segunda-feira, 24 de maio de 2010

O que é a Taxa de Hidratação (TH) ?


Water drop, singleImage via Wikipedia


Não sei se já se depararam com o termo TH ao pesquisar informações sobre a quantidade certa de líquidos (água, ovos, leite, azeite...) a serem utilizados no fabrico do pão, mas eu já e venho aqui partilhar convosco a minha aprendizagem.

A TH é a Taxa de Hidratação (expressa em percentagem) e que corresponde à relação entre o peso dos líquidos com o peso da farinha a ser utilizada. Corresponde assim, à quantidade de água que a farinha pode absorver.

A TH varia em função da humidade da farinha, da taxa de glúten, do tipo de farinha e da humidade ambiente. Cada MFP (Máquina de Fazer Pão) trabalha com uma TH de 55 a 70% para a farinha tipo 65 e por isso uma mesma receita não produz resultados iguais em todas as máquinas de fazer pão, sendo necessário proceder ao ajuste dos líquidos se a sua receita não sair igual à receita que seguia. Se o pão sair mal, se abater em cima por exemplo, baixe a quantidade de água por exemplo em 15ml; se parecer pouco levedado, pesado, aumente a quantidade de água em 15ml.

Exemplo de cálculo da TH:Para calcular a quantidade de líquido necessária para fazer um pão branco com 1,5 colheres (de café) de fermento de padeiro em pó, 500g de farinha tipo 65 e 1,5 colher (de café) de sal, e sendo a TH média para este tipo de farinha 60%, a quantidade de água necessária será de 500g x 60 / 100 = 300ml de água.

Reblog this post [with Zemanta]

2 comentários:

  1. Olá Rita,
    O teu blog é muito bom, boas dicas, receitas deliciosas!!!
    Tenho uma MFP da marca Clatronic,e utilizo essencialmente o programa massa. Será possivel que utilizando as farinhas especial pão, posso programar "massa" e cozer o pão no forno, porque acho mais bonito um pão redondo.
    Obrigada
    Bjokas. Paula

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula!
    Eu não sou Rita, mas é quase :P

    Obrigada pela tua visita!

    Respondendo à tua dúvida, sim, podes fazer o pão com o programa Massa e depois cozer no forno ;) Sai bem na mesma, é mesmo consoante o gosto e disponibilidade de cada um.

    bjinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin