quinta-feira, 15 de abril de 2010

Compota de Morango, da Orquídea

Já tinha feito compota na MFP, com a fruta e açúcar em quantidades iguais, mas apesar de não ter ficado espessa o suficiente, comeu-se.

Fonte da imagem: Moranguices

A nossa leitora Orquídea fez uma compota de morango na MFP que ficou com um aspecto delicioso e conseguiu contornar o problema da pectina (que aparece como sendo recomendada nas receitas dos livros da MFP para fazer compotas para espessar o doce) que é difícil de achar à venda.
Uma outra leitora do blog fez uma compota usando o Pectigel (que achou à venda no Corte Inglês) mas não ficou fã da experiência porque disse que a compota ficou com um sabor acre, mas ficou com a espessura que se queria!

Citando esta última leitora:

"Pectina encontrada. Mais propriamente Pectigel Diese. Um pacote traz 2 saquetas de 30 gr. No Corte Inglés custa € 4,79 e no Celeiro € 5,20. Cada saqueta dá para 1 Kg de fruta e 1 kg de açúcar. Sendo que diz que a fervura deverá durar apenas 5 a 10 minutos, por isso não sei o que dá usando a MFP. Vou testar hoje à noite com abóbora (dizem que a abóbora é rica naturalmente em pectina)."

"Experiência com o Pectigel.
Numa frase: não fiquei fã. E porquê? Na realidade o doce fica espesso, mas...
Usei a sua receita de doce de abóbora, reduzi em 20% o açúcar e substituí pelo Pectigel. Apenas com um programa de 1 hora e 20 minutos, o doce de abóbora ficou feito e espesso.
A questão é o sabor. Penso que o Pectigel (a pectina natural encontra-se nos caroços de maçã, marmelo - daí a geleia de marmelo - e a parte branca da laranja e limão) confere ao doce um sabor acre que quebra, no doce de abóbora, aquele doce excessivo, quase enjoativo, que eu aprecio.
Vou experimentar outros frutos e também vou tentar fazer novamente o doce de abóbora sem Pectigel. Só que como cá em casa o aglomerado é de apenas um, não há muita vazão para estes produtos e as dietas não perdoam. Por isso, até uma próxima experiência vai demorar um bocadinho."

Ora, a nossa leitora Orquídea conseguiu contornar isto com folhas de gelatina!

Tendo pedido permissão à Orquídea, deixo aqui a receita por ela usada, e que se encontra no blog dela Criatividade em Movimento:

Ingredientes:
1Kg de morangos
500g de açúcar amarelo
4 folhas de gelatina

Confecção:
Fazer dois ciclos de compota na MFP para ficar com um bom aspecto e textura.
No primeiro colocar apenas os morangos e o açúcar (por esta ordem). No segundo ciclo, acrescentar a gelatina demolhada.

Nota:
Têm de ser 2 folhas de gelatina por cada 500g de fruta e isto aplica-se a todas as receitas de compota.

9 comentários:

  1. Obrigada pela inclusão da receita que fiz aqui no blog. Eu pesquisei várias receitas pela net e basicamente juntei duas receitas e correu bem.

    Sou suspeita para falar mas a quem ofereci frasquinhos de compota gostaram muito e lá em casa não tarda tenho de fazer mais!

    Vale a pena tentar ;-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia sabe alguma receita com morangos feito c stevia e pectigel diese obrigado

      Eliminar
  2. Orquídea, e achaste que a gelatina ficou na dose certa? Achas que seria bom deitar mais gelatina ou aquela chegou?

    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Para os gostos cá de casa chegou mas posso-te dizer que uma ficou mais liquida que outra só que assim agrada-se a gregos e troianos.

    O que posso sugerir é para verem em que ponto fica no fim do primeiro ciclo porque isso vai depender do nível de água presente na fruta e se achares muito liquida aumenta a gelatina. Uma outra hipotese é fazer mais um ciclo!

    Pode parecer um gasto desnecessário mas como eu não consigo fazer compota à moda antiga por ser muito distraida prefiro fazer um ciclo extra a mexer na panela!!

    Eu vou fazer mais experiencias e vou dando conta das novidades ;-)

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Ana

    Fiz outra experiência desta vez com maça (vou depois colocar no blog) e já percebi o segredo da gelatina!

    Tem de ser 2 folhas de gelatina por cada 500gr de fruta! Como a cuba da minha máquina é maior e permite fazer 1kg de fruta de cada vez eu só usei duas folhas e daí ter fica uma compota mais liquida.

    Está descoberto o segredo... acho eu ;-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bom que descobriste o segredo :)
    Assim o doce irá sempre sair na consistência certa :D
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  6. FIz assim, mas com 500 gramas de cerejas e duas folhas de gelatina, e ficou MUITOOOO espessa ;) Só para saberem :)

    ResponderEliminar
  7. Se colocar suco de LIMÃO, a pectina do limão é suficiente para engrossar a geléia. 2 colheres de sopa bastam. Espero ter sido útil :)

    ResponderEliminar
  8. Eu agora uso o açúcar para compotas da Sidul. Vale a pena experimentar ;)

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin