quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Levedura Ramazzotti



Para fazer pão, tanto uso levedura seca (marcas Ramazzotti, Vahiné, Fermipan...) como uso fermento de padeiro. Depende dos preços das marcas e também depende de eu ir directa para casa depois das compras ou não. Se não for directamente para casa depois das compras, não posso comprar fermento de padeiro, porque este deverá estar no frio para não se estragar, logo, nessas circunstâncias opto pela levedura seca.

Numa dessas vezes, comprei levedura seca Ramazzotti e darei aqui algumas informações sobre este produto.

Peso:
É uma embalagem que contém 4 saquetas de 11g cada, tendo no total um peso líquido de 44g.

Conservação:
Deve ser conservado em lugar fresco e seco para que não se estrague.
Depois uma saqueta ter sido aberta e se não utilizar a levedura toda da saqueta, deverá utilizar a levedura restante num período de 48h.

Ingredientes:
Levedura/Fermento (Saccharomyces cerevisiae) e emulgente E491 acondicionado em atmosfera protectora

Utilização:
Usar 1 pacote de 11g de levedura seca Ramazzotti para uma quantidade entre 250g e 1 Kg de farinha, consoante as receitas.
Junte a levedura seca com a farinha e misture com as mãos.
Não é necessário dissolver.

9 comentários:

  1. Olá. Com este post fiquei a saber que se pode usar fermento de padeiro na MFP. Era uma dúvida que tinha, pois a minha máquina vem só com receitas com fermento seco. No entanto, se usarmos fermento de padeiro, como é o método? Diluímos o fermento na água e seguimos a regra de líquidos primeiro na cuba e só depois os sólidos?

    ResponderEliminar
  2. Olá

    sim, pode-se usar o fermento de padeiro na MFP.
    Eu compro cubinhos de 25g que congelo e depois uso de duas formas:
    Se tirar o cubo do congelador e for usar imediatamente, dissolvo na água até derreter (com a ajuda dos dedos) e sigo a regra dos líquidos em primeiro lugar e depois só os sólidos.
    Se planear na véspera fazer o pão, aí tiro o cubo do congelador na véspera, passo para o frigorífico onde fica a descongelar e no dia seguinte faço o pão, juntando os líquidos, os sólidos e depois coloco o fermento de padeiro por cima da farinha, esfarelado aos bocadinhos.
    Saiu-me bem das duas maneiras ;)

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pela ajuda. Acabei por fazer um pão semi doce e semi integral com nozes e passas (já fazia pão sem máquina e já sei mais ou menos como posso "brincar") - 200 gr de farinha tipo 55 + 150 de farinha de centeio + 150 de farinha de centeio integral, esfarelei o fermento fresco por cima de tudo e correu muito bem. Claro que com estas farinhas fica sempre um pão mais compacto, mas correu tudo bem! Mais uma vez obrigado!

    ResponderEliminar
  4. boa tarde gostaria que me explicasse o que significa para si os liquidos primeiro e os solidos depois.
    as vezes fico na duvida....

    junto a agua a manteiga - Liquidos
    Depois junto a farinha, açucar, leite em pó,
    e qual é a melhor altura do sal e do açucar, diz-se que nao se podem juntar os dois em simultaneo.... aguardo uma resposta para me ajudar obrigado. se possivel enviar-me um email virgulinha@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. É isso mesmo, os líquidos são a água, manteiga, azeite, leite, ovo...
    Os sólidos são a farinha, açúcar, leite em pó, fermento, sal...

    O que não pode ser metido em contacto é o sal com o fermento, porque faz o fermento reagir. Por isso eu costumo deitar a água e depois o sal, depois a farinha e por cima o fermento. Assim o sal não fica em contacto com o fermento.

    Bjs!

    ResponderEliminar
  6. O fermento ramazzoti é muito bom! Quando encntro no supermercado opto sempre por esse, já o Vahiné que é o que há sempre não gosto nada, o pão não cresce como com o ramazzoti ou o fermento fresco...

    ResponderEliminar
  7. Eu utilizei duas vezes o fermento ramazzotti em pão com farinha integral. Da primeira vez utilizei meio pacote. O pão não cresceu praticamente nada e utilizei apenas farinha integral. Da segunda vez meti o pacote inteiro mas usei 250 de farinha integral e 250 de farinha normal sem fermento. O pão começou a fazer muitas bolhinhas tipo esponja, mas depois abateu e ficou muito rijo e seco. Tenho usado sempre o programa de pão integral. Outra coisa que já percebi que fiz mal foi ter colocado água, depois o fermento na água e o sal logo de seguida. Sinceramente pensava que tinha feito uma escolha infeliz da farinha, mas agora já não sei bem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o sal e o fermento nunca podem ficar juntos, senão o fermento começa logo a actuar.. antes do tempo.
      deite o sal na água, depois a farinha, e por cima da farinha o fermento ;)

      Eliminar
  8. A culpa então foi da receita que vinha no pacote da farinha :) Para a próxima já sei. Obrigada.

    ResponderEliminar

Blog Widget by LinkWithin