segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pão Rústico com Corintos e Sultanas



A receita do dia de hoje é um pão rústico, bastante saudável, enriquecido com corintos e sultanas, que me sobraram adivinhem lá de que receita... pois, sobraram de quando fiz o bolo rainha :)

E assim hoje, quando fui fazer o pão rústico da Nacional, lembrei-me dos corintos e das sultanas e toca a pesar a quantidade e meter lá para dentro da cuba da Máquina de Fazer Pão.

Decorei com passas de uva moscatel (que me sobraram da passagem de ano).

E agora um pouco de informação sobre estes tipos de passas de uva:

Os corintos são passas de uva (Vitis vinifera) da variedade apyrena que, como seu nome indica, é originária de Corinto (cidade da Grécia), sendo características pelo seu tamanho pequeno, sabor doce intenso e quase total ausência de sementes. Para além se servirem para confeccionar vinho, servem principalmente para serem transformadas em passas, sendo um ingrediente muito comum na pastelaria e pães doces.
Aqui estão os corintos (do lado direito) ao lado de passas de uva normais, por ex. moscatel (do lado esquerdo):


As sultanas são passas de uvas brancas, sem sementes, com características de sabor doce, pequenez e cor dourada. Presume-se que sejam originárias da Turquia, Grécia, Irão ou África do Sul.
Aqui estão as sultanas:


Portanto, hoje foi um dia de reutilizar ingredientes que estavam na dispensa!

Ingredientes:
300ml de água morna
500g de farinha para Pão Rústico da Nacional
100g de corintos
50g de sultanas douradas
Passas de uva para decorar

Confecção:
Coloque a água e a farinha na cuba da máquina de fazer pão e seleccione o programa Pão Básico.
Quando a máquina apitar para pedir mais ingredientes extra, junte os corintos e as sultanas.
Deixe prosseguir o programa.
Quando a máquina estiver prestes a iniciar a cozedura (que ocorre durante a última hora do programa), levante a tampa e coloque por cima as passas de uva.
Feche a tampa e deixe o programa continuar para que o pão coza.
Quando o programa terminar, retirar o pão da cuba da máquina de fazer pão e coloque sobre uma rede para que o pão possa arrefecer sem acumular humidade.

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Que aspecto delicioso!!! Este natal recebi a minha máquina de fazer pão e já fiz um pão de sementes que estava divinal!!! Também fiz o Bolo rei, mas não sei se foi de ter amassado a massa duas vezes(porque me esqueci de colocar os ingredientes) e ele ficou mto massudo a massa nao crescer:o((( mas estava delicioso e foi todo à mesma!!!

    ResponderEliminar
  2. Realmente desde que descobri este site só me tem surpreendido pela positiva...

    Este pão é sem sombra de dúvidas o meu preferido, costumo comprar um pão destes no pingo doce, mas agora com a receita, nem pensar...

    jinhos e obrigado

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
    Cumprimentos a todos!

    http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. tao bom que deve ficar
    eu adoro passinhas e uso muita vez nos bolinhos tambem
    beijinhos

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover