terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pão Totalmente Integral


Hoje acordei com febre e o médico mandou ficar 1 dia em casa para repousar e vigiar a febre.

Por isso tenho aproveitado para actualizar o blog, enquanto repouso no sofá, e meti a minha preciosa amiga "Máquina de Fazer Pão" a trabalhar, para me fazer o lanche: um pão integral, sem misturas de mais farinhas. E o resultado foi um pão bastante pesado, que quase parece uma broa, mas está muito bom de gosto!


E a receita que fiz é...

Ingredientes:
350 ml de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
500g de farinha integral (usei a da Nacional)
12g de fermento de padeiro

Confecção:
Colocar a água, o sal e o açúcar na cuba da máquina de fazer pão, juntar a farinha e por fim o fermento de padeiro desfeito em bocadinhos.
Colocar a cuba na máquina de fazer pão, programar a máquina do pão para utilizar o programa Integral, que leva mais tempo para que o fermento actue durante mais tempo, precisamente por causa dos ingredientes pesados que fazem parte da farinha integral, cor clara e peso 750g.

Nota: quem gostar de ter um pão com mais sal, pode juntar 2 colheres de chá de sal. Cada colher de chá corresponde a cerca de 5g de sal.

O Atelier do Pão


Está à venda um livro chamado "O Atelier do Pão" de Cécile Decaux, que é o resultado em livro das receitas que existem neste site. Neste livro estão descritas e ilustradas 100 receitas para serem feitas com a máquina de fazer pão ou à mão.

Encontra-se à venda na Fnac, Intermarché...

Colecção: N I
Editora: EDUCACAO NACIONAL
Formato: NORMAL
Idioma: PORTUGUÊS

Farinha Branca de Neve: Pão Brioche


E para terminar a apresentação da trilogia de Farinhas especiais Branca de Neve, pré-preparadas para serem utilizadas na máquina do pão, mostro-vos agora a embalagem da Farinha para Pão Brioche, de 500g. (Isto quase que parece a trilogia do Senhor dos Anéis!)

Esta farinha tem na sua composição ovo e açúcar, para poder gerar uma consistência de Brioche, que é levemente adocicado e amarelado. Com esta farinha pode fazer pão de leite, donuts, bolas de berlim, bolo rei...


Só é pena o preço ser tão elevado para a quantidade de farinha que traz. Fora isso, sentir-me-ia muito tentada a experimentar. Pode ser que perca a cabeça e compre uma embalagem só para ver o resultado.


Ingredientes: Farinha de trigo, açúcar, gordura vegetal hidrogenada (contém derivados de leite), ovo em pó, levedura seca (emulsionante E491), sal, glúten de trigo, antiaglomerante (E170), agente de tratamento da farinha: ácido ascórbico, enzimas.


Nota: Imagem retirada do site das Farinhas Lusitana.

Farinha Branca de Neve: Pão de Sementes


As Farinhas Branca de Neve também têm um preparado especial para Pão de Sementes, disponível em embalagens de 500g. É composto por uma mistura de farinhas (de trigo, centeio, malte, aveia, arroz) e por 7 sementes diferentes (aveia, linhaça, girassol, sésamo, milho e centeio), apresentando uma textura mais densa que o Pão Branco.

É sem dúvida um pão mais saudável.


Ingredientes: Farinha de trigo, mistura de sementes 15% (aveia, linhaça, girassol, sésamo, milho miúdo, centeio), farinha de centeio, farinha de malte, farinha de aveia, glúten de trigo, farinha de arroz, fermento de trigo seco, sal, levedura seca (emulsionante E491), antiaglomerante (E170), agente de tratamento da farinha: ácido ascórbico, enzimas.

Nota: Imagem retirada do site das Farinhas Lusitana.

Farinha Branca de Neve: Pão Branco



As farinhas Branca de Neve também têm as suas farinhas especiais pré-preparadas para serem utilizadas na máquina de fazer pão. Estive com elas na mão no hipermercado e acabei por não trazer. Porquê? São muito caras. Trazem apenas 500g de farinha (que é a quantidade certa para fazer o pão na máquina) mas este meio kilo de farinha custa mais de 1€ (1.09€ se não estiver em erro).

Esta farinha que mostro na imagem é a especial para Pão Branco, de farinha de trigo.

Ingredientes: farinha de trigo, sal, levedura seca (emulsionante E491), fermento de trigo seco, glúten de trigo, antiaglomerante (E170), agente de tratamento da farinha: ácido ascórbico, enzimas.

Nota: Imagem retirada do site das Farinhas Lusitana.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Pão Recheado com Azeitonas

A bowl of kalamata olives.Image via Wikipedia


Na oliveira, a azeitona surge bem verde, depois, a casca adquire tons acinzentados e logo vira dourada. Em seguida, torna-se castanha e o próxima passo da metamorfose é ir ficando arroxeada e ir escurecendo até ficar preta. Quanto mais escura, constata-se que mais tempo ela ficou no pé.

Cerca de 25% de sua composição é azeite de oliva, que, como todos os óleos vegetais, não contém colesterol mas é rico em ácidos graxos insaturados, que são benéficos para aumentar os níveis do "bom colesterol" (HDL). Apesar de ser muito benéfica, a azeitona tem essa quantidade de gordura, o que a torna muito calórica. Por isso, nutricionistas recomendam beliscá-la moderadamente como aperitivo e experimentar acrescentá-la aos pratos de carnes, massas e saladas.

Ingredientes:
1 e 1/3 de copo de água
6 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 copos de farinha de trigo especial
1 colher de sopa de fermento biológico seco

Recheio:
200 gramas de azeitonas pretas fatiadas
200 gramas de azeitonas verdes fatiadas

Confecção:
Retirar a forma de assar de dentro da panificadora. Colocar os ingredientes na ordem da receita, selecionar o tamanho do pão, o ciclo normal e a cor da casca desejada. Precionar o botão iniciar/parar. Após aproximadamente 30 minutos a panificadora bate a massa pela segunda vez. Retirar a massa, abrir e distribuir o recheio.
Enrolar como rocambole e colocar na forma de assar.
Deixar completar o ciclo.

Nota: esta receita é proveniente do livro de receitas da Britânia/Clatronic e a introdução é proveniente da Wikipedia.

Reblog this post [with Zemanta]

Farinha Pão +Completo da Nacional


A Nacional lançou mais duas novas farinhas especiais para fazer pão na máquina de fazer pão: a Farinha Pão +Equilíbrio e a Farinha Pão +Completo.

A Farinha Pão +Completo permite fazer um pão de mistura com um teor de fibras mais elevado, o que é bom para o funcionamento intestinal, permitindo regularizar o trânsito intestinal ao mesmo tempo que saboreamos um dos maiores prazeres da vida: comer pãozinho acabado de fazer com manteiga a derreter por cima :)

Também estou curiosa para poder experimentar esta farinha.
Quando alguém a descobrir à venda, avisem!

Reblog this post [with Zemanta]

Farinha Pão +Equilíbrio da Nacional


Upa upa!
A Nacional lançou mais duas novas farinhas especiais para fazer pão na máquina de fazer pão: a Farinha Pão +Equilíbrio e a Farinha Pão +Completo.

A Farinha Pão +Equilíbrio contém uma mistura de farinhas de trigo e centeio, e apresenta uma redução do teor de sal (25%), o que permite obter um pão mais saudável, através da redução do sal.
Os cereais, sobretudo os integrais, são óptimas fontes de fibra, tornando o pão confeccionado com esta farinha, uma alternativa de alimentação mais saudável e equilibrada.

Informação nutricional (por 100g de farinha):
Valor energético: 296 Kcal (1256 KJ)
Proteínas: 11.6 g
Hidratos de Carbono: 58.8 g
(dos quais açúcares: 7.1 g)
Lípidos: 1.6 g
(dos quais saturados: 0.5 g)
Fibras alimentares: 5.4 g
Sódio: 0.65 g

Agrada-me! Será que já estão à venda por aí?

Novas farinhas para pão da Nacional + concurso!


A Nacional lançou novas farinhas para fazer pão na máquina.
E ao mesmo tempo lança um concurso, em que oferecem diariamente uma máquina de fazer pão Kenwood !

Basta escrever uma frase sobre as farinhas Nacional preparadas para pão, juntar 2 códigos de barras de qualquer farinha Nacional e enviar para a morada indicada no site do concurso (onde também poderá consultar o regulamento): http://www.nacionaleumamaquina.com/

Promoção válida de 28-09-2009 a 26-02-2010.

Pão de Maçã e Canela

Neste fim de semana recebi uma caixa de maçãs e como não as consigo comer todas, vou ter de fazer receitas de culinária com elas. E imaginem qual a máquina que vou meter a trabalhar... a máquina do pão!

Foto retirada da net.


Estive a ler as receitas que estão no livro de receitas da Britânia/Clatronic e vem lá a sugestão de um Pão de Maçã e Canela. Amanhã vou fazê-lo :)
Aqui fica a receita que vou seguir:

Ingredientes:
(pão de 900 gramas)

1 1/3 copo de suco de maçã
1 ½ colher de sopa de margarina
1 ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 ½ colher de chá de canela em pó
4 copos de farinha de trigo especial
2 colheres de chá de fermento biológico seco

(pão de 600 gramas):
1 copo de suco de maçã
1 colher de sopa de margarina
1 ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela em pó
3 copos de farinha de trigo especial
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Preparação:
Retirar a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicionar todos os ingredientes na ordem acima indicada, consoante queira fazer um pão de 600g ou de 900g
Recolocar a forma de assar na Máquina de Pão. Selecionar o tamanho do pão, a cor da casca e o ciclo recomendado: normal - sanduiche.
Fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar/Parar.




Reblog this post [with Zemanta]

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Britânia Prime

Tal como a Britânia Multi Pane foi descrita no post anterior, agora vou proceder à descrição da Britânia Prime.



Características:
* 12 programações diferentes: Prepara variados tipos de pães, compotas, pudins...
* Faz 4 tamanhos de pães: Faz o pão de acordo com a necessidade
* Função Timer: A Panificadora pode ser programada com até 13 horas de antecedência.
* Depois de pronto o pão permanece aquecido por 1 hora
* Forma removível revestida de material antiaderente
* Visor transparente
* Alça para transporte: Permite o transporte seguro da Panificadora
* Base antiderrapante
* Acompanha um livro de receitas
* Acompanha um copo e colher dosadora
* Disponível em 127V e 220V
* Garantia de 1 ano

Dados Técnicos:
* Altura (mm) 325
* Profundidade (mm) 370
* Largura (mm) 272
* Garantia de 1 ano
* Peso do Produto (kg) 5,15
* Potência (W) 600 (127V) e 600 (220V)

No site da Britânia está disponível para download a ficha técnica, um guia rápido, livro de instruções e livro de receitas desta máquina.

Manual e Livro de Receitas Britania Prime

Guia Rápido Britania Prime

Nota:
A máquina Britânia do Brasil é comercializada em Portugal com o nome Clatronic.

Britânia Multi Pane

A marca Britânia é comercializada no Brasil e segundo a sua página da internet, tem disponível para venda dois modelos: a Britânia Multi Pane e a Britania Prime.
Tenho uma boa impressão destas máquinas, porque pelas opiniões que tenho ouvido (que é como quem diz, lido), muito raramente dão problemas e já as vi serem classificadas de "tanques de guerra"!

Esta é a Britânia Multi Pane.


Características:
* 4 tamanhos de pão: 450, 600, 900 e 1200g
* 12 programas diferentes: Prepara vários tipos de pães doces e salgados, compotas, pudins, panetones...
* 3 ajustes da cor do pão: Claro, médio e escuro
* Função Timer: Permite programar a panificadora até 13h de antecedência
* Cuba removível revestida com base antiaderente
* Depois de pronto, o pão permanece quentinho por 60 minutos
* Visor de vidro temperado
* Não aquece a parede externa
* Acompanha copo e colher doseadora
* Base antiderrapante
* Disponível em 127V e 220V
* Garantia de 1 ano

Dados Técnicos:
* Altura (mm) 300
* Profundidade (mm)400
* Largura (mm) 295
* Peso do Produto (kg) 6,15
* Potência (W) 600 (127V) e 600 (220V)

No site da Britânia tem disponível para download um guia rápido, a ficha técnica, o livro de instruções e livro de receitas desta máquina.

Britania Multi Pane

Manual Britania Multipane

Guia Rapido Britania Multi Pane
Nota:
A máquina Britânia do Brasil é comercializada em Portugal com o nome Clatronic.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pão com Sultanas e Nozes

O Universo numa casca de nozImage by J.Gil via Flickr


Na página da Nacional estão disponíveis algumas receitas para serem feitas na máquina do pão. Destaco uma delas, transcrita para este blog, e que se adequa ao Outono que está quase a chegar: o Pão com Sultanas e Nozes.

A noz é um fruto seco derivado da nogueira, com um alto conteúdo de óleo, e possui vitamina A, B2, fósforo, cálcio e sódio. Como tal é um fruto bastante nutritivo bastante apreciado não só pelos humanos como também pelo restante reino animal: os esquilos acumulam nozes e bolotas durante o Outono, para poderem alimentar-se durante o Inverno, quando há escasez de alimentos.


Ingredientes:
500 g de Farinha Nacional Pão Rústico
330 ml de água morna
2 colheres de sopa leite
1 colher de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de óleo
150 g de sultanas
50 g de nozes grosseiramente partidas
30 g de pinhão, ou amêndoas ou avelãs conforme o gosto

Preparação:
Escolha o programa adequado (normalmente o programa “normal” ou o programa 1 – dependendo da máquina).
Unte a pá de amassar com um pouco de óleo, para facilitar a saída do pão.
Incorpore os ingredientes respeitando a seguinte ordem: 330 ml de água, 2 colheres de sopa de leite, 1 colher de sopa de açúcar amarelo, 2 colheres de sopa de óleo e por fim as 500 g de Farinha Nacional Pão Rústico
Em seguida ligue a máquina. Passado um tempo (dependendo da marca da máquina) a máquina apita, é a altura de juntar os restantes ingredientes. Abra a tampa da máquina e junte as 150 g de sultanas, 50 g de nozes e 30 g dos frutos secos à sua escolha.
Deixe prosseguir o programa.

Fonte da Receita: Site da Nacional

Reblog this post [with Zemanta]

Pão de Banana

'Cavendish' bananas in a grocery storeImage via Wikipedia


Esta receita de pão de banana foi retirada do AllRecipes.

A banana é um fruto rico em potássio, vitamina A, C e fibras, tendo na sua constituição 75% de água e 25% de matéria seca.

Ingredientes:
2 copos de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento químico (Royal)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 copo de açúcar
3 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite ou margarina (ao seu gosto)
2 ovos
2 bananas esmagadas

Preparação:
Colocar os ingredientes na máquina e escolher a opção "Pão Rápido".

Nota:
Opcionalmente, poderá adicionar nozes ou pepitas de chocolate, consoante o seu gosto.

Reblog this post [with Zemanta]

domingo, 13 de setembro de 2009

Pão Caseiro

Fiz um pão caseiro para acompanhar o almoço de hoje e aproveitei para vir deixar aqui a receita, porque é bem fácil de fazer e até agora ainda não a tinha cá deixado (grande falha a minha)!



Ingredientes:
320ml de água morna
500g de farinha pré-preparada Pão Caseiro da Nacional

Preparação:
Retirar a cuba da máquina de fazer pão.
Colocar na cuba da máquina de fazer pão os ingredientes acima indicados pela mesma ordem com que estão descritos: primeiro os líquidos e depois os sólidos.
Colocar a cuba na máquina de fazer pão, seleccionar o programa Normal, cor média e tamanho 750g.
Depois de ter o pão feito, retire da cuba, e deixe a secar ao ar livre em cima de um rede, para que a humidade não fique retida no interior do pão. Esperar 30m e só depois pode cortar o pão.
Para preservar, coloque dentro de um saco de plástico.

Bom apetite!

Notas:

Como esta receita usa uma farinha pré-preparada com a mistura especial para fazer pão na máquina, não precisa de adicionar sal nem fermento.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Pão de Soja

O Continente também tem a sua gama de farinhas pré-preparadas, entre as quais se encontra o pão de soja. Não sou fã de soja, apenas gosto de comer rebentos de soja, mas pode ser que alguém goste, afinal de contas até existe leite de soja à venda e tem saída, certo? O que seria do mundo se toda a gente tivesse os mesmos gostos e ainda bem que assim não é!



Ingredientes:
350 ml de água morna
2 colheres de sopa de óleo (prefiro usar azeite, que é mais saudável)
500 g de farinha pré-preparada de Soja Continente

Confecção:
Inserir todos os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina de fazer pão, respeitando a ordem de juntar sempre os ingredientes líquidos primeiro e só depois os sólidos. Utilize o programa normal, cor média e peso 750g.

Pão de Tomate

No blog das receitas da Emília está um pão de tomate com um aspecto delicioso que me deixou aqui a salivar. Adoro pizzas (embora tenha de me conter por causa da linha), aquele sabor do tomate, orégãos e queijo... huuuuuuuuummmm!

Apesar da crença generalizada de que o tomate é um legume, é na realidade, um fruto, uma vez que é o produto do desenvolvimento do ovário e do óvulo da flor, formando o pericarpo e as sementes, respectivamente, após a fecundação.
O tomate é rico em licopeno e contém vitamina C, logo é um fruto que não devemos deixar de fora da nossa alimentação.
Adaptado de wikipedia


Small tomatoes in Korea


Foto de Wikipedia

Ingredientes:
130 ml de polpa de tomate
1 ovo batido
25 g de manteiga
8 g de açúcar
4 g de sal
250 g de farinha de trigo
12 g de leite em pó
Orégãos a gosto
1 saqueta de fermento para pão em pó (Vahiné ou Ramazzoti)

Preparação:
Junte todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão, pela ordem indicada: primeiro os ingredientes líquidos e depois os sólidos. Coloque a cuba na máquina de fazer pão, escolha o programa normal, cor média e tamanho 600g.

Sugestão:
Pode optar por não adicionar sal nem a saqueta de fermento, se utilizar uma das farinhas pré-preparadas que já têm o sal e fermento adicionados na dose certa.

Poderá comer o pão ainda quente e acompanhar com uma fatia de queijo, para fazer lembrar o sabor fantástico da pizza marguerita.



Reblog this post [with Zemanta]

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Promoção no Mediamarkt com máquina do pão

Recebi o folheto do Mediamarkt Alfragide, Benfica e Sintra, no qual está uma promoção em que vendem nestas lojas uma máquina de fazer pão da DeLonghi BDM 755S por apenas 55€.



Características:
3 Níveis de Peso: 500g, 750g e 1Kg
450 Watt de potência
12 Programas
3 Níveis de tostagem
Programador
Taça de medida e colheres
Sinal sonoro automático para juntar ingredientes adicionais
Função sem glúten
Tampa removível
Cor: Look silver
Referência: 1057627

Parece uma máquina bem completa e de design atraente, sendo na minha opinião uma boa compra, porque tem tudo o que precisamos.
Quem estiver a precisar de uma, é de aproveitar!

Promoção válida de 10.09.2009 até 19.09.2009

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Pão de Cenoura

As cenouras são raízes tuberosas, grandes fontes de fibra dietética, antioxidantes, minerais e β-caroteno. Este último, responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal, é uma provitamina A (substância que dá origem à vitamina A dentro de um organismo vivo). Ele ajuda o desempenho dos receptores da retina, melhorando a visão. Também ajuda a manter o bom estado da pele e das mucosas. No ser humano, apenas cem gramas de cenoura são suficientes para suprir as necessidades diárias de vitamina A.
in wikipedia

Por isso devemos consumir cenoura para o bom funcionamento do nosso organismo!
E nada melhor que juntar o útil ao agradável, comendo pão e cenoura ao mesmo tempo.



Ingredientes:
1 copo de água
1 colher de sopa de margarina
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de cenoura ralada
3 copos de farinha de trigo especial
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Preparação:
Retirar a cuba de dentro da máquina de fazer pão.
Colocar na cuba todos os ingredientes pela ordem indicada.
Inserir a cuba na máquina de fazer pão e programar a máquina para utilizar o tamanho de 600g, cor média e programa normal (se a máquina tiver o ciclo sanduíche, utilize o ciclo sanduíche).

Foto de ccharmon

Pão de Farinha de Arroz com Polvilho Doce

Close-up of grains of jasmine riceImage via Wikipedia


O polvilho é o amido da mandioca, que tem sido usado largamente em receitas de culinária.
O polvilho doce é o produto obtido através de secagem solar, enquanto que o polvilho azedo é um produto obtido da mesma forma que o anterior, mas que sofre uma fermentação após a etapa de decantação da fécula e antes da secagem, que é obrigatoriamente feita por método solar.
texto adaptado de Prato Fundo

Ingredientes:
1 copo de leite
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 ovos
2 copos de farinha de arroz
1 copo de polvilho doce
2 colheres de sopa de fermento biológico seco

Confecção:
Retire a cuba da máquina de fazer pão.
Coloque na cuba todos os ingredientes pela ordem indicada.
Insira a cuba na máquina de fazer pão e utilize o programa ultra rápido, cor média e tamanho 600g.

Reblog this post [with Zemanta]

Pão de Farinha de Arroz com Polvilho Azedo

Ingredientes:
1 copo de leite
2 colheres de sopa de óleo de soja
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 ovos
2 copos de farinha de arroz
1 copo de polvilho azedo
2 colheres de sopa de fermento biológico seco

Confecção:
Retire a cuba da máquina de fazer pão.
Coloque na cuba todos os ingredientes pela ordem indicada.
Insira a cuba na máquina de fazer pão e utilize o programa ultra rápido, cor média e tamanho 600g.
Blog Widget by LinkWithin
Pin It button on image hover