internet como é que sei que dá para a capacidade da minha máquina?
    Obrigado,
    Sara

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Normalmente as receitas que levam 500g de farinha fazem pães de 750g.
    Por isso, pode fazer receitas que levem até cerca de 600 ou 650g de farinha, para garantir que não ultrapassa o 1Kg de resultado final :)
    Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Olá, amigas, comprei uma máquina de pão , mas nas receitas dizem que a dose de fermento está em colheres de chá .
    Pergunto: quantas gramas tem uma colheria medidora que acompanha a máquina?
    Aguardo ajuda
    Obrigada
    Adriana

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin