sábado, 17 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação e Dia Mundial do Pão

world bread day 2009 - yes we bake.(last day of sumbission october 17)

Hoje, dia 16 de Outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão.
Este ano, a FAO (Food and Agriculture Organization) escolheu para o Dia Mundial da Alimentação o tema "O Direito à Alimentação" (“The Right to Food)”, demonstrando a importância de erradicar a fome e a pobreza. Pelas razões opostas, também é importante chamar a atenção sobre o consumo excessivo de alimentos, visto que apresentam repercussões graves para a saúde.

A comemoração deste Dia Mundial da Alimentação teve início em 1981, e é reconhecida em mais de 150 países como a mais importante data, para alertar e consciencializar a opinião pública sobre questões globais relacionadas com a alimentação.

Hoje é também o Dia Mundial do Pão ("World Bread Day 2009"), sendo este ano de 2009, a sua 4ª Edição com o título "Yes we bake".
Este dia foi instituído oficialmente em Novembro de 2000, em Nova York, pela UIB - International Union of Bakers and Bakers-Confectioners. A iniciativa tem como objetivo valorizar o produto mais popular nas mesas de todo o mundo, lembrando de sua importância na composição da alimentação diária.
Nesta 4ª edição de 2009 promove-se a confecção de pão caseiro, alimento este de características únicas e símbolo de partilha, tal como aparece referido na Bíblia, na qual o pão aparece retratado como um elemento essencial nas comemorações religiosas e encoraja, desta forma, a solidariedade através da partilha do pão de uns com os outros.
Com o avançar da sociedade, o pão passou a ser mais consumido pelo mundo inteiro ao mesmo tempo que as técnicas de panificação evoluíram, tornando a sua diversificação possível como um produto universal, feito de diferentes ingredientes e de forma diversificada.
Este é o alimento mais antigo e mais popular da humanidade.


Se estiver interessado em saber mais sobre a história do pão, pode ver neste link.

Reblog this post [with Zemanta]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Widget by LinkWithin