quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Festival dos Míscaros 2010 no Alcaide


Hoje apresento-vos uma notícia gastronómica, que embora não esteja relacionada com o pão, vale a pena divulgar.

Quem é que não sabe o que é um míscaro?

Um míscaro é uma de muitas espécies de cogumelos... e há uma aldeia neste belo Portugal que dedica um Festival aos Cogumelos: o Alcaide!


Lactário; Míscaro; Sancha; Pinheira // Saffron...Image by Valter Jacinto | Portugal via Flickr

Passeios micológicos, tasquinhas e live cooking são apenas algumas das atracções da 2.ª edição do Míscaros - Festival do Cogumelo, que entre sexta-feira e domingo promete animar a aldeia de Alcaide, no concelho do Fundão, na célebre Cova da Beira.

O evento homenageia tradições e explora o património fúngico do País, que contempla mais de 300 espécies de cogumelos, destacando os que nascem na Serra da Gardunha.

Os passeios micológicos realizam-se no fim-de-semana e são acompanhados por chefs, permitindo que os participantes desfrutem das paisagens da Serra da Gardunha e conheçam os cogumelos que por ali proliferam. No domingo, depois do passeio, tem lugar um megalmoço, que será confeccionado com cerca de cem quilos de cogumelos.

Nas tasquinhas, os visitantes podem deliciar-se com os mais variados pratos confeccionados à base de cogumelos. "Não montamos barracas, mas convidamos a população a abrir as suas casas e a dar o melhor da gastronomia local, e não só, a quem nos visita", explica Nuno Pimenta, da empresa municipal Fundão Turismo, que organiza o evento com a autarquia do Fundão, a Liga dos Amigos de Alcaide e a Junta de Freguesia de Alcaide.

O Míscaros - Festival do Cogumelo oferece ao público a possibilidade de assistir ao vivo à confecção de pratos elaborados por chefs (Live Cooking) e de saborear outras especialidades da região. A "cozinha ao vivo" acontece na sexta-feira, às 20.00, sábado entre as 18.00 e as 20.00 e no domingo das 17.00 às 19.00.

O evento tem um programa bastante diversificado, que contempla caminhadas, workshops, palestras, mostras de cogumelos e provas de vinho (a decorrer todos os dias na Quinta dos Currais). Há, ainda, espaço para uma mostra do que de melhor se produz em termos de artesanato na região. Os concertos dão lugar à animação de rua, protagonizada, entre outros, por bombos, concertinas e teatro, que garantem aquecer as três noites.

A organização salienta o facto de estarem à disposição dos visitantes pacotes, que incluem actividades paralelas, para quem quiser pernoitar.

Os chefs que estarão presentes são:
- chef Nuno Queiroz Ribeiro
- chef Valdir Lubave
- chef Chakall

Chakall é um viajante apaixonado pela culinária que escolheu Portugal como base de lançamento de uma vida bem condimentada. O turbante e o forte sotaque argentino fazem parte da imagem de marca de Chakall. A recente atribuição de um prémio internacional ao seu livro “Cozinha Divina”, que louva o “carisma e comportamento agradável do Chefe celebridade Chakall” é apenas mais uma etapa na carreira.

Para mais informações visite a página oficial do Festival: Míscaros.org
Não sabe onde fica o Alcaide? Veja nos mapas do Google.
Consulte na Wikipedia mais informações sobre o Alcaide.

Fonte: Baseado na notícia publicada no jornal Público.
Enhanced by Zemanta

4 comentários:

  1. Ao que parece... na feira havia com fartura cogumelos enlatados. Os verdadeiros míscaros... estavam à margem deste evento?
    Como feira.. valeu a pena, mas... por favor, dêm-lhe outro nome.

    ResponderEliminar
  2. Passei lá o fim de semana e vi imensos cogumelos frescos, os míscaros a serem cozinhados pelos chefs e incluindo a venda dos míscaros (que esgotavam depressa) na barraquinha branca da praça central.

    Gastronomia com cogumelos nas diversas tasquinhas também havia, licores, imensas coisas. Adorei!

    Mas olhe que cogumelos de lata não vi nenhum!

    ResponderEliminar
  3. ue pena ser tao longe porque se nao gostaria de ter lá ido. bjs

    ResponderEliminar
  4. Estou a escrever neste momento um post com uma mini reportagem :)
    Já vão poder ver como foi :)

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin